Um estudo sobre o pensamento algébrico em uma comunidade de prática de formação de professores de matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10570 |
Resumo: | Resumo: No presente estudo, investigamos uma das ações do projeto de extensão universitária “Educação Matemática de Professores de Matemática”, desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina (UEL) Essa ação foi constituída por reuniões semanais na universidade, com a participação de seis estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UEL, um professor recém-formado, professores formadores da UEL e a autora do presente trabalho Optamos pela abordagem qualitativa, de cunho interpretativo, na busca de responder à pergunta de investigação “Como uma ação de formação, no contexto do projeto de extensão universitária ‘Educação Matemática de Professores de Matemática’, colabora para aprendizagem de futuros professores de matemática?” Para isso, buscamos descrever e analisar o processo de constituição e de desenvolvimento de uma Comunidade de Prática (WENGER, 1998) de formação de professores na ação do projeto, e analisar os processos de negociação de significados ocorridos no desenvolvimento de tarefas específicas sobre o pensamento algébrico O envolvimento com o grupo investigado caracterizou um tipo de pesquisa que, segundo Krainer (23), combina intervenção e pesquisa, e pode ser chamada de pesquisa intervenção Desse modo, além de desempenharmos o papel de pesquisadoras, também atuamos como formadoras, na busca de promover o desenvolvimento dos participantes A análise global descreveu elementos caracterizadores do repertório compartilhado e dos empreendimentos articulados que sustentaram o domínio e a prática da comunidade A análise local possibilitou definir algumas formas de participação dos membros e descrever “como” alguns termos, alguns conceitos ou algumas expressões sobre o pensamento algébrico foram abordados nas negociações de significados e revelaram mudanças na identidade dos participantes em se formarem professores de Matemática Concluímos que a formação de Comunidades de Prática em contextos de formação inicial pode colaborar com a aprendizagem de futuros professores, uma vez que possibilita a negociação de significados na prática, e a constituição da identidade em formar-se professor de matemática |
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Um estudo sobre o pensamento algébrico em uma comunidade de prática de formação de professores de matemáticaMatemáticaFormação de professoresEducação matemáticaÁlgebraEstudo e ensinoTeacher trainingMathematics educationMathematicsResumo: No presente estudo, investigamos uma das ações do projeto de extensão universitária “Educação Matemática de Professores de Matemática”, desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina (UEL) Essa ação foi constituída por reuniões semanais na universidade, com a participação de seis estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UEL, um professor recém-formado, professores formadores da UEL e a autora do presente trabalho Optamos pela abordagem qualitativa, de cunho interpretativo, na busca de responder à pergunta de investigação “Como uma ação de formação, no contexto do projeto de extensão universitária ‘Educação Matemática de Professores de Matemática’, colabora para aprendizagem de futuros professores de matemática?” Para isso, buscamos descrever e analisar o processo de constituição e de desenvolvimento de uma Comunidade de Prática (WENGER, 1998) de formação de professores na ação do projeto, e analisar os processos de negociação de significados ocorridos no desenvolvimento de tarefas específicas sobre o pensamento algébrico O envolvimento com o grupo investigado caracterizou um tipo de pesquisa que, segundo Krainer (23), combina intervenção e pesquisa, e pode ser chamada de pesquisa intervenção Desse modo, além de desempenharmos o papel de pesquisadoras, também atuamos como formadoras, na busca de promover o desenvolvimento dos participantes A análise global descreveu elementos caracterizadores do repertório compartilhado e dos empreendimentos articulados que sustentaram o domínio e a prática da comunidade A análise local possibilitou definir algumas formas de participação dos membros e descrever “como” alguns termos, alguns conceitos ou algumas expressões sobre o pensamento algébrico foram abordados nas negociações de significados e revelaram mudanças na identidade dos participantes em se formarem professores de Matemática Concluímos que a formação de Comunidades de Prática em contextos de formação inicial pode colaborar com a aprendizagem de futuros professores, uma vez que possibilita a negociação de significados na prática, e a constituição da identidade em formar-se professor de matemáticaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The present study investigates an action within the academic extension project "Mathematics Education for Mathematic Teachers," developed at Universidade Estadual de Londrina (UEL) This action consisted of week meetings at the university, with the participation of six Mathematics students graduated at UEL, a recently graduate teacher, professors at UEL and myself, as the researcher We chose a qualitative approach of interpretative nature, seeking for answering the following proposition: "How can a training action contribute to the learning of future math teachers, in the context of the project 'Mathematics Education of Teachers of Mathematics'?" For this purpose, the present study describes and analyzes the formation and the developing process of a Community of Practice (WENGER, 1998) for teacher’s education within an action of the project, and also analyzes the processes of negotiation of meaning, occurred during the development of specific tasks related to algebraic thinking The involvement with the investigated group described features of a kind of research that, according to Krainer (23), combines action and research, and can be called action research Thus, besides playing the role of researchers, we also acted as trainers, in order to promote the development of the participants The global analysis described typical elements of the shared repertoire and the articulated enterprises that supported the domain and the practice of the community The local analysis contributed to setting some forms of participation of the members, as well as describing "how" certain terms, concepts or expressions concerning algebraic thinking have been addressed in negotiations of meanings, revealing changes in the participants’ identity as becoming mathematics teachers The conclusion of the research reveals that the constitution of Communities of Practice in training contexts may contribute to the learning formation of future Mathematics teachers, once it allows the negotiation of meanings in practice, and the identity foundation as becoming a Mathematics teacherCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]Fiorentini, DarioSavioli, Angela Marta Pereira das DoresCaldeira, Janaina Soler2024-05-01T12:44:57Z2024-05-01T12:44:57Z2010.0016.04.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10570porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10570Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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