A Residência Multiprofissional em Saúde da Família : o olhar do trabalhador de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carolina Milena Domingos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000173907
Resumo: A Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) surge como uma das possibilidades de integração ensino-serviço com vistas a formação dos profissionais de saúde para atuar na Estratégia Saúde da Família (ESF). Para a consolidação da proposta da RMSF, uma vez que ela forma os profissionais no ambiente de trabalho real, torna – se imprescindível a participação do trabalhador de saúde na produção de serviços integrada ao ensino. Nesse sentido, este estudo buscou revelar a percepção dos trabalhadores das Unidades de Saúde da Família (USF) sobre a RMSF e sobre a atuação destes profissionais na formação dos residentes. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com trabalhadores de saúde atuantes em Unidades de Saúde da Família (USF) contempladas com a inserção dos residentes da RMSF, em Londrina-PR. Os dados foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2011 por meio de entrevistas semi-estruturadas e submetidos a análise de discurso proposta por Martins e Bicudo. Da análise das entrevistas emergiram três categorias: concepções e contribuições da RMSF para mudança do processo de trabalho do trabalhador de saúde da USF; dificuldades percebidas no processo de inserção da RMSF nas USF e participação do trabalhador de saúde no processo de formação do residente. Os discursos revelaram que o significado da RMSF para o trabalhador de saúde permeou o âmbito das concepções sobre o curso, como o fortalecimento das ações pautadas na integralidade, na realização do trabalho em equipe multiprofissional, na potencialização da escuta qualificada, do vínculo, da prevenção, com junção da teoria com a prática. Estas concepções desencadearam a percepção sobre o projeto como uma contribuição que transcende a formação do residente para também mudar as práticas do trabalhador de saúde, consolidando a ESF de acordo com os ideários do SUS. Apesar do significado da residência para os trabalhadores, houve dificuldades no processo de inserção dos residentes nas unidades. Os participantes do estudo enfatizam dentre os percalços sentidos durante o primeiro ano do curso, as formas de inserção dos residentes de Enfermagem e Odontologia nas USF, que aconteceu mediante a saída de profissionais do serviço já atuantes nas equipes para dar lugar aos alunos, e a indefinição do papel dos residentes das categorias profissionais que não atuavam na unidade anteriormente. A principal dificuldade percebida no decorrer dos anos foi o fato do residente assumir a responsabilidade pela assistência e pela USF como um profissional com vínculo empregatício. Ficou evidente na fala dos participantes, a sua grande participação na formação do residente, constituindo-se em um dos atores do curso com maior envolvimento nas atividades cotidianas dos alunos, principalmente por sua experiência e vivência na prática do processo de trabalho de uma unidade. Espera-se que os resultados deste estudo colabore para o conhecimento do cenário de atuação do projeto da RMSF em Londrina, além de enriquecer as produções científicas sobre o tema para manutenção do curso como estratégia na formação do trabalhador para atuar na ESF.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA Residência Multiprofissional em Saúde da Família : o olhar do trabalhador de saúde2012-04-02Elisabete de Fátima Polo de Almeida Nunes . Célia Regina Rodrigues Gil Laura Macruz FeuerwerkerCarolina Milena DomingosUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.URLBRA Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) surge como uma das possibilidades de integração ensino-serviço com vistas a formação dos profissionais de saúde para atuar na Estratégia Saúde da Família (ESF). Para a consolidação da proposta da RMSF, uma vez que ela forma os profissionais no ambiente de trabalho real, torna – se imprescindível a participação do trabalhador de saúde na produção de serviços integrada ao ensino. Nesse sentido, este estudo buscou revelar a percepção dos trabalhadores das Unidades de Saúde da Família (USF) sobre a RMSF e sobre a atuação destes profissionais na formação dos residentes. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com trabalhadores de saúde atuantes em Unidades de Saúde da Família (USF) contempladas com a inserção dos residentes da RMSF, em Londrina-PR. Os dados foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2011 por meio de entrevistas semi-estruturadas e submetidos a análise de discurso proposta por Martins e Bicudo. Da análise das entrevistas emergiram três categorias: concepções e contribuições da RMSF para mudança do processo de trabalho do trabalhador de saúde da USF; dificuldades percebidas no processo de inserção da RMSF nas USF e participação do trabalhador de saúde no processo de formação do residente. Os discursos revelaram que o significado da RMSF para o trabalhador de saúde permeou o âmbito das concepções sobre o curso, como o fortalecimento das ações pautadas na integralidade, na realização do