Práticas de leitura (crítica) de alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francescon, Paula Kracker
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14882
Resumo: Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender práticas de leitura em língua estrangeira de um grupo de alunos do ensino Médio Inserida na área da Linguística Aplicada, no campo do ensino, seu foco é leitura crítica O contexto da investigação foi um curso de leitura em língua inglesa ofertado pela professora-pesquisadora a alunos do ensino Médio em escola pública de Londrina, PR O curso foi composto por três módulos, cada um elaborado a partir de um texto multimodal (vídeo) As atividades de leitura propostas para conduzir a compreensão desses textos foram produzidas com base na teoria do contexto da situação (HALLIDAY, 1989) e visaram a proporcionar leitura crítica dos textos Assim, a pesquisa se pauta nos pressupostos do estudo crítico da linguagem (FAIRCLOUGH, 1989; 1992) e concepções sobre leitura crítica (WALLACE, 1992; FIGUEREIDO, 2; HEBERLE, 2) A análise conta com dados das atividades de leitura respondidos por oito alunos e buscou interpretar a) dimensões de leitura expressas em suas interpretações (leitura em nível de decodificação, em nível de compreensão/interpretação ou em nível crítico); b) tipos de processamento textual que os alunos realizaram em suas compreensões (processamento automático/mecânico, lógico, linguístico ou crítico); e c) recursos utilizados pelos alunos para chegarem a suas significações sobre o texto (unimodal; múltiplos) Com isso, esta pesquisa qualitativa segue pressupostos metodológicos etnográficos (VIDICH; LYMAN, 26), considerando concepções ontológicas do realismo crítico (LINCOLN; GUBA, 26) e epistemológicos do interpretativismo (SCHWANDT, 26), uma vez que a compreensão da ação humana é entendida de acordo com os significados que os praticantes da ação atribuem a ela De forma geral, nas respostas dos alunos, registram-se interpretações críticas dos textos, possibilitando esta investigação a apontar resultados positivos em relação às práticas de leitura realizadas por esses alunos Por fim, a pesquisa auxilia a compor possibilidades de ensino de língua estrangeira por meio de leitura crítica, o que contribui para formação de sujeitos mais preparados para refletir criticamente nas práticas sociais de leitura das quais participam
id UEL_f568653c49ac5968f187caf1a9eed09b
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14882
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Práticas de leitura (crítica) de alunos do ensino médioLeituraLíngua inglesa (Ensino médio)Estudo e ensinoLeitoresReação críticaReadingResumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender práticas de leitura em língua estrangeira de um grupo de alunos do ensino Médio Inserida na área da Linguística Aplicada, no campo do ensino, seu foco é leitura crítica O contexto da investigação foi um curso de leitura em língua inglesa ofertado pela professora-pesquisadora a alunos do ensino Médio em escola pública de Londrina, PR O curso foi composto por três módulos, cada um elaborado a partir de um texto multimodal (vídeo) As atividades de leitura propostas para conduzir a compreensão desses textos foram produzidas com base na teoria do contexto da situação (HALLIDAY, 1989) e visaram a proporcionar leitura crítica dos textos Assim, a pesquisa se pauta nos pressupostos do estudo crítico da linguagem (FAIRCLOUGH, 1989; 1992) e concepções sobre leitura crítica (WALLACE, 1992; FIGUEREIDO, 2; HEBERLE, 2) A análise conta com dados das atividades de leitura respondidos por oito alunos e buscou interpretar a) dimensões de leitura expressas em suas interpretações (leitura em nível de decodificação, em nível de compreensão/interpretação ou em nível crítico); b) tipos de processamento textual que os alunos realizaram em suas compreensões (processamento automático/mecânico, lógico, linguístico ou crítico); e c) recursos utilizados pelos alunos para chegarem a suas significações sobre o texto (unimodal; múltiplos) Com isso, esta pesquisa qualitativa segue pressupostos metodológicos etnográficos (VIDICH; LYMAN, 26), considerando concepções ontológicas do realismo crítico (LINCOLN; GUBA, 26) e epistemológicos do interpretativismo (SCHWANDT, 26), uma vez que a compreensão da ação humana é entendida de acordo com os significados que os praticantes da ação atribuem a ela De forma geral, nas respostas dos alunos, registram-se interpretações críticas dos textos, possibilitando esta investigação a apontar resultados positivos em relação às práticas de leitura realizadas por esses alunos Por fim, a pesquisa auxilia a compor possibilidades de ensino de língua estrangeira por meio de leitura crítica, o que contribui para formação de sujeitos mais preparados para refletir criticamente nas práticas sociais de leitura das quais participamDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This research reports on reading practices by secondary school students of English as a foreign language The study is set in the area of Applied Linguistics, in the field of language acquisition, and its focus is critical reading Data were produced by means of a course on reading in English as a foreign language, led by the teacher as researcher in the context of a free course attended by students from a public school in the city of Londrina, Brazil Reading activities done by students in