Os paradidáticos no ensino de história : as ideias e as experiências em sala de aula de professores de história da educação básica em Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Beatriz Accorsi Thomson
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000210554
Resumo: O objetivo deste trabalho foi pesquisar o uso de paradidáticos no ensino de história pelos professores da educação básica. Para isso, pretendeu-se verificar como esses profissionais se relacionam e entendem tais materiais compreendendo, de forma mais específica, como os livros paradidáticos estão presentes no processo de ensino de história, articulados ao cotidiano escolar. Nesse sentido, nos apropriamos das propostas teórico-metodológicas do campo da Educação Histórica (BARCA, 2011), cujas investigações têm priorizado analisar e compreender as diversas práticas em sala de aula, inclusive como os materiais didáticos e paradidáticos se articulam ao processo de aprendizagem (CAINELLI; SCHMIDT, 2012). Dessa forma, desenvolvemos como instrumento de pesquisa um estudo exploratório para analisar as narrativas dos professores de história a respeito dos livros paradidáticos. Quais são as vantagens desses materiais? Quais são suas limitações? Desenvolvemos nessa investigação uma análise acerca das narrativas dos professores sobre essas e outras questões envolvendo os paradidáticos, com vistas a perceber se eles podem ser considerados uma alternativa a um ensino de história significativo, preocupado com questões de alteridade, representando assim um incentivo à formação do aluno-leitor. Ao longo da análise, verificamos que os professores compreendem esses materiais de formas variadas: como uma possibilidade de se trabalhar aspectos lúdicos, como abordagens que tragam à tona elementos relacionados a contextos históricos e até mesmo como fontes históricas.
id UEL_f2b2178e5a4ad6703abfb9a424d1adf8
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000210554
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOs paradidáticos no ensino de história : as ideias e as experiências em sala de aula de professores de história da educação básica em LondrinaParadidactic books in History teaching : ideas and experiences in the classroom of teachers of History of basic education in Londrina2016-12-16Marlene Rosa Cainelli . Marcia Elisa Teté Ramos Ronaldo Cardoso AlvesAna Beatriz Accorsi ThomsonUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História Social.URLBRO objetivo deste trabalho foi pesquisar o uso de paradidáticos no ensino de história pelos professores da educação básica. Para isso, pretendeu-se verificar como esses profissionais se relacionam e entendem tais materiais compreendendo, de forma mais específica, como os livros paradidáticos estão presentes no processo de ensino de história, articulados ao cotidiano escolar. Nesse sentido, nos apropriamos das propostas teórico-metodológicas do campo da Educação Histórica (BARCA, 2011), cujas investigações têm priorizado analisar e compreender as diversas práticas em sala de aula, inclusive como os materiais didáticos e paradidáticos se articulam ao processo de aprendizagem (CAINELLI; SCHMIDT, 2012). Dessa forma, desenvolvemos como instrumento de pesquisa um estudo exploratório para analisar as narrativas dos professores de história a respeito dos livros paradidáticos. Quais são as vantagens desses materiais? Quais são suas limitações? Desenvolvemos nessa investigação uma análise acerca das narrativas dos professores sobre essas e outras questões envolvendo os paradidáticos, com vistas a perceber se eles podem ser considerados uma alternativa a um ensino de história significativo, preocupado com questões de alteridade, representando assim um incentivo à formação do aluno-leitor. Ao longo da análise, verificamos que os professores compreendem esses materiais de formas variadas: como uma possibilidade de se trabalhar aspectos lúdicos, como abordagens que tragam à tona elementos relacionados a contextos históricos e até mesmo como fontes históricas.The objective of this study is to analyse the application of paradidactic books in history teaching methods used by basic education school teachers. This research intends to verify how these teachers understand and interact with the paradidactic materials, more speccifically, how these kind of books are inserted in the history teaching and in the school routine. The study is based on the theoretical and methodologival proposals of History Education (BARCA, 2011) which has sought to analyse and undestand the practical aspects of teaching techniques in the classrooms and also how the paradidactic materials and textbooks influence the learning process (CAINELLI; SCHMIDT, 2012). As a research tool, a questionnaire was created to evaluate history teachers opinions on paradidactic books. What are the main advantages in using theses materials? What are their limitations? We intend to analyse the teacher’s knowledge and opinions about the issues envolving the paradidactic materials to conclude if this can be considered an alternative method of teaching history and also an encouraging way of forming a “reading student”. In our study, we found that teachers understand these materials in different ways, that is, they can represent playful aspects, elements related to historical contexts and even as historical sources.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000210554porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:31:30Zoai:uel.br:vtls000210554Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2017-05-12T17:18:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Os paradidáticos no ensino de história : as ideias e as experiências em sala de aula de professores de história da educação básica em Londrina
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Paradidactic books in History teaching : ideas and experiences in the classroom of teachers of History of basic education in Londrina
title Os paradidáticos no ensino de história : as ideias e as experiências em sala de aula de professores de história da educação básica em Londrina
spellingShingle Os paradidáticos no ensino de história : as ideias e as experiências em sala de aula de professores de história da educação básica em Londrina
Ana Beatriz Accorsi Thomson
title_short Os paradidáticos no ensino de história : as ideias e as experiências em sala de aula de professores de história da educação básica em Londrina
title_full Os paradidáticos no ensino de história : as ideias e as experiências em sala de aula de professores de história da educação básica em Londrina
title_fullStr Os paradidáticos no ensino de história : as ideias e as experiências em sala de aula de professores de história da educação básica em Londrina
title_full_unstemmed Os paradidáticos no ensino de história : as ideias e as experiências em sala de aula de professores de história da educação básica em Londrina
title_sort Os paradidáticos no ensino de história : as ideias e as experiências em sala de aula de professores de história da educação básica em Londrina
author Ana Beatriz Accorsi Thomson
author_facet Ana Beatriz Accorsi Thomson
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marlene Rosa Cainelli .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcia Elisa Teté Ramos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ronaldo Cardoso Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Beatriz Accorsi Thomson
contributor_str_mv Marlene Rosa Cainelli .
Marcia Elisa Teté Ramos
Ronaldo Cardoso Alves
description O objetivo deste trabalho foi pesquisar o uso de paradidáticos no ensino de história pelos professores da educação básica. Para isso, pretendeu-se verificar como esses profissionais se relacionam e entendem tais materiais compreendendo, de forma mais específica, como os livros paradidáticos estão presentes no processo de ensino de história, articulados ao cotidiano escolar. Nesse sentido, nos apropriamos das propostas teórico-metodológicas do campo da Educação Histórica (BARCA, 2011), cujas investigações têm priorizado analisar e compreender as diversas práticas em sala de aula, inclusive como os materiais didáticos e paradidáticos se articulam ao processo de aprendizagem (CAINELLI; SCHMIDT, 2012). Dessa forma, desenvolvemos como instrumento de pesquisa um estudo exploratório para analisar as narrativas dos professores de história a respeito dos livros paradidáticos. Quais são as vantagens desses materiais? Quais são suas limitações? Desenvolvemos nessa investigação uma análise acerca das narrativas dos professores sobre essas e outras questões envolvendo os paradidáticos, com vistas a perceber se eles podem ser considerados uma alternativa a um ensino de história significativo, preocupado com questões de alteridade, representando assim um incentivo à formação do aluno-leitor. Ao longo da análise, verificamos que os professores compreendem esses materiais de formas variadas: como uma possibilidade de se trabalhar aspectos lúdicos, como abordagens que tragam à tona elementos relacionados a contextos históricos e até mesmo como fontes históricas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000210554
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000210554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História Social.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História Social.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990179592765440