Maria Madalena: sobrevivência da ninfa penitente no audiovisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Patrícia Bedin Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/311
Resumo: Resumo: Esta pesquisa estuda a imagem de Maria Madalena nos meios audiovisuais para compreender de que maneira os códigos culturais atuam para ressignificá-la. O objetivo é investigar nas imagens midiáticas do mito a presença da pathosformel da Ninfa - baseado nos estudos de Aby Warburg. O primeiro capítulo demonstra a compreensão humana do mundo sob a percepção de binaridade e como isto afetou a construção dos mitos femininos semelhantes à Madalena e apresenta o mito cristão dando ênfase às características que influenciaram a formação de sua imagem como mulher sensual, bela e inteligente. O segundo capítulo discute Madalena como texto cultural e como a semiótica da cultura e o pensamento de Warburg se complementam. Também se aprofunda no conceito de Ninfa e demonstra sua presença na iconografia de Maria Madalena, como imagem de emoções de dor, sofrimento e êxtase. O terceiro capítulo analisa a imagem do mito na série televisiva María Magdalena aplicando o método similar ao utilizado por Warburg no Atlas Mnemosyne. Oito pranchas foram montadas relacionando as imagens da série com outras imagens de Madalena, com personagens semelhantes a ela no audiovisual, mitos semelhantes de diversas origens e outras imagens que compartilham a pathosformel. As pranchas receberam nomes que especificam diferentes expressões da Ninfa, demonstrando como o conceito pode ser aprofundado. Concluiu-se que a imagem de Madalena pode encarnar a Ninfa com frequência e que, tais imagens que mimetizam expressões sempre semelhantes, têm seus significados transformados e atualizados de acordo com o contexto cultural no qual a produção midiática está inserida. Na série estudada, a personagem expressa pathos diferentes ao longo da trama, se mostrando complexa e demonstrando como as discussões em torno do papel das mulheres na sociedade e da quebra dos paradigmas patriarcais se refletiram nessa nova interpretação de um mito cristão antigo, focando em aspectos até então pouco explorados no audiovisual como sua intelectualidade e dando menos ênfase à sua trajetória como pecadora arrependida. Abstract: This research studies Mary Magdalene’s images in the audiovisual media to understand how cultural codes operate to resignify them. The objective is to explore in media images of this myth some presence of Nymph's pathosformel based on Aby Warburg’s studies. The first chapter demonstrates the human understanding of the world under the perception of binarity and how it affected the construction of feminine myths similar to Madalena and presents the Christian myth emphasizing the characteristics that influenced the formation of her image as a sensual, beautiful and intelligent woman. The second chapter discusses Magdalene as a cultural text and how the Semiotics of Culture and Warburg's thought complement each other. He also delves into the concept of Nymph and demonstrates his presence in the iconography of Mary Magdalene, as an image of emotions of pain, suffering and ecstasy. The third chapter analyzes the image of the myth in the television series María Magdalena applying the method similar to that used by Warburg in Atlas Mnemosyne.Eight boards were assembled relating the images of the series to other images of Magdalene, with similar characters in the audiovisual, similar myths from different origins and other images that share the pathosformel. The boards were given names that specify different expressions of Ninfa, demonstrating how the concept can be deepened. It was concluded that Madalena's image can often embody Nymph and that such images that mimic always similar expressions, have their meanings transformed and updated according to the cultural context in which the media production is inserted. In the series studied, the character expresses different pathos throughout the plot, proving to be complex and demonstrating how the discussions about the role of women in society and the breaking of patriarchal paradigms were reflected in this new interpretation of an ancient Christian myth, focusing on aspects hitherto little explored in the audiovisual as her intellectuality and giving less emphasis to her trajectory as a repentant sinner.
