A formação docente para o ensino superior no programa de mestrado em educação da UEL e a perspectiva de alunos oriundos do bacharelado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15399 |
Resumo: | Resumo: Este relatório se refere à pesquisa de Dissertação de mestrado sobre formação docente e pedagógica para o ensino superior e a perspectiva referente a esta formação dos alunos oriundos do bacharelado do programa de mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina Está inserido na linha de pesquisa Docência: Saberes e Práticas, mais especificamente na área de formação de professores para o ensino superior Teve como problema de pesquisa a seguinte questão: Qual a perspectiva dos alunos oriundos do bacharelado sobre a formação para a docência no ensino superior desenvolvida no mestrado em Educação de uma universidade pública? O objetivo geral foi: analisar a perspectiva dos alunos oriundos do bacharelado do mestrado em Educação da UEL sobre a formação para a docência no ensino superior, considerando o stricto sensu como espaço e tempo para a formação docente A abordagem teórico-metodológica foi predominantemente qualitativa e de caráter exploratório-descritivo, uma vez que o intuito foi de aprofundamento de ideias, hipóteses e a descrição de características do objetivo investigado (SANTOS, 25) Os instrumentos de coleta de dados foram dois, os questionários, respondidos por 16 alunos do curso de mestrado estudado com formação em áreas de bacharelado das turmas de 29 a 214 e entrevistas estruturada com a coordenadora e com duas professoras do programa de mestrado Para a interpretação dos dados, o método hermenêutico-dialético proposto por Minayo; Assis e Souza (25) foi considerado A pesquisa revelou que a maioria dos participantes são docentes no ensino superior Para a maioria, o interesse pela docência acompanhou-os desde a graduação e, nesse meio tempo, a experiência e prática com o conteúdo ministrado, as advindas dos estágios e grupos de pesquisa foram significativos para o desenvolvimento da profissão A docência para eles têm os benefícios da realização pessoal, da possibilidade de trabalhar com a teoria e prática da área profissional e da participação na formação dos alunos A escolha pelo mestrado em Educação ocorreu principalmente pelo interesse nas contribuições da Educação para a carreira docente O diferencial do programa investigado foi a preocupação com o desenvolvimento da profissão docente e suas contribuições gerais e aspectos formativos foram o incentivo à pesquisa, aprofundamento na linha de pesquisa de interesse e metodologias de pesquisa |
id |
UEL_e7596f25f528e6c7e3011767b8cd218a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/15399 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação docente para o ensino superior no programa de mestrado em educação da UEL e a perspectiva de alunos oriundos do bachareladoProfessores universitáriosFormaçãoEnsino superiorEducaçãoPós-graduaçãoCollege teachersEducationGraduate workTraining ofResumo: Este relatório se refere à pesquisa de Dissertação de mestrado sobre formação docente e pedagógica para o ensino superior e a perspectiva referente a esta formação dos alunos oriundos do bacharelado do programa de mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina Está inserido na linha de pesquisa Docência: Saberes e Práticas, mais especificamente na área de formação de professores para o ensino superior Teve como problema de pesquisa a seguinte questão: Qual a perspectiva dos alunos oriundos do bacharelado sobre a formação para a docência no ensino superior desenvolvida no mestrado em Educação de uma universidade pública? O objetivo geral foi: analisar a perspectiva dos alunos oriundos do bacharelado do mestrado em Educação da UEL sobre a formação para a docência no ensino superior, considerando o stricto sensu como espaço e tempo para a formação docente A abordagem teórico-metodológica foi predominantemente qualitativa e de caráter exploratório-descritivo, uma vez que o intuito foi de aprofundamento de ideias, hipóteses e a descrição de características do objetivo investigado (SANTOS, 25) Os instrumentos de coleta de dados foram dois, os questionários, respondidos por 16 alunos do curso de mestrado estudado com formação em áreas de bacharelado das turmas de 29 a 214 e entrevistas estruturada com a coordenadora e com duas professoras do programa de mestrado Para a interpretação dos dados, o método hermenêutico-dialético proposto por Minayo; Assis e Souza (25) foi considerado A pesquisa revelou que a maioria dos participantes são docentes no ensino superior Para a maioria, o interesse pela docência acompanhou-os desde a graduação e, nesse meio tempo, a experiência e prática com o conteúdo ministrado, as advindas dos estágios e grupos de pesquisa foram significativos para o desenvolvimento da profissão A docência para eles têm os benefícios da realização pessoal, da possibilidade de trabalhar com a teoria e prática da área profissional e da participação na formação dos alunos A escolha pelo mestrado em Educação ocorreu principalmente pelo interesse nas contribuições da Educação para a carreira docente O diferencial do programa investigado foi a preocupação com o desenvolvimento da profissão docente e suas contribuições gerais e aspectos formativos foram o incentivo à pesquisa, aprofundamento na linha de pesquisa de interesse e metodologias de pesquisaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This report refers a research from a master’s in Education thesis about the teacher’s formation and pedagogical formation to higher education and the perceptions of masters in Education students at the Londrina State University who came from bachelors área Is inserted in the line of research Teaching: Knowledge and practices, specifically in the teacher training area for higher education Had as research problem the this question: What is the perspectives of masters students who came from bachelors area about the teacher’s formation developed in a Master's degree in Education at a public university? The goal was to analyze the perspectives of masters in Education students at the LSU who came from bachelors area about the teacher’s formation to higher education, considering the stricto sensu as time and space for teacher formation The theoretical and methodological approach was developed predominantly by the qualitative methodology, exploratory and descriptive, since