Áreas de figuras planas : alguns recortes históricos e uma proposta de atividade para o ensino médio utilizando conceitos do cálculo integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Reginaldo Aparecido Alves da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9095
Resumo: Resumo: Neste trabalho apresentamos a temática do cálculo de áreas de figuras planas, com o auxílo da História da Matemática, com alguns recortes históricos e cronológicos sobre esse tema Além disso, apresentamos uma proposta de atividade para o Ensino Médio, para o qual buscamos inspiração nas ideias iniciais do Cálculo Integral Entendemos que a utilização da História da Matemática na sala de aula permite reconstruir conceitos, enaltecendo os esforços contínuos daqueles que se dedicaram ao desenvolvimento da Matemática e possibilitando aos estudantes a valorização das práticas sociais que permitiram a descoberta de vários conceitos da Matemática A metodologia geral para o desenvolvimento do trabalho foi a pesquisa bibliográfica Para a realização da atividade para o Ensino Médio, fizemos uso da metodologia da Resolução de Problemas e contamos com o auxílio do recurso do software Geogebra, por ser um software gratuito O cálculo de área de regiões curvas abordou conceitos intuitivos do Cálculo Integral, permitindo uma aproximação da Educação Superior com a Educação Básica A contextualização deu-se a partir da geografia local, pois foi escolhido o contorno do Lago Igapó em Londrina como região de figura plana a ser tratada A atividade não foi diretamente aplicada na sala de aula por causa das questões da pandemia que nos acometeu, todavia, espera-se que essa atividade proposta seja uma ferramenta instigante tanto para professores como para estudantes do Ensino Médio
id UEL_f5480a1396ed983c525aa9dd1c0a6463
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9095
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Áreas de figuras planas : alguns recortes históricos e uma proposta de atividade para o ensino médio utilizando conceitos do cálculo integralEducação matemáticaÁrea de figuras planasMatemáticaHistóriaCálculo integralMathematics educationArea of plane figuresMathematicsCalculus, IntegralHistoryResumo: Neste trabalho apresentamos a temática do cálculo de áreas de figuras planas, com o auxílo da História da Matemática, com alguns recortes históricos e cronológicos sobre esse tema Além disso, apresentamos uma proposta de atividade para o Ensino Médio, para o qual buscamos inspiração nas ideias iniciais do Cálculo Integral Entendemos que a utilização da História da Matemática na sala de aula permite reconstruir conceitos, enaltecendo os esforços contínuos daqueles que se dedicaram ao desenvolvimento da Matemática e possibilitando aos estudantes a valorização das práticas sociais que permitiram a descoberta de vários conceitos da Matemática A metodologia geral para o desenvolvimento do trabalho foi a pesquisa bibliográfica Para a realização da atividade para o Ensino Médio, fizemos uso da metodologia da Resolução de Problemas e contamos com o auxílio do recurso do software Geogebra, por ser um software gratuito O cálculo de área de regiões curvas abordou conceitos intuitivos do Cálculo Integral, permitindo uma aproximação da Educação Superior com a Educação Básica A contextualização deu-se a partir da geografia local, pois foi escolhido o contorno do Lago Igapó em Londrina como região de figura plana a ser tratada A atividade não foi diretamente aplicada na sala de aula por causa das questões da pandemia que nos acometeu, todavia, espera-se que essa atividade proposta seja uma ferramenta instigante tanto para professores como para estudantes do Ensino MédioDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAbstract: In this work we present some studies on calculating areas of plane figures, with the help of the History of Mathematics, with some historical and chronological fragments on this theme In addition, we present an activity proposal for High School for which we seek inspiration in the initial ideas of Integral Calculus We understand that the use of the History of Mathematics in the classroom allows for a reconstruction of concepts, praising the continuous efforts of those who dedicated themselves to the development of Mathematics and enabling students to appreciate the social practices that allowed the discovery of various Mathematics concepts The general methodology for the development of the work was the bibliographical researchTo carry out the activity for High School, we used the Problem Solving methodology and had the help of the Geogebra software resource, as it is free software The calculation of the area of curved regions approached intuitive concepts of Integral Calculus, allowing for an approximation between Higher Education and Basic Education The contextualization was based on the local geography, as the contour of Lago Igapó in Londrina was chosen as the plane figure region to be treated The activity was not directly applied in the classroom because of the issues of the pandemic that affected us, however, it is expected that this proposed activity will be an exciting tool for both teachers and high school studentsCarvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]Pereira, Patrícia SândaloPires, Magna Natalia MarinSilva, Reginaldo Aparecido Alves da2024-05-01T11:46:57Z2024-05-01T11:46:57Z2021.0016.12.