id UEL_f1e4eca5ee48a5fa74dba06f154bc3a0
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/311
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Maria Madalena: sobrevivência da ninfa penitente no audiovisualMary Magdalene: Survival of the repentant Nymph in the audiovisualMaria MadalenaNinfaPathosformelAudiovisualResumo: Esta pesquisa estuda a imagem de Maria Madalena nos meios audiovisuais para compreender de que maneira os códigos culturais atuam para ressignificá-la. O objetivo é investigar nas imagens midiáticas do mito a presença da pathosformel da Ninfa - baseado nos estudos de Aby Warburg. O primeiro capítulo demonstra a compreensão humana do mundo sob a percepção de binaridade e como isto afetou a construção dos mitos femininos semelhantes à Madalena e apresenta o mito cristão dando ênfase às características que influenciaram a formação de sua imagem como mulher sensual, bela e inteligente. O segundo capítulo discute Madalena como texto cultural e como a semiótica da cultura e o pensamento de Warburg se complementam. Também se aprofunda no conceito de Ninfa e demonstra sua presença na iconografia de Maria Madalena, como imagem de emoções de dor, sofrimento e êxtase. O terceiro capítulo analisa a imagem do mito na série televisiva María Magdalena aplicando o método similar ao utilizado por Warburg no Atlas Mnemosyne. Oito pranchas foram montadas relacionando as imagens da série com outras imagens de Madalena, com personagens semelhantes a ela no audiovisual, mitos semelhantes de diversas origens e outras imagens que compartilham a pathosformel. As pranchas receberam nomes que especificam diferentes expressões da Ninfa, demonstrando como o conceito pode ser aprofundado. Concluiu-se que a imagem de Madalena pode encarnar a Ninfa com frequência e que, tais imagens que mimetizam expressões sempre semelhantes, têm seus significados transformados e atualizados de acordo com o contexto cultural no qual a produção midiática está inserida. Na série estudada, a personagem expressa pathos diferentes ao longo da trama, se mostrando complexa e demonstrando como as discussões em torno do papel das mulheres na sociedade e da quebra dos paradigmas patriarcais se refletiram nessa nova interpretação de um mito cristão antigo, focando em aspectos até então pouco explorados no audiovisual como sua intelectualidade e dando menos ênfase à sua trajetória como pecadora arrependida. Abstract: This research studies Mary Magdalene’s images in the audiovisual media to understand how cultural codes operate to resignify them. The objective is to explore in media images of this myth some presence of Nymph's pathosformel based on Aby Warburg’s studies. The first chapter demonstrates the human understanding of the world under the perception of binarity and how it affected the construction of feminine myths similar to Madalena and presents the Christian myth emphasizing the characteristics that influenced the formation of her image as a sensual, beautiful and intelligent woman. The second chapter discusses Magdalene as a cultural text and how the Semiotics of Culture and Warburg's thought complement each other. He also delves into the concept of Nymph and demonstrates his presence in the iconography of Mary Magdalene, as an image of emotions of pain, suffering and ecstasy. The third chapter analyzes the image of the myth in the television series María Magdalena applying the method similar to that used by Warburg in Atlas Mnemosyne.Eight boards were assembled relating the images of the series to other images of Magdalene, with similar characters in the audiovisual, similar myths from different origins and other images that share the pathosformel. The boards were given names that specify different expressions of Ninfa, demonstrating how the concept can be deepened. It was concluded that Madalena's image can often embody Nymph and that such images that mimic always similar expressions, have their meanings transformed and updated according to the cultural context in which the media production is inserted. In the series studied, the character expresses different pathos throughout the plot, proving to be complex and demonstrating how the discussions about the role of women in society and the breaking of patriarchal paradigms were reflected in this new interpretation of an ancient Christian myth, focusing on aspects hitherto little explored in the audiovisual as her intellectuality and giving less emphasis to her trajectory as a repentant sinner.Universidade Estadual de LondrinaKlein, Alberto Carlos AugustoFonseca, André Azevedo daFreitas, Flavia Gabriela. da Costa. Rosa dePereira, Patrícia Bedin Alves2024-04-05T11:51:18Z2024-04-05T11:51:18Z2020-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/311porLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:00Zoai:repositorio.uel.br:123456789/311Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Maria Madalena: sobrevivência da ninfa penitente no audiovisual
Mary Magdalene: Survival of the repentant Nymph in the audiovisual
title Maria Madalena: sobrevivência da ninfa penitente no audiovisual
spellingShingle Maria Madalena: sobrevivência da ninfa penitente no audiovisual
Pereira, Patrícia Bedin Alves
Maria Madalena
Ninfa
Pathosformel