trabalho em equipe multiprofissional, na potencialização da escuta qualificada, do vínculo, da prevenção, com junção da teoria com a prática. Estas concepções desencadearam a percepção sobre o projeto como uma contribuição que transcende a formação do residente para também mudar as práticas do trabalhador de saúde, consolidando a ESF de acordo com os ideários do SUS. Apesar do significado da residência para os trabalhadores, houve dificuldades no processo de inserção dos residentes nas unidades. Os participantes do estudo enfatizam dentre os percalços sentidos durante o primeiro ano do curso, as formas de inserção dos residentes de Enfermagem e Odontologia nas USF, que aconteceu mediante a saída de profissionais do serviço já atuantes nas equipes para dar lugar aos alunos, e a indefinição do papel dos residentes das categorias profissionais que não atuavam na unidade anteriormente. A principal dificuldade percebida no decorrer dos anos foi o fato do residente assumir a responsabilidade pela assistência e pela USF como um profissional com vínculo empregatício. Ficou evidente na fala dos participantes, a sua grande participação na formação do residente, constituindo-se em um dos atores do curso com maior envolvimento nas atividades cotidianas dos alunos, principalmente por sua experiência e vivência na prática do processo de trabalho de uma unidade. Espera-se que os resultados deste estudo colabore para o conhecimento do cenário de atuação do projeto da RMSF em Londrina, além de enriquecer as produções científicas sobre o tema para manutenção do curso como estratégia na formação do trabalhador para atuar na ESF.The Multiprofessional Residency in Family Health arises as a possibility for integrating teaching and assistance to qualify health professionals in the Family Health Strategy. The participation of the health worker while delivering assistance integrated to teaching is paramount to accomplish the conception of this Residency Program, hence it qualifies professionals at their actual workplace. As such, the objective of this study was to unfold the perceptions of workers from Family Health Centers towards the Multiprofessional Residency in Family Health and to understand how these professionals may influence the residents‟ qualification. This qualitative study included health workers from Family Health Centers, in Londrina – PR, where residents were assigned to. Data were collected in January and February 2011 through semi-structured interviews further submitted to Martins and Bicudo‟s discourse analysis. The analysis of interviews engendered three categories: conceptions and contributions from the Residency Program to the change in the work process of the health worker in the Family Health Center; difficulties in the process of implementing the Residency Program into Family Health Centers; and the participation of the health worker in the residents‟ qualification process. The discourses revealed the significations of the Residency Program to the health workers regarding the program‟s conception, the strengthening of actions guided by integrality, the work accomplishment by the Multiprofessional team, the empowerment of reflective listening and interaction and prevention, along with theory combined to practice. These conceptions unfolded the perception of the Program as a contribution that overcomes the residents‟ qualification in order to change the health worker‟s attitude, therefore consolidating the Family Health Strategy according to the ideology preconized by the Unified Health System. Despite the respect paid by the health workers to the Residency Program, there were some difficulties once the residents started to attend the Health Centers. The participants highlighted some adversities experienced during the first year of the Program. As nurse and odontology residents started to attend the Centers, some experienced health professionals had to quit their job to give room to the students. Another problem was the confusion about the professional role of students whose occupations did not exist in the Health Center prior to this situation. The main crisis ascertained in the two-year Program was the fact the resident had to take responsibility for the care assistance and the Health Center as a formal employment. It was evident that health workers had major influence over the residents‟ qualification, to the extent of becoming the character most involved in the students‟ daily routines, especially due to the workers‟ expertise and experience regarding the work process. We expect the results of this study may collaborate to better understand the scenario that involves the Multiprofessional Residency in Londrina. Moreover, the results might be added to other scientific findings over this theme, as to keep this Program as a strategy for Family Health Center work qualification.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000173907porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:31:47Zoai:uel.br:vtls000173907Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2013-04-19T14:13:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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