Crônicas pedagógicas : revivescências, arte e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Francisco Quaresma Soares da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13609
Resumo: Resumo: Este estudo tem como objetivo discutir a importância da vivência artística e estética no ambiente escolar, a partir das contribuições de Lev S Vigotski Estabelece como inquietação fundamental o modo como a escola possibilita à criança o envolvimento com a arte Reivindica a presença do professor de artes, e estende esse comprometimento a todos os professores das demais disciplinas, a despertar a percepção do aprendiz para a beleza e as sensorialidades do mundo Trata-se de uma pesquisa qualitativa, no modelo de pesquisa autobiográfica, estruturada nas vivências pessoais do pesquisador, apresentadas na forma de crônicas A primeira, Estranhamento e finitude, trata da relação da criança com o mundo, seu estranhamento interior diante do limite da vida, e que se anteporá aos demais estranhamentos, significações e ressignificações vivenciadas A segunda relata uma vivência de deslumbramento estético, denominada A escola como lugar de vivência estética A terceira, Da palavra enquanto constitutiva do humano, revela o significado da voz, da palavra, seu valor enquanto comunicação, descrição e explicação A quarta, Experiência de figuração do sentido estético, busca discutir a capacidade inerente do professor de conduzir seus estudantes ao contato com o mundo sensorial A quinta, Aprendizagem e afeto, pretende discorrer acerca da importância do afeto nas relações que envolvem aprendizagem e formação E, por fim, a sexta crônica, Uma experiência de ensino, insere-se como devida atenção do professor ao educando e a possibilitar-lhe a abertura de caminhos que o conduza para as relações com o mundo, a examinar outras opções para o envolvimento com as coisas do aprender O presente estudo colabora com o debate na área, ao valorizar a importância da experiência subjetiva, e dá relevância à vivência do educando nas atividades estéticas, enquanto processo, onde se propõe como valoroso o encontro do estudante com a obra de arte, com os campos da estética e do sensível
id UEL_f42d04b5c37b3c7a56e28471faca1bc9
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13609
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Crônicas pedagógicas : revivescências, arte e educaçãoArte na educaçãoEstéticaArt in educationAestheticsResumo: Este estudo tem como objetivo discutir a importância da vivência artística e estética no ambiente escolar, a partir das contribuições de Lev S Vigotski Estabelece como inquietação fundamental o modo como a escola possibilita à criança o envolvimento com a arte Reivindica a presença do professor de artes, e estende esse comprometimento a todos os professores das demais disciplinas, a despertar a percepção do aprendiz para a beleza e as sensorialidades do mundo Trata-se de uma pesquisa qualitativa, no modelo de pesquisa autobiográfica, estruturada nas vivências pessoais do pesquisador, apresentadas na forma de crônicas A primeira, Estranhamento e finitude, trata da relação da criança com o mundo, seu estranhamento interior diante do limite da vida, e que se anteporá aos demais estranhamentos, significações e ressignificações vivenciadas A segunda relata uma vivência de deslumbramento estético, denominada A escola como lugar de vivência estética A terceira, Da palavra enquanto constitutiva do humano, revela o significado da voz, da palavra, seu valor enquanto comunicação, descrição e explicação A quarta, Experiência de figuração do sentido estético, busca discutir a capacidade inerente do professor de conduzir seus estudantes ao contato com o mundo sensorial A quinta, Aprendizagem e afeto, pretende discorrer acerca da importância do afeto nas relações que envolvem aprendizagem e formação E, por fim, a sexta crônica, Uma experiência de ensino, insere-se como devida atenção do professor ao educando e a possibilitar-lhe a abertura de caminhos que o conduza para as relações com o mundo, a examinar outras opções para o envolvimento com as coisas do aprender O presente estudo colabora com o debate na área, ao valorizar a importância da experiência subjetiva, e dá relevância à vivência do educando nas atividades estéticas, enquanto processo, onde se propõe como valoroso o encontro do estudante com a obra de arte, com os campos da estética e do sensívelDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Based on Lev S Vygotsky´s contribution to education, this study seeks to discuss the importance of artistic and aesthetic experiences in the school environment It establishes as a fundamental concern the way schools make possible to the child the involvement with art This dissertation claims the presence of an art teacher in school, and extends this commitment to all teachers of other subjects, in order to stimulate the learner’s perception of beauty and the world as a whole This research is based on qualitative and autobiographical methods which focuses on the researcher’s personal experiences presented in the form of chronicles The first chronicle, Estrangement