Conceitualização metafórica no discurso quadrinístico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9125 |
Resumo: | Resumo: O objetivo deste trabalho é averiguar a relação entre cognição e discurso, a fim de compreender o processo de conceitualização metafórica na linguagem cotidiana e a construção do significado decorrente da metaforicidade Com base no aporte teórico da Semântica Cognitiva (Lima, 219; Ferrari, 22; Lakoff; Johnson, 22; Marcuschi, 28; Palomanes, 212; Pelosi, 214), da Teoria da Metáfora Conceitual (Lakoff; Johnson, 22; Sardinha, 27; Ferrari, 22; Silva, 1997; Lima, 217) e da Linguagem dos quadrinhos (Ramos, 29; 211; 217; 22; Bakhtin, 215; 216; Maingueneau, 26; Marcuschi, 28), verificamos expressões linguísticas e recursos gráficos que atualizam a metáfora conceitual e exercem função relevante na apreensão e construção dos sentidos, visto que, atualmente, os quadrinhos circulam em diversas esferas digitais e empregam metáforas convencionais Neste estudo, entendemos a metáfora conceitual como uma forma de atividade cognitiva ancorada nas experiências de caráter físico e sociocultural, em que conceitos são estruturados metaforicamente em termos de outros, enquanto os mecanismos linguísticos concretizam a metáfora no discurso, além de constituírem reflexos de nossas ações e pensamentos Assim, as metáforas estabelecem correspondências entre um domínio-fonte e um domínio-alvo por meio de modelos cognitivos idealizados que derivam de nossas experiências, permitindo o acesso ao discurso à medida que o sentido vai sendo construído durante a leitura O corpus é composto de quadrinhos publicados em páginas virtuais e redes sociais, coletados nos anos de 219 e 22 A análise comprova que a metáfora conceitual é o principal elemento dessa construção e responsável pelos sentidos dos textos, por meio de mapeamentos cognitivos entre os domínios da própria metáfora Essa abordagem se insere no contexto dos estudos da metáfora dentro do paradigma sociocognitivista das pesquisas em Linguística Cognitiva, articulando as dimensões linguística e discursiva da metaforicidade |
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Conceitualização metafórica no discurso quadrinísticoMetáforaCogniçãoHistórias em quadrinhosMetaphorCognitionComic books, strips, etcResumo: O objetivo deste trabalho é averiguar a relação entre cognição e discurso, a fim de compreender o processo de conceitualização metafórica na linguagem cotidiana e a construção do significado decorrente da metaforicidade Com base no aporte teórico da Semântica Cognitiva (Lima, 219; Ferrari, 22; Lakoff; Johnson, 22; Marcuschi, 28; Palomanes, 212; Pelosi, 214), da Teoria da Metáfora Conceitual (Lakoff; Johnson, 22; Sardinha, 27; Ferrari, 22; Silva, 1997; Lima, 217) e da Linguagem dos quadrinhos (Ramos, 29; 211; 217; 22; Bakhtin, 215; 216; Maingueneau, 26; Marcuschi, 28), verificamos expressões linguísticas e recursos gráficos que atualizam a metáfora conceitual e exercem função relevante na apreensão e construção dos sentidos, visto que, atualmente, os quadrinhos circulam em diversas esferas digitais e empregam metáforas convencionais Neste estudo, entendemos a metáfora conceitual como uma forma de atividade cognitiva ancorada nas experiências de caráter físico e sociocultural, em que conceitos são estruturados metaforicamente em termos de outros, enquanto os mecanismos linguísticos concretizam a metáfora no discurso, além de constituírem reflexos de nossas ações e pensamentos Assim, as metáforas estabelecem correspondências entre um domínio-fonte e um domínio-alvo por meio de modelos cognitivos idealizados que derivam de nossas experiências, permitindo o acesso ao discurso à medida que o sentido vai sendo construído durante a leitura O corpus é composto de quadrinhos publicados em páginas virtuais e redes sociais, coletados nos anos de 219 e 22 A análise comprova que a metáfora conceitual é o principal elemento dessa construção e responsável pelos sentidos dos textos, por meio de mapeamentos cognitivos entre os domínios da própria metáfora Essa abordagem se insere no contexto dos estudos da metáfora dentro do paradigma sociocognitivista das pesquisas em Linguística Cognitiva, articulando as dimensões linguística e discursiva da metaforicidadeDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The objective of this work is to investigate the relationship between cognition and discourse in order to understand the process of metaphorical conceptualization in everyday language and the construction of meaning derived from metaphoricity Based on the theoretical contribution of Cognitive Semantics (Lima, 219; Ferrari, 22; Lakoff; Johnson, 22; Marcuschi, 28; Palomanes, 212; Pelosi, 214), the Theory of Conceptual Metaphor (Lakoff; Johnson, 22; Sardinha, 27; Ferrari, 22; Silva, 1997; Lima, 217) and the Comic language (Ramos, 29; 211; 217; 22; Bakhtin, 215; 216; Maingueneau, 26; Marcuschi, 28), we verified linguistic expressions and graphic resources that update the conceptual metaphor and play a relevant role in the apprehension and construction of the senses, since comics currently circulate in several digital spheres and use conventional metaphors In this study, we understand conceptual metaphor as a way of cognitive activity anchored in physical and socio-cultural experiences, in which concepts are structured metaphorically in terms of others, while the linguistic mechanisms concretize the metaphor of the discourse, besides constituting reflections of our actions and thoughts Therefore, metaphors establish correspondences between a source domain and a target domain through of idealized cognitive models that derive from our experiences, allowing the access to the discourse as the meaning is constructed during the reading The corpus is composed of comics published on virtual pages and social networks, collected in the years 219 and 22 The analysis proves that the conceptual metaphor is the main element of this construction and it is responsible for the meanings of the texts, through cognitive mapping between the domains of the metaphor itself This approach is inserted in the context of metaphor studies within the socio-cognitivist paradigm of researches in Cognitive Linguistics, articulating the linguistic and discursive dimensions of metaphoricityCordeiro, Isabel Cristina [Orientador]Oliveira, Esther Gomes deSantos, Givan José Ferreira dosBertolazzi, Angélica Regina Gonçalves2024-05-01T11:49:37Z2024-05-01T11:49:37Z2021.0005.07.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9125porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9125Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:07Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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