O sermão do monte sob o olhar da análise do discurso : o (inter)discurso em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calado, Éder Wilton Gustavo Felix
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15800
Resumo: Resumo: O Sermão do Monte – capítulos de 5 a 7 do Evangelho de Mateus – consiste em um texto muito requerido e estudado no meio cristão, inclusive por ser utilizado como catecismo desde os primórdios do cristianismo Seu texto traz palavras atribuídas pelos cristãos à pessoa de Jesus, as quais consistem em ensinos diversos, práticos e morais, muitos deles baseados na Lei mosaica, uma forma de releitura do decálogo Contudo, mesmo sendo de um texto muito abordado no cristianismo, trabalhá-lo a partir dos pressupostos da Análise do Discurso francesa (AD) é um grande desafio, primeiramente, pela escassez de estudos de AD corpus é a Bíblia; foram encontrados trabalhos a partir de teorias literárias, semiótica greimasiana, entre outros, nos quais estão presentes citações de teóricos da AD, mas não como referência básica Além disso, considerando os materiais encontrados sobre o Sermão, não é possível observar um consenso geral dos autores sobre suas Condições de Produção (CPs) Entretando, mesmo com esses problemas, este trabalho abordará o Sermão do Monte a partir da teoria da AD, tendo como conceitos chaves o interdiscurso e a ideologia, por serem básicos e centrais para a AD, pois são constituintes do discurso: a ideologia é a responsável pela constituição dos sujeitos e dos sentidos e o interdiscurso consiste no Outro presente no discurso, a partir de quem este discurso se constitui Para que o interdiscurso e a ideologia possa ser visualizada, a teoria da AD requer a compreensão das CPs do discurso, a saber, do contexto sócio-histórico-ideológico A pesquisa das CPs mostra que o Sermão do Monte surgiu em um ambiente de domínio romano (contexto geral) e de domínio do “judaísmo formativo” (que tem esse nome por ser o movimento de reconstrução do judaísmo após a destruição do Templo de Jerusalém por Roma) Contudo, além dessa base teórica, algumas características literárias e retóricas do texto foram levantadas, a fim auxiliarem o processo de análise Com todos esses pressupostos, o presente trabalho analisa o Sermão do Monte considerando-o um discurso de oposição ao “judaísmo formativo” e ao Império Romano Essa constituição discursiva aconteceu porque tanto o “judaísmo formativo” quanto a comunidade de Mateus se consideravam o verdadeiro Israel, os responsáveis por interpretar a Lei mosaica da forma correta, o judaísmo a partir da tradição de seus antepassados, a comunidade a partir daquilo que Jesus teria ensinado, o que pode ser visto nas palavras atribuídas a ele no texto do Sermão Com relação ao discurso frente ao império, ele ocorre na pregação do chamado Reino de Deus (Reino dos céus), isto é, o Reino dos céus é oposto e superior ao Império Romano
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The Sermon on the mountain – chapters 5 through 7 of the gospel of Matthew – consist of a very studied and required text in the Christian milieu specially for being used as catechism since the beginning of Christianity The text brings words attributed by Christians to the person of Jesus, which consist of diverse, practical and moral teachings, many of them based on the Mosaic Law, a form of re-reading the Decalogue Nevertheless, even being a text approached frequently in Christianity Working it from the assumptions of the French Discourse Analysis (DA) is a great challenge, firstly because of the scarcity of studies of DA corpus in the Bible – there were works from literary theories, greimasian semiotics, among others, in which there are citations of researchers of Discourse Analysis, but not as basic reference Furthermore, considering materials found about the sermon on the mountain, it was not possible to detect a general consensus between authors about the condition of production (CPs) Nonetheless, even with this problems, this work will approach the sermon on the mountain from the DA theory, holding as key concepts the interdiscourse and the ideology, because they are basic and central to DA, since they are constituents of discourse: ideology is responsible for the constitution of subjects and meanings and the interdiscourse consists in the other present in the discourse, from whom the discourse is constituted In order for interdiscourse and ideology to be visualized, the DA theory requires the comprehension of the CPs of the discourse, particularly, the social-historical-ideological context The search of the CPs demonstrates that the sermon on the mountain emerged in a background of roman dominion (general context) and of the “formative Judaism” (movement of the reconstruction of Judaism after the destruction of the second temple of Jerusalem by romans) However, in addition to this theoretical basis, some literary and rhetorical characteristics of the text were raised in order to aid the process of analysis With all these presuppositions, the present work analyzes the Sermon on the Mount considering it a discourse of opposition to the "formative Judaism" and to the Roman Empire This discursive constitution happened because both "formative Judaism" and the community of Matthew considered themselves the true Israel, those responsible for interpreting the Mosaic Law in the correct way, Judaism from the tradition of their ancestors, the community from what Jesus Would have taught, which can be seen in the words attributed to him in the text of the Sermon With regard to discourse before the empire, it occurs in the preaching of the so-called Kingdom of God (Kingdom of heaven), that is, the kingdom of the heavens is opposite and superior to the Roman EmpireMachado, Rosemeri Passos Baltazar [Orientador]Oliveira, Esther Gomes deOliva, Alfredo dos SantosCalado, Éder Wilton Gustavo Felix2024-05-01T14:57:46Z2024-05-01T14:57:46Z2017.0002.05.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15800porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:31Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15800Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:31Repositório Institucional da UEL - 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