Efeito da música nos níveis de estresse e na produção láctea em mães de recém-nascidos pré-termos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16971 |
Resumo: | Resumo: Introdução: As mães de bebês pré-termo vivenciam sentimentos como medo, estresse e ansiedade ocasionados pelo parto prematuro, a separação física ocasionada pela hospitalização e alterações das condições clínicas do filho, frente a este contexto a manutenção da lactação é um processo difícil Objetivo: Avaliar o efeito da música na produção láctea e na redução dos níveis de estresse/ansiedade em mães de recém-nascidos pré-termos hospitalizados e desvelar a experiência materna frente à realização da audição musical durante a extração de leite Métodos: Trata-se de um estudo com abordagem mista, realizado no período de março a setembro de 219 com 31 mães de recém-nascidos pré-termos abaixo de 37 semanas internados em uma unidade neonatal, submetidas à audição de músicas que variavam de clássica a música popular brasileira durante a realização de ordenha de leite Na análise quantitativa foi realizado um estudo quase experimental do tipo grupo único, antes e depois As nutrizes foram submetidas às escalas de Estresse Percebido, Estresse Parental e Likert e extração de leite antes e durante intervenção musical, sendo avaliados os níveis de estresse e ansiedade, além do volume de leite anterior e posterior à intervenção Foram realizados testes paramétricos por meio do teste de t pareado e dos testes de Mann-Whitney e Wilcoxon A normalidade foi avaliada por meio do teste de Shapiro-Wilk Os testes de correlação foram feitos por meio do coeficiente de relação de Spearman e foram realizados testes de média e desvio padrão O estudo qualitativo foi fundamentado pelo referencial teórico Modelo de Adaptação de Callista Roy e os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada a partir da seguinte questão norteadora: Fale sobre a experiência de fazer a ordenha de leite ouvindo música Para a análise dos dados utilizou-se o referencial metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo Resultados: As participantes do estudo possuíam idade entre 17 a 41 anos, quanto a idade gestacional 56,7% foram classificados como muito pré-termo e com relação ao peso de nascimento dos recém-nascidos 5,1% foram classificados como baixo peso seguidos de 4% com muito baixo peso Houve um aumento de 25,6% no volume médio de leite extraído após a intervenção musical (p=,27) e uma redução de 58,5% na média de pontos dos níveis de ansiedade/estresse pela escala de Likert (p=<,1) A análise dos discursos das nutrizes frente a experiência vivida ao realizar extração de leite ouvindo música desvelou dois temas: 1) A extração de leite mediada pela música: uma nova forma de vivenciar o procedimento da ordenha e 2) A música durante a extração de leite promovendo o relaxamento e facilitando a ordenha Conclusões: A audição musical promoveu o aumento do volume de leite e redução dos níveis de estresse e ansiedade, proporcionou calma, relaxamento e evidenciou emoções positivas, também, sugerindo a utilização dessa terapia nas unidades neonatais para um ambiente mais acolhedor e facilitador do desenvolvimento de habilidades adaptativas, contribuindo para um cuidado humanizado no contexto da unidade neonatal |
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Efeito da música nos níveis de estresse e na produção láctea em mães de recém-nascidos pré-termosEnfermagemMusicoterapiaPrematurosLeite humanoLactaçãoNursingMusic therapyPremature infantsMilk, HumanLactationResumo: Introdução: As mães de bebês pré-termo vivenciam sentimentos como medo, estresse e ansiedade ocasionados pelo parto prematuro, a separação física ocasionada pela hospitalização e alterações das condições clínicas do filho, frente a este contexto a manutenção da lactação é um processo difícil Objetivo: Avaliar o efeito da música na produção láctea e na redução dos níveis de estresse/ansiedade em mães de recém-nascidos pré-termos hospitalizados e desvelar a experiência materna frente à realização da audição musical durante a extração de leite Métodos: Trata-se de um estudo com abordagem mista, realizado no período de março a setembro de 219 com 31 mães de recém-nascidos pré-termos abaixo de 37 semanas internados em uma unidade neonatal, submetidas à audição de músicas que variavam de clássica a música popular brasileira durante a realização de ordenha de leite Na análise quantitativa foi realizado um estudo quase experimental do tipo grupo único, antes e depois As nutrizes foram submetidas às escalas de Estresse Percebido, Estresse Parental e Likert e extração de leite antes e durante intervenção musical, sendo avaliados os níveis de estresse e ansiedade, além do volume de leite anterior e posterior à intervenção Foram realizados testes paramétricos por meio do teste de t pareado e dos testes de Mann-Whitney e Wilcoxon A normalidade foi avaliada por meio do teste de Shapiro-Wilk Os testes de correlação foram feitos por meio do coeficiente de relação de Spearman e foram realizados testes de média e