A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gejão, Natalia Germano
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12610
Resumo: Resumo: A partir da década de 198, o uso de diferentes linguagens na sala de aula passou a ser defendido por pesquisadores que repensavam o ensino de História Assim, a imagem ganhou maior espaço nas propostas pedagógicas, atuando como evidências em relação ao passado Nessa perspectiva, propomos uma reflexão sobre o uso da imagem fotográfica como documento e fonte histórica escolar Considerando o pressuposto de que a leitura da imagem permite a construção do conhecimento histórico escolar, analisamos a produção escrita de alunos do ensino Fundamental e Médio de escolas da rede pública do estado do Paraná, e a organização do conhecimento histórico na suas estruturas cognitivas, através de atividade pedagógica mediadas pelo uso de imagens fotográficas do primeiro governo de Getúlio Vargas (193-1945)
id UEL_e9b9b9df0f6f4a31a5b3cbaa00063ece
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12610
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945)HistóriaEstudo e ensinoBrasil. Presidente (1930-195 : Vargas)Formação de conceitosHistóriaStudy and teachingImagesPhotography in historiographyHistory - InterpretationResumo: A partir da década de 198, o uso de diferentes linguagens na sala de aula passou a ser defendido por pesquisadores que repensavam o ensino de História Assim, a imagem ganhou maior espaço nas propostas pedagógicas, atuando como evidências em relação ao passado Nessa perspectiva, propomos uma reflexão sobre o uso da imagem fotográfica como documento e fonte histórica escolar Considerando o pressuposto de que a leitura da imagem permite a construção do conhecimento histórico escolar, analisamos a produção escrita de alunos do ensino Fundamental e Médio de escolas da rede pública do estado do Paraná, e a organização do conhecimento histórico na suas estruturas cognitivas, através de atividade pedagógica mediadas pelo uso de imagens fotográficas do primeiro governo de Getúlio Vargas (193-1945)Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: From the 198s, the use of different languages in the classroom has to be defended by researchers to rethink the teaching of history Thus, the image gained more space in the proposed teaching, serving as evidence in the past From this perspective, we propose a reflection on the use of the photographic image as a document and historical source document in the school Given the assumption that the reading of the image allows the construction of historical school knowledge, we look at the writing of students in elementary and high public schools of the Paraná state, and the organization of historical knowledge in their cognitive structures, through pedagogical activity mediated by the use of photographic images of the first government of Getúlio Vargas (193-1945)Molina, Ana Heloísa [Orientador]Mauad, Ana MariaCunha, Maria de Fátima daGejão, Natalia Germano2024-05-01T14:00:39Z2024-05-01T14:00:39Z2010.0006.05.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12610porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:19Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12610Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:19Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945)
title A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945)
spellingShingle A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945)
Gejão, Natalia Germano
História
Estudo e ensino
Brasil. Presidente (1930-195 : Vargas)
Formação de conceitos
História
Study and teaching
Images
Photography in historiography
History - Interpretation
title_short A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945)
title_full A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945)
title_fullStr A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945)
title_full_unstemmed A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945)
title_sort A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945)
author Gejão, Natalia Germano
author_facet Gejão, Natalia Germano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Molina, Ana Heloísa [Orientador]
Mauad, Ana Maria
Cunha, Maria de Fátima da
dc.contributor.author.fl_str_mv Gejão, Natalia Germano
dc.subject.por.fl_str_mv História
Estudo e ensino
Brasil. Presidente (1930-195 : Vargas)
Formação de conceitos
História
Study and teaching
Images
Photography in historiography
History - Interpretation
topic História
Estudo e ensino
Brasil. Presidente (1930-195 : Vargas)
Formação de conceitos
História
Study and teaching
Images
Photography in historiography
History - Interpretation
description Resumo: A partir da década de 198, o uso de diferentes linguagens na sala de aula passou a ser defendido por pesquisadores que repensavam o ensino de História Assim, a imagem ganhou maior espaço nas propostas pedagógicas, atuando como evidências em relação ao passado Nessa perspectiva, propomos uma reflexão sobre o uso da imagem fotográfica como documento e fonte histórica escolar Considerando o pressuposto de que a leitura da imagem permite a construção do conhecimento histórico escolar, analisamos a produção escrita de alunos do ensino Fundamental e Médio de escolas da rede pública do estado do Paraná, e a organização do conhecimento histórico na suas estruturas cognitivas, através de atividade pedagógica mediadas pelo uso de imagens fotográficas do primeiro governo de Getúlio Vargas (193-1945)
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 06.05.2010
2010.00
2024-05-01T14:00:39Z
2024-05-01T14:00:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12610
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
História Social
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História Social
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823305476079616