O gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vedovato, Luciana
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11864
Resumo: Resumo: O presente trabalho, sobre a abordagem do poema em sala de aula, resulta de pesquisa realizada durante o Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem, sob a orientação da Prof Dra Alba Maria Perfeito, na Universidade Estadual de Londrina A pesquisa, de cunho etnográfico, encontra-se vinculada ao projeto “Escrita e Ensino Gramatical: um novo olhar para um velho problema” e objetiva estabelecer um percurso teórico-prático que sustente o poema como gênero discursivo, na perspectiva da enunciação bakhitiniana (24), e como objeto de ensino de Língua Portuguesa - nas práticas de leitura, de análise lingüística e de produção textual Nesse sentido, além de Bakhtin (1929, 1998, 23 e 24), buscase fundamentação teórica sobretudo em Vygotsky (1998), Antonio Cândido (1995), Maurício Érnica (26) e Bronckart (27) E, após diagnóstico de trabalho levado a efeito em sala de aula e de análise de poemas selecionados dos livros: Poemas pescados numa fala de João (26), Memórias inventadas: a segunda infância (26) e Exercícios de Ser Criança (1999) de Manoel de Barros, veicula -se, no estudo em pauta, uma proposta de transposição didática
id UEL_ecf8aa9b0f7cb845378e001ef54c2165
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11864
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling O gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didáticaLinguísticaAnálise do discursoLinguisticsDiscourse analysisResumo: O presente trabalho, sobre a abordagem do poema em sala de aula, resulta de pesquisa realizada durante o Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem, sob a orientação da Prof Dra Alba Maria Perfeito, na Universidade Estadual de Londrina A pesquisa, de cunho etnográfico, encontra-se vinculada ao projeto “Escrita e Ensino Gramatical: um novo olhar para um velho problema” e objetiva estabelecer um percurso teórico-prático que sustente o poema como gênero discursivo, na perspectiva da enunciação bakhitiniana (24), e como objeto de ensino de Língua Portuguesa - nas práticas de leitura, de análise lingüística e de produção textual Nesse sentido, além de Bakhtin (1929, 1998, 23 e 24), buscase fundamentação teórica sobretudo em Vygotsky (1998), Antonio Cândido (1995), Maurício Érnica (26) e Bronckart (27) E, após diagnóstico de trabalho levado a efeito em sala de aula e de análise de poemas selecionados dos livros: Poemas pescados numa fala de João (26), Memórias inventadas: a segunda infância (26) e Exercícios de Ser Criança (1999) de Manoel de Barros, veicula -se, no estudo em pauta, uma proposta de transposição didáticaDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The following paper about the approach of poem in the classroom is a result of a research realized during the master course program (Programa de Estudos da Linguagem) guided by the professor Alba Maria Perfeito at the public university of Londrina (UEL) The ethnographic research is entailed to the project “ Escrita e Ensino Gramática: Um Novo Olhar Para Um Velho Problema” and it aims to establish an way between theory and practice that supports the poem as a discourse genre, as well as an object of Portuguese language teaching - such as reading; linguistic analysis or textual production (writing) The research is based on Bakthin’s perspectives (1926, 1998, 23 e 24); Vygotsky (1998); Antonio Cândido (1995); Maurício Érnica (26) and Bronckart (27) Some poems were selected from the books: Poemas Pescados numa Fala de João; Memórias Inventadas: a segunda infância and Exercícios de Ser Criança by Manoel de Barros in 1999 Taking the diagnosis into consideration we focused our research on a proposal didactic transpositionPerfeito, Alba Maria [Orientador]Cruz, Antônio Donizete daLimoli, LoredanaVedovato, Luciana2024-05-01T13:45:51Z2024-05-01T13:45:51Z2008.0021.10. 2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11864porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T02:00:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11864Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T02:00:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didática
title O gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didática
spellingShingle O gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didática
Vedovato, Luciana
Linguística
Análise do discurso
Linguistics
Discourse analysis
title_short O gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didática
title_full O gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didática
title_fullStr O gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didática
title_full_unstemmed O gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didática
title_sort O gênero poema em sala de aula : uma proposta de estudo e transposição didática
author Vedovato, Luciana
author_facet Vedovato, Luciana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perfeito, Alba Maria [Orientador]
Cruz, Antônio Donizete da
Limoli, Loredana
dc.contributor.author.fl_str_mv Vedovato, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Análise do discurso
Linguistics
Discourse analysis
topic Linguística
Análise do discurso
Linguistics
Discourse analysis
description Resumo: O presente trabalho, sobre a abordagem do poema em sala de aula, resulta de pesquisa realizada durante o Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem, sob a orientação da Prof Dra Alba Maria Perfeito, na Universidade Estadual de Londrina A pesquisa, de cunho etnográfico, encontra-se vinculada ao projeto “Escrita e Ensino Gramatical: um novo olhar para um velho problema” e objetiva estabelecer um percurso teórico-prático que sustente o poema como gênero discursivo, na perspectiva da enunciação bakhitiniana (24), e como objeto de ensino de Língua Portuguesa - nas práticas de leitura, de análise lingüística e de produção textual Nesse sentido, além de Bakhtin (1929, 1998, 23 e 24), buscase fundamentação teórica sobretudo em Vygotsky (1998), Antonio Cândido (1995), Maurício Érnica (26) e Bronckart (27) E, após diagnóstico de trabalho levado a efeito em sala de aula e de análise de poemas selecionados dos livros: Poemas pescados numa fala de João (26), Memórias inventadas: a segunda infância (26) e Exercícios de Ser Criança (1999) de Manoel de Barros, veicula -se, no estudo em pauta, uma proposta de transposição didática
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2008.00
2024-05-01T13:45:51Z
2024-05-01T13:45:51Z
21.10. 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11864
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654590971772928