desvio padrão O estudo qualitativo foi fundamentado pelo referencial teórico Modelo de Adaptação de Callista Roy e os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada a partir da seguinte questão norteadora: Fale sobre a experiência de fazer a ordenha de leite ouvindo música Para a análise dos dados utilizou-se o referencial metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo Resultados: As participantes do estudo possuíam idade entre 17 a 41 anos, quanto a idade gestacional 56,7% foram classificados como muito pré-termo e com relação ao peso de nascimento dos recém-nascidos 5,1% foram classificados como baixo peso seguidos de 4% com muito baixo peso Houve um aumento de 25,6% no volume médio de leite extraído após a intervenção musical (p=,27) e uma redução de 58,5% na média de pontos dos níveis de ansiedade/estresse pela escala de Likert (p=<,1) A análise dos discursos das nutrizes frente a experiência vivida ao realizar extração de leite ouvindo música desvelou dois temas: 1) A extração de leite mediada pela música: uma nova forma de vivenciar o procedimento da ordenha e 2) A música durante a extração de leite promovendo o relaxamento e facilitando a ordenha Conclusões: A audição musical promoveu o aumento do volume de leite e redução dos níveis de estresse e ansiedade, proporcionou calma, relaxamento e evidenciou emoções positivas, também, sugerindo a utilização dessa terapia nas unidades neonatais para um ambiente mais acolhedor e facilitador do desenvolvimento de habilidades adaptativas, contribuindo para um cuidado humanizado no contexto da unidade neonatalDissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em EnfermagemAbstract: Introduction: Mothers of preterm infants experience feelings such as fear, stress and anxiety caused by premature birth, physical separation caused by hospitalization and changes in their child's clinical conditions, in this context maintaining lactation is a difficult process Objective: To evaluate the effect of music on milk production and the reduction of stress / anxiety levels in mothers of hospitalized preterm infants and to unveil the maternal experience regarding the performance of musical hearing during milk extraction Methods:This is a mixed approach study conducted from March to September 219 with 31 mothers of preterm infants under 37 weeks admitted to a neonatal unit who underwent listening to songs ranging from classical to classical Brazilian folk during milk milking In the quantitative analysis, a quasi-experimental single group study was performed before and after The nursing mothers were submitted to the Perceived Stress, Parental Stress and Likert scales and milk extraction before and during the musical intervention The stress and anxiety levels were evaluated, as well as the volume of milk before and after the intervention Parametric tests were performed using paired t-test and Mann-Whitney and Wilcoxon tests Normality was assessed by the Shapiro-Wilk test Correlation tests were performed by means of Spearman's correlation coefficient and mean and standard deviation tests were performed The qualitative analysis adopted the theoretical framework of the Callista Roy Adaptation Model and the data were collected through semi-structured interviews based on the following guiding question: Talk about the experience of milk milking listening to music For data analysis we used the methodological framework of the Collective Subject Discourse Results: The study participants were between 17 and 41 years old, 567% of them were classified as very preterm, and 51% of the newborns were classified as low birth weight 4% with very low weight There was a 256% increase in the average volume of milk extracted after the musical intervention ( p = 27) and a 585% reduction in the average score of anxiety / stress levels by the Likert scale ( p = <1) The analysis of the speeches of the nursing mothers regarding the experience of breastfeeding listening to music unveiled two themes: 1) The milk extraction mediated by music: a new way of experiencing the milking procedure and 2) Music during the milk extraction promoting relaxation and facilitating milking Conclusions: The musical hearing promoted an increase in the volume of milk and reduced levels of stress and anxiety, provided calm, relaxation and evidenced positive emotions, also suggesting the use of this therapy in neonatal units for a more welcoming environment and facilitating the development of adaptive skills, contributing to humanized care in the context of the neonatal unitZani, Adriana Valongo [Orientador]Ferrari, Rosângela Aparecida PimentaParada, Cristina Maria Garcia de LimaCosta, Letícia Lima Colinete2024-05-01T15:17:33Z2024-05-01T15:17:33Z2020.0028.01.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16971porMestradoEnfermagemCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em EnfermagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16971Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:03Repositório Institucional da UEL - 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