Prevalência de dor crônica e associação com percepções e condições de trabalho de professores da rede estadual de ensino de Londrina (PR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabani, Flávia Lopes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16080
Resumo: Resumo: As condições de trabalho estão relacionadas à ocorrência de dor em professores, a qual resulta em limitação das atividades diárias, maior número de consultas médicas, afastamento do trabalho e pior qualidade de vida O processo álgico pode ser deflagrado e perpetuado por diversos motivos, que podem diferir de acordo com as características laborais e as regiões do corpo afetadas Elucidar esse fenômeno de forma mais detalhada pode reduzir danos adicionais à saúde do professor Este estudo teve por objetivo caracterizar a dor crônica, prevalência e regiões do corpo mais afetadas, e associar com percepções e condições de trabalho de professores da rede estadual de ensino de Londrina (PR) Tratou-se de estudo transversal realizado no período de 212 a 213 com professores do ensino fundamental e médio Foram excluídos os educadores readaptados ou afastados de função, com menos de um ano de serviço e com diagnóstico de neoplasia maligna O desfecho dor crônica foi dividido em três regiões do corpo: membros superiores, coluna lombar e membros inferiores A análise estatística ocorreu por meio de três modelos de regressão de Poisson e cálculo da razão de prevalência ajustados por variáveis sociodemográficas, de estilo de vida e comorbidades Para comparação das proporções de professores com e sem dor crônica utilizou-se o teste Qui-quadrado com correção de Yates, considerando nível de significância de 5% (p < ,5) A amostra final correspondeu a 958 professores Dor crônica foi referida por 48 (42,6%) docentes, com maior frequência em mulheres, na faixa etária acima de 4 anos, da raça/cor branca e amarela/indígena, entre aqueles que não realizavam atividade física pelo menos uma vez por semana ou realizavam de forma insuficiente, e não consumidores de álcool Também foi mais frequente na população com vínculo empregatício tipo estatutário e com tempo de atuação como professor acima de 2 anos As regiões reportadas como mais dolorosas foram membros superiores, cabeça, membros inferiores e coluna lombar No modelo final da regressão de Poisson, dor nos membros superiores foi significativamente mais frequente entre professores que consideravam que as seguintes situações afetavam seu trabalho: condições para escrever no quadro e para carregar o material didático, tempo que permanecia em pé e posição do corpo em relação ao mobiliário e equipamentos Também houve associação da dor em membros superiores com a percepção regular/ruim sobre a quantidade de alunos em sala de aula e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional A dor na coluna lombar associou-se à percepção de que escrever no quadro afetava seu trabalho A dor em membros inferiores associou-se ao tempo de profissão > 2 anos, à percepção regular/ruim quanto ao equilíbrio pessoal e profissional e à percepção de que o tempo que permanecia em pé afetava o trabalho Foram evidenciadas percepções e codições relativas ao trabalho docente associadas a diferentes regiões corpóreas afetadas por dor crônica em professores
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spelling Prevalência de dor crônica e associação com percepções e condições de trabalho de professores da rede estadual de ensino de Londrina (PR)Dor intratávelProfessoresSaúde e trabalhoProfessoresMinas GeraisIntractable painHealth and workTeachersTeachersResumo: As condições de trabalho estão relacionadas à ocorrência de dor em professores, a qual resulta em limitação das atividades diárias, maior número de consultas médicas, afastamento do trabalho e pior qualidade de vida O processo álgico pode ser deflagrado e perpetuado por diversos motivos, que podem diferir de acordo com as características laborais e as regiões do corpo afetadas Elucidar esse fenômeno de forma mais detalhada pode reduzir danos adicionais à saúde do professor Este estudo teve por objetivo caracterizar a dor crônica, prevalência e regiões do corpo mais afetadas, e associar com percepções e condições de trabalho de professores da rede estadual de ensino de Londrina (PR) Tratou-se de estudo transversal realizado no período de 212 a 213 com professores do ensino fundamental e médio Foram excluídos os educadores readaptados ou afastados de função, com menos de um ano de serviço e com diagnóstico de neoplasia maligna O desfecho dor crônica foi dividido em três regiões do corpo: membros superiores, coluna lombar e membros inferiores A análise estatística ocorreu por meio de três modelos de regressão de Poisson e cálculo da razão de prevalência ajustados por variáveis sociodemográficas, de estilo de vida e comorbidades Para comparação das proporções de professores com e sem dor crônica utilizou-se o teste Qui-quadrado com correção de Yates, considerando nível de significância de 5% (p < ,5) A amostra