the aim was to deepen ideas, hypotheses and the description of the characteristics investigated goal (SANTOS, 25) The instruments for data collection were two questionnaires, answered by 16 students of the masters course studied with a degree in Bachelor of areas of the 29 to 214 classes and structured interviews to the coordinator and two teachers of the master's program For the interpretation of the data the hermeneutic-dialectic method proposed by Minayo; Assis and Souza (25) was considered The research revealed that the most of the participants are teachers in higher education For most of them, the interest in teaching followed them since graduation, in the meantime, the experiences and practices with the knowledge of teaching, as well those of internships and research groups were significant for the developing of the career Teaching career has the benefits of personal accomplishment, the possibility of working with the theory and practice of professional field and participation in the training of students The choice for the Masters in Education was mainly due to interest in the contributions of Education for teaching career The differential of the course was the concern with the development of the teaching profession As contributions and formative aspects were the incentive for research, depth examination of the line of research of interest and research methodologiesVasconcellos, Maura Maria Morita [Orientador]Gasparin, João LuizFranco, Sandra Aparecida PiresReche, Bruna Donato2024-05-01T14:48:26Z2024-05-01T14:48:26Z2015.0025.03.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15399porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:54Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15399Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:54Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação docente para o ensino superior no programa de mestrado em educação da UEL e a perspectiva de alunos oriundos do bacharelado |
title |
A formação docente para o ensino superior no programa de mestrado em educação da UEL e a perspectiva de alunos oriundos do bacharelado |
spellingShingle |
A formação docente para o ensino superior no programa de mestrado em educação da UEL e a perspectiva de alunos oriundos do bacharelado Reche, Bruna Donato Professores universitários Formação Ensino superior Educação Pós-graduação College teachers Education Graduate work Training of |
title_short |
A formação docente para o ensino superior no programa de mestrado em educação da UEL e a perspectiva de alunos oriundos do bacharelado |
title_full |
A formação docente para o ensino superior no programa de mestrado em educação da UEL e a perspectiva de alunos oriundos do bacharelado |
title_fullStr |
A formação docente para o ensino superior no programa de mestrado em educação da UEL e a perspectiva de alunos oriundos do bacharelado |
title_full_unstemmed |
A formação docente para o ensino superior no programa de mestrado em educação da UEL e a perspectiva de alunos oriundos do bacharelado |
title_sort |
A formação docente para o ensino superior no programa de mestrado em educação da UEL e a perspectiva de alunos oriundos do bacharelado |
author |
Reche, Bruna Donato |
author_facet |
Reche, Bruna Donato |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasconcellos, Maura Maria Morita [Orientador] Gasparin, João Luiz Franco, Sandra Aparecida Pires |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reche, Bruna Donato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores universitários Formação Ensino superior Educação Pós-graduação College teachers Education Graduate work Training of |
topic |
Professores universitários Formação Ensino superior Educação Pós-graduação College teachers Education Graduate work Training of |
description |
Resumo: Este relatório se refere à pesquisa de Dissertação de mestrado sobre formação docente e pedagógica para o ensino superior e a perspectiva referente a esta formação dos alunos oriundos do bacharelado do programa de mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina Está inserido na linha de pesquisa Docência: Saberes e Práticas, mais especificamente na área de formação de professores para o ensino superior Teve como problema de pesquisa a seguinte questão: Qual a perspectiva dos alunos oriundos do bacharelado sobre a formação para a docência no ensino superior desenvolvida no mestrado em Educação de uma universidade pública? O objetivo geral foi: analisar a perspectiva dos alunos oriundos do bacharelado do mestrado em Educação da UEL sobre a formação para a docência no ensino superior, considerando o stricto sensu como espaço e tempo para a formação docente A abordagem teórico-metodológica foi predominantemente qualitativa e de caráter exploratório-descritivo, uma vez que o intuito foi de aprofundamento de ideias, hipóteses e a descrição de características do objetivo investigado (SANTOS, 25) Os instrumentos de coleta de dados foram dois, os questionários, respondidos por 16 alunos do curso de mestrado estudado com formação em áreas de bacharelado das turmas de 29 a 214 e entrevistas estruturada com a coordenadora e com duas professoras do programa de mestrado Para a interpretação dos dados, o método hermenêutico-dialético proposto por Minayo; Assis e Souza (25) foi considerado A pesquisa revelou que a maioria dos participantes são docentes no ensino superior Para a maioria, o interesse pela docência acompanhou-os desde a graduação e, nesse meio tempo, a experiência e prática com o conteúdo ministrado, as advindas dos estágios e grupos de pesquisa foram significativos para o desenvolvimento da profissão A docência para eles têm os benefícios da realização pessoal, da possibilidade de trabalhar com a teoria e prática da área profissional e da participação na formação dos alunos A escolha pelo mestrado em Educação ocorreu principalmente pelo interesse nas contribuições da Educação para a carreira docente O diferencial do programa investigado foi a preocupação com o desenvolvimento da profissão docente e suas contribuições gerais e aspectos formativos foram o incentivo à pesquisa, aprofundamento na linha de pesquisa de interesse e metodologias de pesquisa |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015.00 2024-05-01T14:48:26Z 2024-05-01T14:48:26Z 25.03.2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15399 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823265374339072 |