Avaliação de uma intervenção com codificadores hospitalares para melhoria da informação sobre internações por causas externas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Birolim, Marcela Maria
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9480
Resumo: Resumo: O Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH-SUS) éuma importante base de dados nacional sobre a morbidade hospitalar No entanto, asubnotificação de determinados tipos de causas constitui-se um problema para aconfiabilidade dos seus dados O presente estudo tem por objetivo caracterizar oprocesso de codificação de causas externas nas internações hospitalares realizadaspelo SUS e avaliar o impacto de uma intervenção com codificadores hospitalares namelhoria da qualidade da informação dessas causas O estudo foi realizado emLondrina (PR) em três fases A primeira fase buscou caracterizar os codificadoresdos hospitais segundo características pessoais, de formação em codificação decausas de internações e de trabalho, bem como identificar as dificuldades referidaspor esses profissionais relacionadas ao processo de codificação de causas externasOs dados foram coletados por meio de formulário estruturado aplicado nos locais detrabalho desses profissionais A segunda teve a finalidade de comparar a qualidadeda codificação antes e depois de uma intervenção que se consistiu de umtreinamento no qual foram realizadas três exposições sobre o assunto e aplicou-se,antes e depois das explanações, um instrumento com casos de internações porcausas externas para que fossem codificadas as causas A terceira fase consistiu-seem uma avaliação dos registros do SIH-SUS quanto à codificação das causas deinternação Para essa fase foram revisados manualmente os laudos médicos deautorizações de internação hospitalar (AIHs) de três hospitais gerais em doisperíodos distintos (sessenta dias antes e sessenta dias após o treinamento) Taislaudos foram transcritos e codificados por duas pessoas treinadas O banco dedados do SIH foi obtido do sítio do DATASUS, nos períodos selecionados Tendo onúmero da AIH como campo identificador entre os dois bancos, foi possível fazer acomparação entre os dados dessas duas fontes nos períodos antes e após otreinamento, utilizando-se o programa Epi Info, versão 64d Em relação ao perfildos codificadores verificou-se predomínio de mulheres na faixa etária dos 41 aos 5anos; 85,7% dos participantes disseram ter aprendido a codificar no próprio trabalho,sem passar por nenhum treinamento prévio para o exercício da função Asdificuldades mais referidas no processo de codificação foram: ausência deinformação sobre a causa externa no laudo médico e a ilegibilidade da mesma Naavaliação imediata após o treinamento, observou-se aumento na taxa de acertospara a maioria dos códigos, obtendo uma razão de acertos depois /antes de 1,22(p=,3) para as causas categorizadas em nível de três caracteres Na terceira fase,observou-se, após a intervenção baseada em sensibilização e treinamento, discretamelhoria na qualidade da informação por causas externas no SIH em dois doshospitais estudados O hospital 1 foi o que apresentou melhor qualidade dainformação nas internações por causas externas, tanto antes quanto após otreinamento (Kappa ,85 antes e ,9 após) No hospital 2 ocorreu diminuição emtodos os indicadores de concordância após o treinamento e, no hospital 3, todos osindicadores de concordância segundo a informação do SIH e da pesquisaaumentaram no período pós intervenção Conclui-se que treinamentos podem serestratégias que contribuam para a melhoria da qualidade da informação, porém,para serem efetivos, eles devem ser periódicos, envolvendo todos os responsáveispela geração dessa informação e devem estar vinculados com as propostas detransformação dos serviços de saúde
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85,7% dos participantes disseram ter aprendido a codificar no próprio trabalho,sem passar por nenhum treinamento prévio para o exercício da função Asdificuldades mais referidas no processo de codificação foram: ausência deinformação sobre a causa externa no laudo médico e a ilegibilidade da mesma Naavaliação imediata após o treinamento, observou-se aumento na taxa de acertospara a maioria dos códigos, obtendo uma razão de acertos depois /antes de 1,22(p=,3) para as causas categorizadas em nível de três caracteres Na terceira fase,observou-se, após a intervenção baseada em sensibilização e treinamento, discretamelhoria na qualidade da informação por causas externas no SIH em dois doshospitais estudados O hospital 1 foi o que apresentou melhor qualidade dainformação nas internações por causas externas, tanto antes quanto após otreinamento (Kappa ,85 antes e ,9 após) No hospital 2 ocorreu diminuição emtodos os indicadores de concordância após o treinamento e, no hospital 3, todos osindicadores de concordância segundo a informação do SIH e da pesquisaaumentaram no período pós intervenção Conclui-se que treinamentos podem serestratégias que contribuam para a melhoria da qualidade da informação, porém,para serem efetivos, eles devem ser periódicos, envolvendo todos os responsáveispela geração dessa informação e devem estar vinculados com as propostas detransformação dos serviços de saúdeDissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaAbstract: The Hospital Information System of the Brazilian Unified Health System (SIH-SUS) isan important national database on hospital morbidity However, the underreporting ofsome types of causes has become a problem in terms of data reliability Theobjective of this study is to characterize the process of morbidity coding in hospitaladmissions by external causes carried out by the SUS, and to evaluate the impact ofan intervention with hospital data coders on the quality of this information The studywas conducted in Londrina (PR), in three phases The first phase was undertook tocharacterize hospital data coders according to personal characteristics, training incoding hospital causes of admissions and work’s characteristics, as well as to identifythe difficulties related to the process of coding external causes of morbiditymentioned by these professionals Data were collected using a structured formapplied in their working sites The second phase compared the quality of the codingbefore and after an intervention that consisting of a training session which includedthree lectures on the subject and the application of an instrument, before and afterthese explanatory lectures, with admissions due to external causes to be coded Thethird phase included an evaluation of the SIH-SUS records regarding causes ofadmission coding In this phase, physician’s reports on hospital admissions (AIHs),from three general hospitals, in two distinct periods (sixty days before and sixty daysafter the training sessions) were revised manually These reports were transcribedand coded by two specially trained persons The SIH databank was obtained fromthe DATASUS site, in the same selected periods Using the AIH number as theidentifying field between the two banks, it was possible to compare the data fromthese two sources before and after the training, using the Epi Info program, version64d As for the codifiers profile, there was a predominance of women between 4and 5 years of age; 857% of the participants said they had learned to code in theirown work, without any previous training Difficulties with the process of coding mostlyreported were: lack of information about the external cause on the physician’s reportand the illegibility of the information In the evaluation carried out immediately afterthe training session, an increase in the number of right answers was verified for mostcodes of causes categorized in three characters levels, with a rate of right answersfor after/before of 122 (p=3) In the third phase, an improvement in the quality ofinformation on external causes in the SIH was observed in two hospitals Hospital 1showed the best quality of information on admissions due to external causes, beforeand after the training sessions (Kappa 85 before and 9 after) In hospital 2 therewas a reduction in all agreement indicators after the training and, in hospital 3, allagreement indicators, according to SIH information and the research, increased inthe post-intervention period Training sessions may be strategies which cancontribute to the improvement of the quality of the information; however, to beeffective, they must be done periodically, involving all the people responsible forgenerating this type of information, and they should also be connected with thehealth services transformation proposalsAndrade, Selma Maffei de [Orientador]Mathias, Thaís Aidar de FreitasSouza, Regina Kazue Tanno deBirolim, Marcela Maria2024-05-01T11:55:52Z2024-05-01T11:55:52Z2010.0030.06.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9480porMestradoSaúde ColetivaCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:24Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9480Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:24Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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