Programe sua mente e seja bem sucedido, feliz, influente, próspero e saudável : um estudo da persuasão em livros de auto-ajuda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8596 |
Resumo: | Resumo: O objetivo principal desta Dissertação é analisar de que forma se apresenta a persuasão em livros de auto-ajuda O corpus constitui-se dos livros Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie; Você pode curar sua vida, de Louise L Hay; A carícia essencial e O sucesso é ser feliz, de Roberto Shinyashiki; O sucesso não ocorre por acaso, Comunicação global e Prosperidade, de Lair Ribeiro; As sete leis espirituais do sucesso, de Deepak Chopra A persuasão é utilizada, neste trabalho, como sinônimo de retórica e envolve o estudo da sedução, da argumentação e da subjetividade Assim, o primeiro Capítulo constitui uma análise de recursos estilísticos presentes nos livros No segundo Capítulo, a argumentação é estudada tendo por base a Nova Retórica de Chaim Perelman, sendo privilegiadas as seguintes estratégias argumentativas: argumento de definição; argumento de vínculo causal e argumento pragmático; argumento de finalidade; argumento de superação; argumento de autoridade; argumento pelo exemplo e pelo modelo No terceiro Capítulo, procura-se demonstrar de que forma a presença da subjetividade serve como meio de persuasão, especialmente pelas presenças da primeira e da segunda pessoa, do senso comum e de diferentes tipos de citação nos textos analisados A verificação de que a auto-ajuda apresenta características próprias da publicidade originou o quarto e o quinto Capítulos desta Dissertação Assim, no quarto Capítulo, discute-se a definição de publicidade e suas formas de persuasão e apresentam-se, resumidamente, algumas análises dos recursos mais marcantes da linguagem da publicidade A seguir, no quinto Capítulo, é feita uma análise aproximando as linguagens da publicidade e da auto-ajuda Estudam-se os fundamentos psicológicos, as técnicas para provocar reconhecimento e adesão do leitor, o merchandising e a propaganda inconsciente e, para finalizar, é feita uma análise da forma como a auto-ajuda e a publicidade servem como instrumentos de controle social, reforçam o individualismo e ditam mudanças no comportamento e no modo de pensar e agir dos cidadãos |
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Programe sua mente e seja bem sucedido, feliz, influente, próspero e saudável : um estudo da persuasão em livros de auto-ajudaPersuasão (Retórica)Análise do discursoAutoajudaLinguísticaPersuasion (Rhetoric)Discourse analysisSelf-helpResumo: O objetivo principal desta Dissertação é analisar de que forma se apresenta a persuasão em livros de auto-ajuda O corpus constitui-se dos livros Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie; Você pode curar sua vida, de Louise L Hay; A carícia essencial e O sucesso é ser feliz, de Roberto Shinyashiki; O sucesso não ocorre por acaso, Comunicação global e Prosperidade, de Lair Ribeiro; As sete leis espirituais do sucesso, de Deepak Chopra A persuasão é utilizada, neste trabalho, como sinônimo de retórica e envolve o estudo da sedução, da argumentação e da subjetividade Assim, o primeiro Capítulo constitui uma análise de recursos estilísticos presentes nos livros No segundo Capítulo, a argumentação é estudada tendo por base a Nova Retórica de Chaim Perelman, sendo privilegiadas as seguintes estratégias argumentativas: argumento de definição; argumento de vínculo causal e argumento pragmático; argumento de finalidade; argumento de superação; argumento de autoridade; argumento pelo exemplo e pelo modelo No terceiro Capítulo, procura-se demonstrar de que forma a presença da subjetividade serve como meio de persuasão, especialmente pelas presenças da primeira e da segunda pessoa, do senso comum e de diferentes tipos de citação nos textos analisados A verificação de que a auto-ajuda apresenta características próprias da publicidade originou o quarto e o quinto Capítulos desta Dissertação Assim, no quarto Capítulo, discute-se a definição de publicidade e suas formas de persuasão e apresentam-se, resumidamente, algumas análises dos recursos mais marcantes da linguagem da publicidade A seguir, no quinto Capítulo, é feita uma análise aproximando as linguagens da publicidade e da auto-ajuda Estudam-se os fundamentos psicológicos, as técnicas para provocar reconhecimento e adesão do leitor, o merchandising e a propaganda inconsciente e, para finalizar, é feita uma análise da forma como a auto-ajuda e a publicidade servem como instrumentos de controle social, reforçam o individualismo e ditam mudanças no comportamento e no modo de pensar e agir dos cidadãosDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The main objective of this study is to analyze the way that the persuasion presents in self-help books The corpus consists of books Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie; Você pode curar sua vida, de Louise L Hay; A carícia essencial e O sucesso é ser feliz, de Roberto Shinyashiki; O sucesso não ocorre por acaso, Comunicação global e Prosperidade, de Lair Ribeiro; As sete leis espirituais do sucesso, de Deepak Chopra The persuasion is understood as synonymous of rhetoric and involves the study of the seduction, the argument and the subjectivity Thus, the first Chapter constitutes an analysis of stylistic resources presents in books In the second Chapter, the argument is studied having for base the New Rhetoric of Chaim Perelman, being privileged the following argumentative strategies: definition argument; argument of causal bond and pragmatic argument; purpose argument; overcoming argument; argument of authority; argument for the example and the model In the third Chapter, it is looked to demonstrate of that it forms the presence of the subjectivity serves as way of persuasion, especially for the presences of the first one and of the second person, the common sense and different types of citation in the analyzed texts The verification of that the self-help presents proper characteristics of the advertising originated the room and the fifth Chapters of this study Thus, in the room Chapter, it is argued definition of advertising and its forms of persuasion and is presented, concisely, some analyses of the resources marcantes of the language of the advertising To follow, in the fifth Chapter, an analysis is made approaching the languages of the advertising and the self-help The psychological beddings are studied, the techniques to provoke recognition and adhesion of the reader, merchandising and unconscious propaganda e, to finish, is made an analysis of the form as the self-help and the advertising serves as instruments of social control, strengthen the individualism and dictate changes in the behavior and the way to think and to act of the citizensPanichi, Edina Regina Pugas [Orientador]Brunelli, Anna FloraGalembeck, Paulo de TarsoLima, Lilian Salete Alonso Moreira2024-05-01T11:35:01Z2024-05-01T11:35:01Z2005.0019.04.2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8596porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:42Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8596Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:42Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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