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9095porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:02Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9095Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:02Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Áreas de figuras planas : alguns recortes históricos e uma proposta de atividade para o ensino médio utilizando conceitos do cálculo integral
title Áreas de figuras planas : alguns recortes históricos e uma proposta de atividade para o ensino médio utilizando conceitos do cálculo integral
spellingShingle Áreas de figuras planas : alguns recortes históricos e uma proposta de atividade para o ensino médio utilizando conceitos do cálculo integral
Silva, Reginaldo Aparecido Alves da
Educação matemática
Área de figuras planas
Matemática
História
Cálculo integral
Mathematics education
Area of plane figures
Mathematics
Calculus, Integral
History
title_short Áreas de figuras planas : alguns recortes históricos e uma proposta de atividade para o ensino médio utilizando conceitos do cálculo integral
title_full Áreas de figuras planas : alguns recortes históricos e uma proposta de atividade para o ensino médio utilizando conceitos do cálculo integral
title_fullStr Áreas de figuras planas : alguns recortes históricos e uma proposta de atividade para o ensino médio utilizando conceitos do cálculo integral
title_full_unstemmed Áreas de figuras planas : alguns recortes históricos e uma proposta de atividade para o ensino médio utilizando conceitos do cálculo integral
title_sort Áreas de figuras planas : alguns recortes históricos e uma proposta de atividade para o ensino médio utilizando conceitos do cálculo integral
author Silva, Reginaldo Aparecido Alves da
author_facet Silva, Reginaldo Aparecido Alves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]
Pereira, Patrícia Sândalo
Pires, Magna Natalia Marin
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Reginaldo Aparecido Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Área de figuras planas
Matemática
História
Cálculo integral
Mathematics education
Area of plane figures
Mathematics
Calculus, Integral
History
topic Educação matemática
Área de figuras planas
Matemática
História
Cálculo integral
Mathematics education
Area of plane figures
Mathematics
Calculus, Integral
History
description Resumo: Neste trabalho apresentamos a temática do cálculo de áreas de figuras planas, com o auxílo da História da Matemática, com alguns recortes históricos e cronológicos sobre esse tema Além disso, apresentamos uma proposta de atividade para o Ensino Médio, para o qual buscamos inspiração nas ideias iniciais do Cálculo Integral Entendemos que a utilização da História da Matemática na sala de aula permite reconstruir conceitos, enaltecendo os esforços contínuos daqueles que se dedicaram ao desenvolvimento da Matemática e possibilitando aos estudantes a valorização das práticas sociais que permitiram a descoberta de vários conceitos da Matemática A metodologia geral para o desenvolvimento do trabalho foi a pesquisa bibliográfica Para a realização da atividade para o Ensino Médio, fizemos uso da metodologia da Resolução de Problemas e contamos com o auxílio do recurso do software Geogebra, por ser um software gratuito O cálculo de área de regiões curvas abordou conceitos intuitivos do Cálculo Integral, permitindo uma aproximação da Educação Superior com a Educação Básica A contextualização deu-se a partir da geografia local, pois foi escolhido o contorno do Lago Igapó em Londrina como região de figura plana a ser tratada A atividade não foi diretamente aplicada na sala de aula por causa das questões da pandemia que nos acometeu, todavia, espera-se que essa atividade proposta seja uma ferramenta instigante tanto para professores como para estudantes do Ensino Médio
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 16.12.2021
2021.00
2024-05-01T11:46:57Z
2024-05-01T11:46:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9095
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823278315864064