and Finitude, presents the child’s relationship with the world, his/her inner strangeness facing the boundaries of life, which anticipate other similar processes of signifying and resignifying experiences The second one reports experiences of aesthetic fascination, named The school as a place of aesthetic experience The third chronicle, Word as constitutive of the human being, reveals the meaning of the word, voice, their value as communication, description and explanation The fourth one, Experience of figuration of the aesthetic sense, examines the inherent ability of the teacher to lead their students to be in contact with the world of perception The fifth chronicle, Learning and affection, evaluates the importance of the affection in relationships that involve learning and formation And, finally, the sixth chronicle, A teaching experience, discusses the attention teachers can give to students in order to enable them to open paths that lead to new relationships with the world, so that to examine other options for the involvement with specific processes of education This study contributes to the debate in the area of art and education as it emphasizes the importance of subjective experiences, as well as give relevance to the student’s practices in the field of Aesthetics, as a process in which the proximity between students and art works, consequently with the fields Aesthetics and sensibility is considered worthwhileMartins, João Batista [Orientador]Weber, José FernandesZanella, Andréa VieiraSilva, José Francisco Quaresma Soares da2024-05-01T14:16:34Z2024-05-01T14:16:34Z2012.0003.09.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13609porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:41:00Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13609Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Crônicas pedagógicas : revivescências, arte e educação
title Crônicas pedagógicas : revivescências, arte e educação
spellingShingle Crônicas pedagógicas : revivescências, arte e educação
Silva, José Francisco Quaresma Soares da
Arte na educação
Estética
Art in education
Aesthetics
title_short Crônicas pedagógicas : revivescências, arte e educação
title_full Crônicas pedagógicas : revivescências, arte e educação
title_fullStr Crônicas pedagógicas : revivescências, arte e educação
title_full_unstemmed Crônicas pedagógicas : revivescências, arte e educação
title_sort Crônicas pedagógicas : revivescências, arte e educação
author Silva, José Francisco Quaresma Soares da
author_facet Silva, José Francisco Quaresma Soares da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, João Batista [Orientador]
Weber, José Fernandes
Zanella, Andréa Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Francisco Quaresma Soares da
dc.subject.por.fl_str_mv Arte na educação
Estética
Art in education
Aesthetics
topic Arte na educação
Estética
Art in education
Aesthetics
description Resumo: Este estudo tem como objetivo discutir a importância da vivência artística e estética no ambiente escolar, a partir das contribuições de Lev S Vigotski Estabelece como inquietação fundamental o modo como a escola possibilita à criança o envolvimento com a arte Reivindica a presença do professor de artes, e estende esse comprometimento a todos os professores das demais disciplinas, a despertar a percepção do aprendiz para a beleza e as sensorialidades do mundo Trata-se de uma pesquisa qualitativa, no modelo de pesquisa autobiográfica, estruturada nas vivências pessoais do pesquisador, apresentadas na forma de crônicas A primeira, Estranhamento e finitude, trata da relação da criança com o mundo, seu estranhamento interior diante do limite da vida, e que se anteporá aos demais estranhamentos, significações e ressignificações vivenciadas A segunda relata uma vivência de deslumbramento estético, denominada A escola como lugar de vivência estética A terceira, Da palavra enquanto constitutiva do humano, revela o significado da voz, da palavra, seu valor enquanto comunicação, descrição e explicação A quarta, Experiência de figuração do sentido estético, busca discutir a capacidade inerente do professor de conduzir seus estudantes ao contato com o mundo sensorial A quinta, Aprendizagem e afeto, pretende discorrer acerca da importância do afeto nas relações que envolvem aprendizagem e formação E, por fim, a sexta crônica, Uma experiência de ensino, insere-se como devida atenção do professor ao educando e a possibilitar-lhe a abertura de caminhos que o conduza para as relações com o mundo, a examinar outras opções para o envolvimento com as coisas do aprender O presente estudo colabora com o debate na área, ao valorizar a importância da experiência subjetiva, e dá relevância à vivência do educando nas atividades estéticas, enquanto processo, onde se propõe como valoroso o encontro do estudante com a obra de arte, com os campos da estética e do sensível
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 03.09.2012
2012.00
2024-05-01T14:16:34Z
2024-05-01T14:16:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13609
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654562440019968