final correspondeu a 958 professores Dor crônica foi referida por 48 (42,6%) docentes, com maior frequência em mulheres, na faixa etária acima de 4 anos, da raça/cor branca e amarela/indígena, entre aqueles que não realizavam atividade física pelo menos uma vez por semana ou realizavam de forma insuficiente, e não consumidores de álcool Também foi mais frequente na população com vínculo empregatício tipo estatutário e com tempo de atuação como professor acima de 2 anos As regiões reportadas como mais dolorosas foram membros superiores, cabeça, membros inferiores e coluna lombar No modelo final da regressão de Poisson, dor nos membros superiores foi significativamente mais frequente entre professores que consideravam que as seguintes situações afetavam seu trabalho: condições para escrever no quadro e para carregar o material didático, tempo que permanecia em pé e posição do corpo em relação ao mobiliário e equipamentos Também houve associação da dor em membros superiores com a percepção regular/ruim sobre a quantidade de alunos em sala de aula e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional A dor na coluna lombar associou-se à percepção de que escrever no quadro afetava seu trabalho A dor em membros inferiores associou-se ao tempo de profissão > 2 anos, à percepção regular/ruim quanto ao equilíbrio pessoal e profissional e à percepção de que o tempo que permanecia em pé afetava o trabalho Foram evidenciadas percepções e codições relativas ao trabalho docente associadas a diferentes regiões corpóreas afetadas por dor crônica em professoresTese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaAbstract: Working conditions are related to the occurrence of pain in teachers, which results in limitation of daily activities, a greater number of medical consultations, withdrawal from work and worse quality of life The pain process can be triggered and perpetuated for several reasons, which may differ according to the work characteristics and body regions affected Elucidating this phenomenon in more detail can reduce additional damage to the teacher's health This study aimed to characterize the chronic pain, prevalence and regions of the body most affected, and to associate with perceptions and working conditions of teachers of the state teaching system of Londrina, Paraná It was a cross-sectional study conducted between 212 and 213 with primary and secondary school teachers Educators who had been readmitted or removed from function, with less than one year of service and diagnosed with malignant neoplasia, were excluded The chronic pain outcome was divided in three regions of the body: upper limbs, lumbar spine and lower limbs Statistical analysis was performed using three Poisson regression models and prevalence ratio calculation adjusted for sociodemographic, lifestyle and comorbid variables The Chi-square test with Yates correction was used to compare the proportions of teachers with and without chronic pain, considering a significance level of 5% (p < 5) The final sample corresponded to 958 teachers Chronic pain was reported by 48 (426%) teachers, more frequently in women aged over 4 years, white / yellow / indigenous race / color, among those who did not perform physical activity at least once a week or insufficiently, and not alcohol users It was also more frequent in the population with a statutory type of employment and with a teaching time of more than 2 years The regions reported as more painful were upper limbs, head, lower limbs and lumbar spine In the final Poisson regression model, pain in the upper limbs was significantly more frequent among teachers who felt that the following situations affected their work: conditions for writing on the board and for carrying the didactic material, standing time and position of the body in relation to furniture and equipment There was also an association of pain in upper limbs with regular / poor perception about the amount of students in the classroom and the balance between personal and professional life Lumbar spine pain was associated with the perception that writing on the picture affected his work Lower limb pain was associated with the time of profession > 2 years, the regular / poor perception of personal and professional balance and the perception that the time to remained standing affected the work Perceptions and codifications related to the teaching work associated to different body regions affected by chronic pain in teachersAndrade, Selma Maffei de [Orientador]Pimenta, Cibele Andrucioli de MattosTrelha, Celita SalmasoDellaroza, Mara Solange GomesDurán González, AlbertoGabani, Flávia Lopes2024-05-01T15:00:13Z2024-05-01T15:00:13Z2017.0026.04.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16080porDoutoradoSaúde ColetivaCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:11Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16080Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:11Repositório Institucional da UEL - 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