the course consist the major type of data analysed in this study Based on Halliday (1989)’s theory of the context of situation, the reading activities aimed at fostering students’ critical reading Thus, this investigation also draws on concepts from critical language studies (FAIRCLOUGH, 1989; 1992), and assumptions regarding critical reading (WALLACE, 1992; FIGUEIREDO, 2; HEBERLE, 2) Data analysis highlights three major categories: a) reading dimensions of the students’ answers (reading at the decoding level, at the interpretation level, and at the critical level); b) types of text processing performed by students in pursuing comprehension (automatic/mechanical; linguistic; logical; critical); and c) resources students used to make sense of texts which they read (unimodal; multiple) As qualitative research, it follows ethnographic, methodological procedures (VIDICH; LYMAN, 26), it espouses ontological concepts of critical realism (LINCOLN; GUBA, 26), and adheres to interpretivism as guiding epistemology (SCHWANDT, 26) Results of this research show stances of critical comprehensions reached by the students, therefore giving the present investigation the unusual possibility of making positive statements regarding reading practices by secondary school students in a public educational context To conclude, this study may show possibilities for teaching English as a foreign language through critical readingReis, Simone [Orientador]Fogaça, Francisco CarlosMateus, Elaine FernandesBraga, Denise BértoliAndrade, Otávio Goes deFrancescon, Paula Kracker2024-05-01T14:38:45Z2024-05-01T14:38:45Z2014.0025.04.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14882porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14882Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de leitura (crítica) de alunos do ensino médio
title Práticas de leitura (crítica) de alunos do ensino médio
spellingShingle Práticas de leitura (crítica) de alunos do ensino médio
Francescon, Paula Kracker
Leitura
Língua inglesa (Ensino médio)
Estudo e ensino
Leitores
Reação crítica
Reading
title_short Práticas de leitura (crítica) de alunos do ensino médio
title_full Práticas de leitura (crítica) de alunos do ensino médio
title_fullStr Práticas de leitura (crítica) de alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Práticas de leitura (crítica) de alunos do ensino médio
title_sort Práticas de leitura (crítica) de alunos do ensino médio
author Francescon, Paula Kracker
author_facet Francescon, Paula Kracker
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Simone [Orientador]
Fogaça, Francisco Carlos
Mateus, Elaine Fernandes
Braga, Denise Bértoli
Andrade, Otávio Goes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Francescon, Paula Kracker
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Língua inglesa (Ensino médio)
Estudo e ensino
Leitores
Reação crítica
Reading
topic Leitura
Língua inglesa (Ensino médio)
Estudo e ensino
Leitores
Reação crítica
Reading
description Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender práticas de leitura em língua estrangeira de um grupo de alunos do ensino Médio Inserida na área da Linguística Aplicada, no campo do ensino, seu foco é leitura crítica O contexto da investigação foi um curso de leitura em língua inglesa ofertado pela professora-pesquisadora a alunos do ensino Médio em escola pública de Londrina, PR O curso foi composto por três módulos, cada um elaborado a partir de um texto multimodal (vídeo) As atividades de leitura propostas para conduzir a compreensão desses textos foram produzidas com base na teoria do contexto da situação (HALLIDAY, 1989) e visaram a proporcionar leitura crítica dos textos Assim, a pesquisa se pauta nos pressupostos do estudo crítico da linguagem (FAIRCLOUGH, 1989; 1992) e concepções sobre leitura crítica (WALLACE, 1992; FIGUEREIDO, 2; HEBERLE, 2) A análise conta com dados das atividades de leitura respondidos por oito alunos e buscou interpretar a) dimensões de leitura expressas em suas interpretações (leitura em nível de decodificação, em nível de compreensão/interpretação ou em nível crítico); b) tipos de processamento textual que os alunos realizaram em suas compreensões (processamento automático/mecânico, lógico, linguístico ou crítico); e c) recursos utilizados pelos alunos para chegarem a suas significações sobre o texto (unimodal; múltiplos) Com isso, esta pesquisa qualitativa segue pressupostos metodológicos etnográficos (VIDICH; LYMAN, 26), considerando concepções ontológicas do realismo crítico (LINCOLN; GUBA, 26) e epistemológicos do interpretativismo (SCHWANDT, 26), uma vez que a compreensão da ação humana é entendida de acordo com os significados que os praticantes da ação atribuem a ela De forma geral, nas respostas dos alunos, registram-se interpretações críticas dos textos, possibilitando esta investigação a apontar resultados positivos em relação às práticas de leitura realizadas por esses alunos Por fim, a pesquisa auxilia a compor possibilidades de ensino de língua estrangeira por meio de leitura crítica, o que contribui para formação de sujeitos mais preparados para refletir criticamente nas práticas sociais de leitura das quais participam
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2014.00
2024-05-01T14:38:45Z
2024-05-01T14:38:45Z
25.04.2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14882
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823271990853632