O processo de formação continuada dos professores do Oeste do Paraná : um resgate histórico-reflexivo da formação em língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11148 |
Resumo: | Resumo: No presente trabalho busco, inicialmente, numa perspectiva histórico-reflexiva, abordar a temática formação continuada de professores, relacionando-a, desde a década de 197 até a década atual, às políticas públicas do país, do estado e, mais especificamente, da região Oeste do Paraná Em seguida, procuro averiguar as concepções (filosófica, psicológica, pedagógica e de linguagem) reveladas em documentos pedagógicos norteadores da educação nas décadas em foco e que influenciaram, direta ou indiretamente, a formação docente Esse propósito investigativo sustenta-se nas seguintes indagações: desde a década de 197, já haveria, por trás das ações de formação, uma intencionalidade política, determinando, por meio de documentos norteadores, como o professor deveria agir? Que correntes teóricas definiram a formação e interferiram, consciente ou inconscientemente, na ação docente? E hoje, quais documentos, programas, projetos etc orientam tal ação? Inserida nesta arena social de formação, na qual inúmeros cursos de Língua Portuguesa foram por mim ministrados, prossigo, analisando os efeitos de alguns desses cursos na prática pedagógica de professores de 4ª série da região Oeste do Paraná, no sentido de verificar seus reflexos (ou não) no ensino da gramática Em função dos resultados, apresento uma proposta de formação continuada por meio de grupo de estudos, que foi selecionado pelos participantes da pesquisa como o evento que melhor integra a formação e a reflexão O processo investigativo inscreve-se, assim, na Lingüística Aplicada, sustentado pela abordagem qualitativa, de base etnográfica, uma vez que procura refletir sobre os significados culturais da formação continuada que envolve os professores das séries iniciais, verificando, dentre outras bases teóricas, se ao ensinar a Língua Portuguesa, ancoram-se na concepção (sócio)interacionista da linguagem e se adotam os gêneros textuais como objeto de ensino, por entender que apresentam as condições reais de concretização sócio-histórico-ideológica da língua e, conseqüentemente, da gramática |
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O processo de formação continuada dos professores do Oeste do Paraná : um resgate histórico-reflexivo da formação em língua portuguesaProfessoresFormaçãoProfessores de portuguêsFormaçãoPortuguese language - Teacher trainingTeacher trainingResumo: No presente trabalho busco, inicialmente, numa perspectiva histórico-reflexiva, abordar a temática formação continuada de professores, relacionando-a, desde a década de 197 até a década atual, às políticas públicas do país, do estado e, mais especificamente, da região Oeste do Paraná Em seguida, procuro averiguar as concepções (filosófica, psicológica, pedagógica e de linguagem) reveladas em documentos pedagógicos norteadores da educação nas décadas em foco e que influenciaram, direta ou indiretamente, a formação docente Esse propósito investigativo sustenta-se nas seguintes indagações: desde a década de 197, já haveria, por trás das ações de formação, uma intencionalidade política, determinando, por meio de documentos norteadores, como o professor deveria agir? Que correntes teóricas definiram a formação e interferiram, consciente ou inconscientemente, na ação docente? E hoje, quais documentos, programas, projetos etc orientam tal ação? Inserida nesta arena social de formação, na qual inúmeros cursos de Língua Portuguesa foram por mim ministrados, prossigo, analisando os efeitos de alguns desses cursos na prática pedagógica de professores de 4ª série da região Oeste do Paraná, no sentido de verificar seus reflexos (ou não) no ensino da gramática Em função dos resultados, apresento uma proposta de formação continuada por meio de grupo de estudos, que foi selecionado pelos participantes da pesquisa como o evento que melhor integra a formação e a reflexão O processo investigativo inscreve-se, assim, na Lingüística Aplicada, sustentado pela abordagem qualitativa, de base etnográfica, uma vez que procura refletir sobre os significados culturais da formação continuada que envolve os professores das séries iniciais, verificando, dentre outras bases teóricas, se ao ensinar a Língua Portuguesa, ancoram-se na concepção (sócio)interacionista da linguagem e se adotam os gêneros textuais como objeto de ensino, por entender que apresentam as condições reais de concretização sócio-histórico-ideológica da língua e, conseqüentemente, da gramáticaDissertação (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: In this research I intend, initially, from a historical-reflexive perspective, to deal with the topic of the teachers’ continuing development, relating it, from the 197’s up to now, to the national and state public policies, more specifically of the western region in Paraná Next, my attempt is to investigate the conceptions (philosophical, psychological, pedagogical and linguistic) revealed in guiding educational pedagogical documents of the decades mentioned above, which, directly or indirectly, influenced the pre-service training for teachers Such investigative focus springs up from the following questions: since the 197’s, has there been, in the background of the pre-service training actions, a political intentionality determining, by means of the official documents, how the teacher was supposed to act? What were the theoretical currents that defined the pre-service training and that interfered, consciously or unconsciously, in the teaching practice? As a participant in this social arena of pre-service training, having taught numerous Portuguese Language courses, I move on to analyze the effects of such courses in the pedagogical practice of fourth-grade teachers in the western Paraná with the intention to verify possible consequences in the teaching of grammar Based on the results, I present a proposal of continuing development by means of study groups, which was pointed out by the subjects in this research as the event that best integrates training and reflection Thus, this investigative process finds itself rooted in Applied Linguistics, sustained by the qualitative approach, with an ethnographical basis, once it attempts to reflect upon the cultural significance of continuing development which involves elementaryschool teachers, verifying, among other theoretical bases, if, when teaching Portuguese, they follow a (socio-)interactionist conception of language and if they adopt the textual genres as their teaching object because they understand that such approach has the real conditions for the social-historical-ideological actualization of language and, consequently, of grammarPerfeito, Alba Maria [Orientador]Perfeito, Alba MariaCurado, Odilon Helou FleuryZanini, MarilurdesGregório, Regina MariaLimoli, LoredanaCosta-Hübes, Terezinha da Conceição2024-05-01T13:10:28Z2024-05-01T13:10:28Z2008.002008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11148porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11148Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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