Ecos de Aldous Huxley no Diário crítico de Sérgio Milliet
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8642 |
Resumo: | Resumo: O Diário Crítico de Sérgio Milliet é composto por dez volumes que concentram ensaios, crônicas, poemas e críticas do escritor, publicados no jornal O Estado de São Paulo, ao longo de mais de uma década (194 – 1956) A presente pesquisa debruça-se sobre o trabalho crítico millietiano publicado nessas obras A definição "homem-ponte", feita por Antonio Candido, para caracterizar a maneira de Milliet exercer sua criticidade, partiu do entendimento daquele autor sobre o diálogo que este promovia entre a "velha" e a "nova" geração de intelectuais literários brasileiros O sentido de "homem-ponte" pode também ser trabalhado a partir de outras abordagens: a formação europeia do crítico instigou-lhe um olhar cosmopolita, que possibilitou que ele realizasse uma troca cultural entre Brasil e Europa, principalmente a França, em seus textos, mas também entre países de língua inglesa O foco desta Dissertação , dessa maneira, é a análise millietiana sobre um autor de língua inglesa específico, Aldous Huxley, que se fez como presença frequente nos rodapés do Diário Crítico, ao longo dos anos São analisados nesta Dissertação os romances huxleyanos Admirável Mundo Novo (1932), a mais conhecida obra do autor inglês, Sem Olhos em Gaza (1936) e Também o Cisne Morre (1939), os quais o crítico apresenta e analisa em seus rodapés |
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Ecos de Aldous Huxley no Diário crítico de Sérgio MillietCríticaFicção inglesaHistória e críticaCriticism and interpretationCriticismHistory and criticism - 1898-1966Diário crítico - English fictionMilliet, SérgioCriticism and interpretationHuxley, Aldous - 1894-1963Resumo: O Diário Crítico de Sérgio Milliet é composto por dez volumes que concentram ensaios, crônicas, poemas e críticas do escritor, publicados no jornal O Estado de São Paulo, ao longo de mais de uma década (194 – 1956) A presente pesquisa debruça-se sobre o trabalho crítico millietiano publicado nessas obras A definição "homem-ponte", feita por Antonio Candido, para caracterizar a maneira de Milliet exercer sua criticidade, partiu do entendimento daquele autor sobre o diálogo que este promovia entre a "velha" e a "nova" geração de intelectuais literários brasileiros O sentido de "homem-ponte" pode também ser trabalhado a partir de outras abordagens: a formação europeia do crítico instigou-lhe um olhar cosmopolita, que possibilitou que ele realizasse uma troca cultural entre Brasil e Europa, principalmente a França, em seus textos, mas também entre países de língua inglesa O foco desta Dissertação , dessa maneira, é a análise millietiana sobre um autor de língua inglesa específico, Aldous Huxley, que se fez como presença frequente nos rodapés do Diário Crítico, ao longo dos anos São analisados nesta Dissertação os romances huxleyanos Admirável Mundo Novo (1932), a mais conhecida obra do autor inglês, Sem Olhos em Gaza (1936) e Também o Cisne Morre (1939), os quais o crítico apresenta e analisa em seus rodapésDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: Sérgio Milliet's Diário Crítico is composed of ten volumes that concentrate essays, chronicles, poems and criticism, published in the newspaper O Estado de São Paulo, over more than a decade (194 - 1956) This research focuses on the critical work that is present in these texts Antonio Candido's definition of "bridge man" to characterize Milliet's way of exercising his criticism is based on Candido's understanding of the dialogue that Milliet promoted between the "old" and the "new" generation of Brazilian literary intellectuals The meaning of "bridge man" can also be understood from other angles: Milliet's European upbringing instigated him to have a cosmopolitan point of view, which allowed the critic to promote a cultural exchange between Brazil and Europe, especially France, in his texts, but also between English-speaking countries The focus of this dissertation is, therefore, the analysis of a specific English-speaking author, Aldous Huxley, in Sérgio Milliet's texts; Huxley is a frequent presence in Diário Crítico over the years The following huxleyan novels are analyzed in this research: Brave New World (1932), the best known book of the English author, Eyeless in Gaza (1936) and After Many a Summer Dies the Swan (1939), the most commented works by Huxley in Sérgio Milliet's Diário CríticoBrandini, Laura Taddei [Orientador]Alves, Regina Célia dos SantosLeal, Tacel Ramberto CoutinhoAlves, Danusia Regina2024-05-01T11:39:32Z2024-05-01T11:39:32Z2019.0014.10.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8642porMestradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:01Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8642Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:01Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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