Semiótica, leitura, análise linguística : uma proposta de intervenção no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12774 |
Resumo: | Resumo: O ensino da língua portuguesa tem sido pauta de diferentes discussões, no cenário brasileiro,devido aos baixos índices obtidos pelos estudantes em avaliações cujo foco é aferir o grau deconhecimento desses educandos É nesse contexto, acerca das dificuldades aparentes noensino da língua materna, que o estudo em questão encontrou motivação Assim, preocupadoscom o quadro educacional a respeito do uso da linguagem, nos propusemos, além deinvestigar, intervir no trabalho docente no que tange à abordagem do texto, envolvendo tantoa leitura quanto a análise linguística A fim de cumprir tal propósito, realizamos umapesquisa de caráter qualitativo a qual apresenta dois momentos distintos: um estudo de caso euma pesquisa-ação A primeira etapa dessa investigação, isto é, o processo de diagnóstico,acontece em uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental da rede pública, quandoacompanhamos, por dois meses, o trabalho desenvolvido por uma professora na disciplina delíngua portuguesa O principal objetivo dessa etapa de estudo foi verificar e discutir ametodologia adotada pela sujeito da pesquisa referente ao ensino da leitura e da gramáticaAdemais, pretendíamos, ainda, observar se o discurso teórico da educadora era condizentecom as perspectivas teóricas difundidas pelas Diretrizes Curriculares do Paraná (DCEs, 28)Dentre os resultados obtidos, convém destacar um distanciamento entre a teoria proposta parao ensino, pelas DCEs, e a prática docente Apesar do esforço da mestra na condução de suasaulas, na seleção e preparação do material por ela utilizado, muitas vezes a sua posturametodológica, na condução de atividades de leitura e de gramática, esteve relacionada a umaprática tradicional, não condizente com as novas propostas teóricas Isso assinala para o fatode que a teoria nem sempre faz parte da prática da sala de aula, podendo estar ligada,unicamente, ao discurso docente Quanto à pesquisa-ação, segunda etapa de nosso trabalho,esta teve como propósito apontar a Teoria Semiótica de A J Greimas (linha francesa), comoinstrumento teórico-metodológico na abordagem de diferentes textos no ensino da línguamaterna Para que a intervenção fosse possível, procedemos à análise semiótica do texto“Metonímia, ou a vingança do enganado” de Rachel de Queiroz, para posteriormenteelaboramos um rol de atividades visando a aspectos da leitura e análise linguística acercadesse objeto Todos os exercícios priorizaram questões oriundas da análise semiótica, tanto donível narrativo quanto do nível discursivo Além da Teoria Semiótica, como instrumento deanálise, utilizamos também uma metodologia de segmentação textual denominada “CamposLexicais” em atividades cujo foco era a leitura e compreensão do texto trabalhado Ao todo,foram 21 aulas, por nós ministradas, em uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental,também da rede pública A transposição didática, executada no processo de intervenção,confirmou que a Semiótica, mesmo não sendo conhecida como uma Teoria voltada para oensino, pode ser incorporada pelo professor no intuito de auxiliá-lo no processo de ensino dalíngua portuguesa, mais precisamente, em questões relacionadas à leitura e análise linguísticade diferentes texto |
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Semiótica, leitura, análise linguística : uma proposta de intervenção no ensino fundamentalSemióticaLíngua portuguesaEstudo e ensinoAnálise do discursoLeituraSemioticsDiscourse analysisReadingStudy and teachingEnglish languageResumo: O ensino da língua portuguesa tem sido pauta de diferentes discussões, no cenário brasileiro,devido aos baixos índices obtidos pelos estudantes em avaliações cujo foco é aferir o grau deconhecimento desses educandos É nesse contexto, acerca das dificuldades aparentes noensino da língua materna, que o estudo em questão encontrou motivação Assim, preocupadoscom o quadro educacional a respeito do uso da linguagem, nos propusemos, além deinvestigar, intervir no trabalho docente no que tange à abordagem do texto, envolvendo tantoa leitura quanto a análise linguística A fim de cumprir tal propósito, realizamos umapesquisa de caráter qualitativo a qual apresenta dois momentos distintos: um estudo de caso euma pesquisa-ação A primeira etapa dessa investigação, isto é, o processo de diagnóstico,acontece em uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental da rede pública, quandoacompanhamos, por dois meses, o trabalho desenvolvido por uma professora na disciplina delíngua portuguesa O principal objetivo dessa etapa de estudo foi verificar e discutir ametodologia adotada pela sujeito da pesquisa referente ao ensino da leitura e da gramáticaAdemais, pretendíamos, ainda, observar se o discurso teórico da educadora era condizentecom as perspectivas teóricas difundidas pelas Diretrizes Curriculares do Paraná (DCEs, 28)Dentre os resultados obtidos, convém destacar um distanciamento entre a teoria proposta parao ensino, pelas DCEs, e a prática docente Apesar do esforço da mestra na condução de suasaulas, na seleção e preparação do material por ela utilizado, muitas vezes a sua posturametodológica, na condução de atividades de leitura e de gramática, esteve relacionada a umaprática tradicional, não condizente com as novas propostas teóricas Isso assinala para o fatode que a teoria nem sempre faz parte da prática da