A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12610 |
Resumo: | Resumo: A partir da década de 198, o uso de diferentes linguagens na sala de aula passou a ser defendido por pesquisadores que repensavam o ensino de História Assim, a imagem ganhou maior espaço nas propostas pedagógicas, atuando como evidências em relação ao passado Nessa perspectiva, propomos uma reflexão sobre o uso da imagem fotográfica como documento e fonte histórica escolar Considerando o pressuposto de que a leitura da imagem permite a construção do conhecimento histórico escolar, analisamos a produção escrita de alunos do ensino Fundamental e Médio de escolas da rede pública do estado do Paraná, e a organização do conhecimento histórico na suas estruturas cognitivas, através de atividade pedagógica mediadas pelo uso de imagens fotográficas do primeiro governo de Getúlio Vargas (193-1945) |
id |
UEL_e9b9b9df0f6f4a31a5b3cbaa00063ece |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/12610 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945)HistóriaEstudo e ensinoBrasil. Presidente (1930-195 : Vargas)Formação de conceitosHistóriaStudy and teachingImagesPhotography in historiographyHistory - InterpretationResumo: A partir da década de 198, o uso de diferentes linguagens na sala de aula passou a ser defendido por pesquisadores que repensavam o ensino de História Assim, a imagem ganhou maior espaço nas propostas pedagógicas, atuando como evidências em relação ao passado Nessa perspectiva, propomos uma reflexão sobre o uso da imagem fotográfica como documento e fonte histórica escolar Considerando o pressuposto de que a leitura da imagem permite a construção do conhecimento histórico escolar, analisamos a produção escrita de alunos do ensino Fundamental e Médio de escolas da rede pública do estado do Paraná, e a organização do conhecimento histórico na suas estruturas cognitivas, através de atividade pedagógica mediadas pelo uso de imagens fotográficas do primeiro governo de Getúlio Vargas (193-1945)Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: From the 198s, the use of different languages in the classroom has to be defended by researchers to rethink the teaching of history Thus, the image gained more space in the proposed teaching, serving as evidence in the past From this perspective, we propose a reflection on the use of the photographic image as a document and historical source document in the school Given the assumption that the reading of the image allows the construction of historical school knowledge, we look at the writing of students in elementary and high public schools of the Paraná state, and the organization of historical knowledge in their cognitive structures, through pedagogical activity mediated by the use of photographic images of the first government of Getúlio Vargas (193-1945)Molina, Ana Heloísa [Orientador]Mauad, Ana MariaCunha, Maria de Fátima daGejão, Natalia Germano2024-05-01T14:00:39Z2024-05-01T14:00:39Z2010.0006.05.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12610porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:19Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12610Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:19Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945) |
title |
A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945) |
spellingShingle |
A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945) Gejão, Natalia Germano História Estudo e ensino Brasil. Presidente (1930-195 : Vargas) Formação de conceitos História Study and teaching Images Photography in historiography History - Interpretation |
title_short |
A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945) |
title_full |
A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945) |
title_fullStr |
A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945) |
title_full_unstemmed |
A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945) |
title_sort |
A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica : o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945) |
author |
Gejão, Natalia Germano |
author_facet |
Gejão, Natalia Germano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Molina, Ana Heloísa [Orientador] Mauad, Ana Maria Cunha, Maria de Fátima da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gejão, Natalia Germano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Estudo e ensino Brasil. Presidente (1930-195 : Vargas) Formação de conceitos História Study and teaching Images Photography in historiography History - Interpretation |
topic |
História Estudo e ensino Brasil. Presidente (1930-195 : Vargas) Formação de conceitos História Study and teaching Images Photography in historiography History - Interpretation |
description |
Resumo: A partir da década de 198, o uso de diferentes linguagens na sala de aula passou a ser defendido por pesquisadores que repensavam o ensino de História Assim, a imagem ganhou maior espaço nas propostas pedagógicas, atuando como evidências em relação ao passado Nessa perspectiva, propomos uma reflexão sobre o uso da imagem fotográfica como documento e fonte histórica escolar Considerando o pressuposto de que a leitura da imagem permite a construção do conhecimento histórico escolar, analisamos a produção escrita de alunos do ensino Fundamental e Médio de escolas da rede pública do estado do Paraná, e a organização do conhecimento histórico na suas estruturas cognitivas, através de atividade pedagógica mediadas pelo uso de imagens fotográficas do primeiro governo de Getúlio Vargas (193-1945) |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
06.05.2010 2010.00 2024-05-01T14:00:39Z 2024-05-01T14:00:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12610 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado História Social Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História Social |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823305476079616 |