O gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11864 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho, sobre a abordagem do poema em sala de aula, resulta de pesquisa realizada durante o Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem, sob a orientação da Prof Dra Alba Maria Perfeito, na Universidade Estadual de Londrina A pesquisa, de cunho etnográfico, encontra-se vinculada ao projeto “Escrita e Ensino Gramatical: um novo olhar para um velho problema” e objetiva estabelecer um percurso teórico-prático que sustente o poema como gênero discursivo, na perspectiva da enunciação bakhitiniana (24), e como objeto de ensino de Língua Portuguesa - nas práticas de leitura, de análise lingüística e de produção textual Nesse sentido, além de Bakhtin (1929, 1998, 23 e 24), buscase fundamentação teórica sobretudo em Vygotsky (1998), Antonio Cândido (1995), Maurício Érnica (26) e Bronckart (27) E, após diagnóstico de trabalho levado a efeito em sala de aula e de análise de poemas selecionados dos livros: Poemas pescados numa fala de João (26), Memórias inventadas: a segunda infância (26) e Exercícios de Ser Criança (1999) de Manoel de Barros, veicula -se, no estudo em pauta, uma proposta de transposição didática |
id |
UEL_ecf8aa9b0f7cb845378e001ef54c2165 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11864 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didáticaLinguísticaAnálise do discursoLinguisticsDiscourse analysisResumo: O presente trabalho, sobre a abordagem do poema em sala de aula, resulta de pesquisa realizada durante o Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem, sob a orientação da Prof Dra Alba Maria Perfeito, na Universidade Estadual de Londrina A pesquisa, de cunho etnográfico, encontra-se vinculada ao projeto “Escrita e Ensino Gramatical: um novo olhar para um velho problema” e objetiva estabelecer um percurso teórico-prático que sustente o poema como gênero discursivo, na perspectiva da enunciação bakhitiniana (24), e como objeto de ensino de Língua Portuguesa - nas práticas de leitura, de análise lingüística e de produção textual Nesse sentido, além de Bakhtin (1929, 1998, 23 e 24), buscase fundamentação teórica sobretudo em Vygotsky (1998), Antonio Cândido (1995), Maurício Érnica (26) e Bronckart (27) E, após diagnóstico de trabalho levado a efeito em sala de aula e de análise de poemas selecionados dos livros: Poemas pescados numa fala de João (26), Memórias inventadas: a segunda infância (26) e Exercícios de Ser Criança (1999) de Manoel de Barros, veicula -se, no estudo em pauta, uma proposta de transposição didáticaDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The following paper about the approach of poem in the classroom is a result of a research realized during the master course program (Programa de Estudos da Linguagem) guided by the professor Alba Maria Perfeito at the public university of Londrina (UEL) The ethnographic research is entailed to the project “ Escrita e Ensino Gramática: Um Novo Olhar Para Um Velho Problema” and it aims to establish an way between theory and practice that supports the poem as a discourse genre, as well as an object of Portuguese language teaching - such as reading; linguistic analysis or textual production (writing) The research is based on Bakthin’s perspectives (1926, 1998, 23 e 24); Vygotsky (1998); Antonio Cândido (1995); Maurício Érnica (26) and Bronckart (27) Some poems were selected from the books: Poemas Pescados numa Fala de João; Memórias Inventadas: a segunda infância and Exercícios de Ser Criança by Manoel de Barros in 1999 Taking the diagnosis into consideration we focused our research on a proposal didactic transpositionPerfeito, Alba Maria [Orientador]Cruz, Antônio Donizete daLimoli, LoredanaVedovato, Luciana2024-05-01T13:45:51Z2024-05-01T13:45:51Z2008.0021.10. 2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11864porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T02:00:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11864Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T02:00:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didática |
title |
O gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didática |
spellingShingle |
O gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didática Vedovato, Luciana Linguística Análise do discurso Linguistics Discourse analysis |
title_short |
O gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didática |
title_full |
O gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didática |
title_fullStr |
O gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didática |
title_full_unstemmed |
O gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didática |
title_sort |
O gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didática |
author |
Vedovato, Luciana |
author_facet |
Vedovato, Luciana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Perfeito, Alba Maria [Orientador] Cruz, Antônio Donizete da Limoli, Loredana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vedovato, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Análise do discurso Linguistics Discourse analysis |
topic |
Linguística Análise do discurso Linguistics Discourse analysis |
description |
Resumo: O presente trabalho, sobre a abordagem do poema em sala de aula, resulta de pesquisa realizada durante o Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem, sob a orientação da Prof Dra Alba Maria Perfeito, na Universidade Estadual de Londrina A pesquisa, de cunho etnográfico, encontra-se vinculada ao projeto “Escrita e Ensino Gramatical: um novo olhar para um velho problema” e objetiva estabelecer um percurso teórico-prático que sustente o poema como gênero discursivo, na perspectiva da enunciação bakhitiniana (24), e como objeto de ensino de Língua Portuguesa - nas práticas de leitura, de análise lingüística e de produção textual Nesse sentido, além de Bakhtin (1929, 1998, 23 e 24), buscase fundamentação teórica sobretudo em Vygotsky (1998), Antonio Cândido (1995), Maurício Érnica (26) e Bronckart (27) E, após diagnóstico de trabalho levado a efeito em sala de aula e de análise de poemas selecionados dos livros: Poemas pescados numa fala de João (26), Memórias inventadas: a segunda infância (26) e Exercícios de Ser Criança (1999) de Manoel de Barros, veicula -se, no estudo em pauta, uma proposta de transposição didática |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008.00 2024-05-01T13:45:51Z 2024-05-01T13:45:51Z 21.10. 2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11864 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Estudos da Linguagem Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1803654590971772928 |