sala de aula, podendo estar ligada,unicamente, ao discurso docente Quanto à pesquisa-ação, segunda etapa de nosso trabalho,esta teve como propósito apontar a Teoria Semiótica de A J Greimas (linha francesa), comoinstrumento teórico-metodológico na abordagem de diferentes textos no ensino da línguamaterna Para que a intervenção fosse possível, procedemos à análise semiótica do texto“Metonímia, ou a vingança do enganado” de Rachel de Queiroz, para posteriormenteelaboramos um rol de atividades visando a aspectos da leitura e análise linguística acercadesse objeto Todos os exercícios priorizaram questões oriundas da análise semiótica, tanto donível narrativo quanto do nível discursivo Além da Teoria Semiótica, como instrumento deanálise, utilizamos também uma metodologia de segmentação textual denominada “CamposLexicais” em atividades cujo foco era a leitura e compreensão do texto trabalhado Ao todo,foram 21 aulas, por nós ministradas, em uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental,também da rede pública A transposição didática, executada no processo de intervenção,confirmou que a Semiótica, mesmo não sendo conhecida como uma Teoria voltada para oensino, pode ser incorporada pelo professor no intuito de auxiliá-lo no processo de ensino dalíngua portuguesa, mais precisamente, em questões relacionadas à leitura e análise linguísticade diferentes textoTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: L'enseignement de la langue portugaise est le sujet de différentes discussions au Brésil, duesaux bas indices obtenus par les étudiants lors des évaluations qui visent à examiner leurniveau de connaissance C'est dans ce contexte, à propos des difficultés apparentes dansl'enseignement de la langue maternelle, que cette étude a trouvé sa motivation Ainsi,inquiétés de ce cadre scolaire concernant l'utilisation de la langue, nous avons proposésd’enquêter ainsi que d’ intervenir dans le travail de l’ enseignant en ce qui concernel'approche du texte, impliquant la lecture aussi bien que l'analyse linguistique Afind'accomplir une telle intention, nous avons mené une recherche à caractère qualitatif quiprésente deux moments distincts: une étude de cas et une recherche-action La première étapede cette investigation, c'est-à-dire, le processus de diagnostic, se passe dans une classe de 8ede l’Enseignement Fondamental (= troisième - collège) du service public d’enseignement,quand nous avons suivi pendant deux mois, le travail développé par une enseignante dans ladiscipline de langue portugaise L’objectif principal de cette étape d'étude était de vérifier etde discuter de la méthodologie adoptée par le sujet de la recherche concernant l'enseignementde la lecture et de la grammaire De plus, nous prétendions aussi observer si le discoursthéorique de l'enseignante était en accord avec les perspectives théoriques diffusées par lesDiretrizes Curriculaires do Paraná (DCEs, 28) (les instructions pour les plans d’étudesrégionaux) Parmi les résultats obtenus, il faut souligner un écart entre la théorie proposéepour l'enseignement par les DCEs, et la pratique de l’enseignante Malgré l'effort de cettedernière pour la réalisation des cours, la sélection et la préparation du matériel qu’elle autilisé, sa position méthodologique, pendant l’accompagnement des activités de lecture et degrammaire, a souvent été rapportée à une pratique traditionnelle, n’étant pas en accord avecles nouvelles propositions théoriques Cela signale que la théorie ne fait pas toujours partiede la pratique de la salle de classe, pouvant n’être liée qu’au discours de l’ enseignant Quantà la recherche-action, seconde étape de notre travail, elle a eu pour but d’ indiquer la ThéorieSémiotique de A J Greimas (ligne française), comme instrument théorique etméthodologique pour l’approche de différents textes dans l'enseignement de la languematernelle Pour que l'intervention soit possible, nous avons d’abord procédé à l'analysesémiotique du texte « Metonímia, ou a vingança do enganado » de Rachel de Queiroz,ultérieurement nous avons élaboré un ensemble d'activités visant les aspects de la lecture et del'analyse linguistique concernant cet objet Tous les exercices ont donné la priorité auxquestions issues de l'analyse sémiotique, le niveau narratif aussi bien que le niveau discursifOutre la Théorie Sémiotique, en tant qu’ instrument d'analyse, nous avons également utiliséune méthodologie de segmentation du texte appelée « Champs Lexicaux » pour des activitésvisant la lecture et la compréhension du texte travaillé Nous avons donné 21 cours à uneclasse de 8e de l’Enseignement Fondamental (=troisième- collège) appartenant également auservice public d’enseignement La transposition didactique, réalisée ao cours du processusd'intervention, a confirmé que bien que la Sémiotique ne soit pas connue comme une Théorietournée vers l'enseignement, elle peut être incorporée par l'enseignant dans le but de l’aiderdans le processus d'enseignement de la langue portugaise, plus précisément, pour desquestions rapportées à la lecture et à l'analyse linguistique de différents textesLimoli, Loredana [Orientador]Perfeito, Alba MariaGalembeck, Paulo de TarsoMungioli, Maria CristinaClaras, Sonia Merith2024-05-01T14:02:21Z2024-05-01T14:02:21Z2011.0022.02.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12774porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12774Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - 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