Contação de histórias : um caminho para a formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Cláudia Ramos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000166180
Resumo: pesquisa intitulada CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: um caminho para a formação de leitores? objetivou verificar alguns efeitos das narrativas orais, ou seja, dos possíveis decorrentes da contação de histórias para a formação de alunos-leitores, e descobrir se e como o desempenho do professor durante a contação de histórias influencia o interesse do aluno em ler outros livros. Situando-se no campo das investigações qualitativas, por conseguinte descritivas e interpretativas. A parte empírica foi desenvolvida em um ambiente escolar com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, visto que há uma ruptura na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, não só pela força da transição brusca da oferta dos ambientes de aprendizagem comuns a essas estruturas de ensino, como também pelas demais possibilidades interativas nas salas das séries iniciais. Pelos resultados desta pesquisa foi possível demonstrar a contação de história como mais uma estratégia fundamental na formação do leitor garantindo-se, com isso, o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que valoriza a constituição de sujeitos críticos e reflexivos. Isso porque as narrativas orais, especialmente as que têm por suporte a leitura de textos literários, como foi o caso deste estudo, condensam em si caminhos plurissignificativos para a leitura e compreensão de si e do mundo.
id UEL_f32e2f6337dc5b827e23dace53d312d8
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000166180
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisContação de histórias : um caminho para a formação de leitores2011-06-30Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin . Francismara Neves de Oliveira Rovilson José da SilvaAna Cláudia RamosUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.URLBRpesquisa intitulada CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: um caminho para a formação de leitores? objetivou verificar alguns efeitos das narrativas orais, ou seja, dos possíveis decorrentes da contação de histórias para a formação de alunos-leitores, e descobrir se e como o desempenho do professor durante a contação de histórias influencia o interesse do aluno em ler outros livros. Situando-se no campo das investigações qualitativas, por conseguinte descritivas e interpretativas. A parte empírica foi desenvolvida em um ambiente escolar com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, visto que há uma ruptura na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, não só pela força da transição brusca da oferta dos ambientes de aprendizagem comuns a essas estruturas de ensino, como também pelas demais possibilidades interativas nas salas das séries iniciais. Pelos resultados desta pesquisa foi possível demonstrar a contação de história como mais uma estratégia fundamental na formação do leitor garantindo-se, com isso, o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que valoriza a constituição de sujeitos críticos e reflexivos. Isso porque as narrativas orais, especialmente as que têm por suporte a leitura de textos literários, como foi o caso deste estudo, condensam em si caminhos plurissignificativos para a leitura e compreensão de si e do mundo.The research named STORYTELLING: a path to develop readers? aimed to check some of the effects of oral narratives, i. e., possible effects that resulted from storytelling for the development of novice readers. It also aimed to find out if and how the teacher's performance during the storytelling influences the student's interest in reading other books. Set in the field of qualitative investigations, and therefore descriptive and interpretative. The empirical part of the research was developed in an educational environment with students of the 2nd grade in elementary school, since there is a disruption in the transition from kindergarten to elementary school, not only because of the power of the rough transition of the offering of learning environments typical of those teaching structures, but because of other interactive possibilities in classes of early grades. Through the results of this research it was possible to expose storytelling as one more central strategy for the reader's development, assuring this way the enrichment of the educational process under a perspective that values the generation of critical and reflexive individuals. That's due to the fact that oral narratives, especially those that are supported by the reading of literary work, as in the case of this research, concentrate multi meaning ways for the reading and understanding of themselves and the world.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000166180porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:31:01Zoai:uel.br:vtls000166180Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2011-10-18T14:33:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Contação de histórias : um caminho para a formação de leitores
title Contação de histórias : um caminho para a formação de leitores
spellingShingle Contação de histórias : um caminho para a formação de leitores
Ana Cláudia Ramos
title_short Contação de histórias : um caminho para a formação de leitores
title_full Contação de histórias : um caminho para a formação de leitores
title_fullStr Contação de histórias : um caminho para a formação de leitores
title_full_unstemmed Contação de histórias : um caminho para a formação de leitores
title_sort Contação de histórias : um caminho para a formação de leitores
author Ana Cláudia Ramos
author_facet Ana Cláudia Ramos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francismara Neves de Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rovilson José da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Cláudia Ramos
contributor_str_mv Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin .
Francismara Neves de Oliveira
Rovilson José da Silva
description pesquisa intitulada CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: um caminho para a formação de leitores? objetivou verificar alguns efeitos das narrativas orais, ou seja, dos possíveis decorrentes da contação de histórias para a formação de alunos-leitores, e descobrir se e como o desempenho do professor durante a contação de histórias influencia o interesse do aluno em ler outros livros. Situando-se no campo das investigações qualitativas, por conseguinte descritivas e interpretativas. A parte empírica foi desenvolvida em um ambiente escolar com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, visto que há uma ruptura na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, não só pela força da transição brusca da oferta dos ambientes de aprendizagem comuns a essas estruturas de ensino, como também pelas demais possibilidades interativas nas salas das séries iniciais. Pelos resultados desta pesquisa foi possível demonstrar a contação de história como mais uma estratégia fundamental na formação do leitor garantindo-se, com isso, o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que valoriza a constituição de sujeitos críticos e reflexivos. Isso porque as narrativas orais, especialmente as que têm por suporte a leitura de textos literários, como foi o caso deste estudo, condensam em si caminhos plurissignificativos para a leitura e compreensão de si e do mundo.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000166180
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000166180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990172804284416