Audiovisual
title_short Maria Madalena: sobrevivência da ninfa penitente no audiovisual
title_full Maria Madalena: sobrevivência da ninfa penitente no audiovisual
title_fullStr Maria Madalena: sobrevivência da ninfa penitente no audiovisual
title_full_unstemmed Maria Madalena: sobrevivência da ninfa penitente no audiovisual
title_sort Maria Madalena: sobrevivência da ninfa penitente no audiovisual
author Pereira, Patrícia Bedin Alves
author_facet Pereira, Patrícia Bedin Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Klein, Alberto Carlos Augusto
Fonseca, André Azevedo da
Freitas, Flavia Gabriela. da Costa. Rosa de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Patrícia Bedin Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Maria Madalena
Ninfa
Pathosformel
Audiovisual
topic Maria Madalena
Ninfa
Pathosformel
Audiovisual
description Resumo: Esta pesquisa estuda a imagem de Maria Madalena nos meios audiovisuais para compreender de que maneira os códigos culturais atuam para ressignificá-la. O objetivo é investigar nas imagens midiáticas do mito a presença da pathosformel da Ninfa - baseado nos estudos de Aby Warburg. O primeiro capítulo demonstra a compreensão humana do mundo sob a percepção de binaridade e como isto afetou a construção dos mitos femininos semelhantes à Madalena e apresenta o mito cristão dando ênfase às características que influenciaram a formação de sua imagem como mulher sensual, bela e inteligente. O segundo capítulo discute Madalena como texto cultural e como a semiótica da cultura e o pensamento de Warburg se complementam. Também se aprofunda no conceito de Ninfa e demonstra sua presença na iconografia de Maria Madalena, como imagem de emoções de dor, sofrimento e êxtase. O terceiro capítulo analisa a imagem do mito na série televisiva María Magdalena aplicando o método similar ao utilizado por Warburg no Atlas Mnemosyne. Oito pranchas foram montadas relacionando as imagens da série com outras imagens de Madalena, com personagens semelhantes a ela no audiovisual, mitos semelhantes de diversas origens e outras imagens que compartilham a pathosformel. As pranchas receberam nomes que especificam diferentes expressões da Ninfa, demonstrando como o conceito pode ser aprofundado. Concluiu-se que a imagem de Madalena pode encarnar a Ninfa com frequência e que, tais imagens que mimetizam expressões sempre semelhantes, têm seus significados transformados e atualizados de acordo com o contexto cultural no qual a produção midiática está inserida. Na série estudada, a personagem expressa pathos diferentes ao longo da trama, se mostrando complexa e demonstrando como as discussões em torno do papel das mulheres na sociedade e da quebra dos paradigmas patriarcais se refletiram nessa nova interpretação de um mito cristão antigo, focando em aspectos até então pouco explorados no audiovisual como sua intelectualidade e dando menos ênfase à sua trajetória como pecadora arrependida. Abstract: This research studies Mary Magdalene’s images in the audiovisual media to understand how cultural codes operate to resignify them. The objective is to explore in media images of this myth some presence of Nymph's pathosformel based on Aby Warburg’s studies. The first chapter demonstrates the human understanding of the world under the perception of binarity and how it affected the construction of feminine myths similar to Madalena and presents the Christian myth emphasizing the characteristics that influenced the formation of her image as a sensual, beautiful and intelligent woman. The second chapter discusses Magdalene as a cultural text and how the Semiotics of Culture and Warburg's thought complement each other. He also delves into the concept of Nymph and demonstrates his presence in the iconography of Mary Magdalene, as an image of emotions of pain, suffering and ecstasy. The third chapter analyzes the image of the myth in the television series María Magdalena applying the method similar to that used by Warburg in Atlas Mnemosyne.Eight boards were assembled relating the images of the series to other images of Magdalene, with similar characters in the audiovisual, similar myths from different origins and other images that share the pathosformel. The boards were given names that specify different expressions of Ninfa, demonstrating how the concept can be deepened. It was concluded that Madalena's image can often embody Nymph and that such images that mimic always similar expressions, have their meanings transformed and updated according to the cultural context in which the media production is inserted. In the series studied, the character expresses different pathos throughout the plot, proving to be complex and demonstrating how the discussions about the role of women in society and the breaking of patriarchal paradigms were reflected in this new interpretation of an ancient Christian myth, focusing on aspects hitherto little explored in the audiovisual as her intellectuality and giving less emphasis to her trajectory as a repentant sinner.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-24
2024-04-05T11:51:18Z
2024-04-05T11:51:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/311
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823274608099328