Leitura e escrita na perspectiva dos gêneros discursivos : construção de um percurso significativo por meio do conto de assombração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Warken, Pedro Egídio
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11815
Resumo: Resumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa-ação de cunho etnográfico, realizado com uma turma de alunos de sétima série do Colégio de Aplicação da UEL, com o objetivo de investigar o desempenho de leitura e escrita desses alunos A pesquisa tem como bases teóricas a concepção interacionista de linguagem; a vertente bakhtiniana de gêneros discursivos, com opção pelo viés do estudo de gêneros organizado por Dolz e Schneuwly (24) no que se refere ao domínio social, a tipologia e as capacidades de linguagem; os trabalhos de Barbosa (23) e Perfeito (25) que organizam simultaneamente categorizações dos gêneros em grupo e também das características de um gênero em particular; e autores que tratam da leitura como ensino-aprendizagem, tais como Geraldi, Menegassi, Ângelo, Perfeito, Dell’Isola e Brandão, entre outros Como principal estratégia metodológica aplicou-se um conjunto de seqüências didáticas a partir de cinco contos fantásticos de assombração e por meio de leitura, exercícios de análise, produção de textos, levantaram-se dados para interferir no trabalho dos alunos participantes da pesquisa, dimensionar e qualificar suas leituras O que resultou dessa trajetória foi uma nova postura do pesquisador ante o estudo da concepção interativa de linguagem e a experiência pedagógica na perspectiva do trabalho com os gêneros discursivos e sua aplicação em sala de aula e aos alunos uma nova visão no aprendizado de língua portuguesa Houve resultados pelo avanço no aprendizado da leitura e escrita dos estudantes ao se assumir as teorias acima expostas
id UEL_ef98f0a3a0dbf0ea87c0de68d6b17db0
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11815
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Leitura e escrita na perspectiva dos gêneros discursivos : construção de um percurso significativo por meio do conto de assombraçãoLinguagem e línguasLeitura (Ensino fundamental)Língua portuguesaEscritaInteracionismo sociodiscursivoLanguage and languagesPortuguese languageWritingResumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa-ação de cunho etnográfico, realizado com uma turma de alunos de sétima série do Colégio de Aplicação da UEL, com o objetivo de investigar o desempenho de leitura e escrita desses alunos A pesquisa tem como bases teóricas a concepção interacionista de linguagem; a vertente bakhtiniana de gêneros discursivos, com opção pelo viés do estudo de gêneros organizado por Dolz e Schneuwly (24) no que se refere ao domínio social, a tipologia e as capacidades de linguagem; os trabalhos de Barbosa (23) e Perfeito (25) que organizam simultaneamente categorizações dos gêneros em grupo e também das características de um gênero em particular; e autores que tratam da leitura como ensino-aprendizagem, tais como Geraldi, Menegassi, Ângelo, Perfeito, Dell’Isola e Brandão, entre outros Como principal estratégia metodológica aplicou-se um conjunto de seqüências didáticas a partir de cinco contos fantásticos de assombração e por meio de leitura, exercícios de análise, produção de textos, levantaram-se dados para interferir no trabalho dos alunos participantes da pesquisa, dimensionar e qualificar suas leituras O que resultou dessa trajetória foi uma nova postura do pesquisador ante o estudo da concepção interativa de linguagem e a experiência pedagógica na perspectiva do trabalho com os gêneros discursivos e sua aplicação em sala de aula e aos alunos uma nova visão no aprendizado de língua portuguesa Houve resultados pelo avanço no aprendizado da leitura e escrita dos estudantes ao se assumir as teorias acima expostasDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This work deals with a research-action of ethnographic stamp, conducted with a group of seventh grade students, at the Colégio de Aplicação da UEL, with a view to investigate the reading and writing performance of these students The research has as theoretical bases the interactionist conception of language; the bakhtinian vertent of discoursive genders,with an option for organized genders of study bias by DOLZ and Schneuwly (24) with regard to the social sphere, the typology and the capacity of language ; the work of Barbosa (23) and Perfeito (25) that organizes simultaneously categorizations of a group of genders and also the characteristics of a particular gender; and authors who deal with the reading and teaching-learning, like Geraldi, Menegassi, Ângelo, Perfeito, Dell’Isola e Brandão, among others)As the main methodological strategy had been applied with a set