O comportamento informacional na elaboração da resolução de procedimentos acadêmicos e administrativos da Universidade Estadual de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzetto, Gino Marzio Ciriello
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13659
Resumo: Resumo: Esse estudo teve como objetivo investigar o comportamento informacional de membros do CEPE, especialmente da Câmara de Graduação, para a produção de atos normativos na UEL Este comportamento foi analisado em relação ao processo de elaboração da resolução acadêmica a partir das necessidades informacionais dos atores, formas de busca e uso das informações Foi realizada pesquisa de natureza qualitativa e exploratória e os dados, coletados por intermédio de entrevistas semiestruturadas, foram analisados por meio de sensemaking Foram entrevistados dez membros da Câmara de Graduação que atuaram, preferencialmente, como coordenadores de colegiados de cursos Adicionalmente, foi realizada uma pesquisa documental, que examinou atas dos conselhos superiores e processos que tramitaram para a reformulação da resolução Os resultados obtidos revelaram o predomínio da troca de informação interpessoal e que, apesar da busca de informações principalmente na norma anterior, as fontes que reconhecidamente mais contribuíram são decorrentes de vivências e/ou práticas acadêmicas Foi constatado, também, que a maioria dos participantes considerou satisfatório o acesso às informações de que necessitava A análise da satisfação da necessidade de informações constatou a sensação de incompletude dos participantes, pois, ao término de um trabalho exaustivo e minucioso, eles já percebiam a necessidade de alterações do documento recém-aprovado Durante as discussões, também foram mencionados aspectos de cunho psicológico, como por exemplo, medo de estresse, tensão e excesso de informações
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