O (con)sagrado e o profano em um táxi para Viena D'austria de Antonio Torres
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10445 |
Resumo: | Resumo: Nesta Dissertação , analisamos a presença do (con)sagrado e do profano na organização temática e estrutural de Um táxi para Viena d'Áustria de Antônio Torres No capítulo inicial, com base nos estudos de Aguiar e Silva, Borneuf e Ouellet, Sabato, Forster e outros, analisamos o gênero da obra em estudo: o romance, em cujo percurso histórico verificamos uma íntima relação com o homem e com a História, bem como a alternância entre a consagração e a profanação do gênero mediante a crítica literária e o público leitor Em seguida, voltamo-nos para o cerne temático da obra e, à luz de Rosenthal, Jameson, Hutcheon e Bachelard, ao lado de outros pensadores, realizamos uma análise do personagem principal, cujo comportamento anuncia o desabrigo do homem contemporâneo em meio à relativização generalizada de formas e valores O sagrado e o profano, que constituem a principal dicotomia notada em seu proceder, são tratados, nesse momento, de acordo com os estudos de Mircea Eliade Finalmente, verificamos a estética da obra Nesta parte, García Canclini, Mouralis, Hutcheon, Chiampi e Rosenfeld são alguns dos estudiosos em que nos apoiamos para analisar o diálogo de gêneros e suas implicações na constituição estrutural e temática de Um táxi para Viena d'Áustria |
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O (con)sagrado e o profano em um táxi para Viena D'austria de Antonio TorresFicção brasileiraConsagraçãoProfanaçãoConsecrationProfanityBrazilian fictionHistory and criticismResumo: Nesta Dissertação , analisamos a presença do (con)sagrado e do profano na organização temática e estrutural de Um táxi para Viena d'Áustria de Antônio Torres No capítulo inicial, com base nos estudos de Aguiar e Silva, Borneuf e Ouellet, Sabato, Forster e outros, analisamos o gênero da obra em estudo: o romance, em cujo percurso histórico verificamos uma íntima relação com o homem e com a História, bem como a alternância entre a consagração e a profanação do gênero mediante a crítica literária e o público leitor Em seguida, voltamo-nos para o cerne temático da obra e, à luz de Rosenthal, Jameson, Hutcheon e Bachelard, ao lado de outros pensadores, realizamos uma análise do personagem principal, cujo comportamento anuncia o desabrigo do homem contemporâneo em meio à relativização generalizada de formas e valores O sagrado e o profano, que constituem a principal dicotomia notada em seu proceder, são tratados, nesse momento, de acordo com os estudos de Mircea Eliade Finalmente, verificamos a estética da obra Nesta parte, García Canclini, Mouralis, Hutcheon, Chiampi e Rosenfeld são alguns dos estudiosos em que nos apoiamos para analisar o diálogo de gêneros e suas implicações na constituição estrutural e temática de Um táxi para Viena d'ÁustriaDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: In this dissertation, we analyse the presence of the (con)sacred and of the profane in the thematic and structural organization of Um táxi para Viena d'Áustria by Antônio Torres In the initial chapter, on the basis of the studies of Aguiar e Silva, Borneuf and Ouellet, Sabato, Forster and others, we discuss the genre of the work in study: the romance, in whose historical course we verify an intimate relationship with man and History, as well as the alternation between the consecration and profanation of the genre by literary critic and public reader Afterwards, we investigate the thematic nucleus of the work: in the light of Rosenthal, Jameson, Hutcheon and Bachelard, beside other thinkers, we make an analysis of the main character, whose behavior announces the contemporary man's exposure amid the widespread relativisation in ways and values The sacred and the profane, the central dichotomy noticed in his procedure, they are treated, on that moment, in agreement with Mircea Eliade's studies Finally, we focus on the aesthetics of the work In this part, García Canclini, Mouralis, Hutcheon, Chiampi and Rosenfeld are some of the specialists that direct our analysis about the dialogue of genres and their implications in the structural and thematic constitution of Um táxi para Viena d'ÁustriaSilva, Joaquim Carvalho da [Orientador]Tofalini, Luzia Aparecida B.Nascimento, Gizêlda Melo doTesti, Edna de Morais Pereira2024-05-01T12:43:02Z2024-05-01T12:43:02Z2005.0029.08.2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10445porMestradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:54Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10445Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:54Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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