of teaching sequences from five fantastic wonder tales and through reading,analysis exercises, texts production, data had been surveyed to interfere in the students work who participated in the research, scale and qualify their readings The results of this trajectory where a researcher’s new position before the analysis of the interactionist conception of language and the pedagogical experience with the prospect of discoursive work genders and its application in the classroom and the students new view of portuguese language learning There where results by the students progress of reading and writing learning taking up the theories above exposedGregório, Regina Maria [Orientador]Perfeito, Alba MariaBenites, Sônia Aparecida LopesWarken, Pedro Egídio2024-05-01T13:45:28Z2024-05-01T13:45:28Z2008.0020.11.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11815porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:43Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:43Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita na perspectiva dos gêneros discursivos : construção de um percurso significativo por meio do conto de assombração
title Leitura e escrita na perspectiva dos gêneros discursivos : construção de um percurso significativo por meio do conto de assombração
spellingShingle Leitura e escrita na perspectiva dos gêneros discursivos : construção de um percurso significativo por meio do conto de assombração
Warken, Pedro Egídio
Linguagem e línguas
Leitura (Ensino fundamental)
Língua portuguesa
Escrita
Interacionismo sociodiscursivo
Language and languages
Portuguese language
Writing
title_short Leitura e escrita na perspectiva dos gêneros discursivos : construção de um percurso significativo por meio do conto de assombração
title_full Leitura e escrita na perspectiva dos gêneros discursivos : construção de um percurso significativo por meio do conto de assombração
title_fullStr Leitura e escrita na perspectiva dos gêneros discursivos : construção de um percurso significativo por meio do conto de assombração
title_full_unstemmed Leitura e escrita na perspectiva dos gêneros discursivos : construção de um percurso significativo por meio do conto de assombração
title_sort Leitura e escrita na perspectiva dos gêneros discursivos : construção de um percurso significativo por meio do conto de assombração
author Warken, Pedro Egídio
author_facet Warken, Pedro Egídio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gregório, Regina Maria [Orientador]
Perfeito, Alba Maria
Benites, Sônia Aparecida Lopes
dc.contributor.author.fl_str_mv Warken, Pedro Egídio
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem e línguas
Leitura (Ensino fundamental)
Língua portuguesa
Escrita
Interacionismo sociodiscursivo
Language and languages
Portuguese language
Writing
topic Linguagem e línguas
Leitura (Ensino fundamental)
Língua portuguesa
Escrita
Interacionismo sociodiscursivo
Language and languages
Portuguese language
Writing
description Resumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa-ação de cunho etnográfico, realizado com uma turma de alunos de sétima série do Colégio de Aplicação da UEL, com o objetivo de investigar o desempenho de leitura e escrita desses alunos A pesquisa tem como bases teóricas a concepção interacionista de linguagem; a vertente bakhtiniana de gêneros discursivos, com opção pelo viés do estudo de gêneros organizado por Dolz e Schneuwly (24) no que se refere ao domínio social, a tipologia e as capacidades de linguagem; os trabalhos de Barbosa (23) e Perfeito (25) que organizam simultaneamente categorizações dos gêneros em grupo e também das características de um gênero em particular; e autores que tratam da leitura como ensino-aprendizagem, tais como Geraldi, Menegassi, Ângelo, Perfeito, Dell’Isola e Brandão, entre outros Como principal estratégia metodológica aplicou-se um conjunto de seqüências didáticas a partir de cinco contos fantásticos de assombração e por meio de leitura, exercícios de análise, produção de textos, levantaram-se dados para interferir no trabalho dos alunos participantes da pesquisa, dimensionar e qualificar suas leituras O que resultou dessa trajetória foi uma nova postura do pesquisador ante o estudo da concepção interativa de linguagem e a experiência pedagógica na perspectiva do trabalho com os gêneros discursivos e sua aplicação em sala de aula e aos alunos uma nova visão no aprendizado de língua portuguesa Houve resultados pelo avanço no aprendizado da leitura e escrita dos estudantes ao se assumir as teorias acima expostas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 20.11.2008
2008.00
2024-05-01T13:45:28Z
2024-05-01T13:45:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11815
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823249727488000