Ciclos reflexivos alternativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coradim, Josimayre Novelli
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15469
Resumo: Resumo: Esta pesquisa situa-se na área da Linguística Aplicada, no campo da educação de professores, e tem como foco cognições sobre experiências Tendo como contexto o curso de Letras de uma universidade estadual pública do noroeste do Paraná, especificamente a prática de ensino de inglês voltada à ação e reflexão, exploram-se dados gerados por duas participantes ao longo de sessões de orientação de estágio Adota-se a cognição como perspectiva teórica e unidade de análise, a qual é submetida ao método proposto pela Grounded Theory, bem como, analogamente, à Análise paradigmática e sintagmática desenvolvida para estudos da linguagem Esses métodos foram utilizados para elaboração de teoria sobre a caracterização de processos reflexivos vivenciados pelas participantes em sua prática de ensino A essa prática foi proposto o engajamento em ciclo pentafásico de ação-reflexão introduzido no campo teórico da educação de professores, internacionalmente, no início da década de 2 Assim, a teoria gerada sobre os dados consiste de afirmações em respostas a duas indagações: (1) Que fases do ciclo pentafásico de ação-reflexão, se alguma, estão presentes nos percursos relativos à prática de ensino das participantes? (2) Que focos estão presentes ao longo desses percursos? A tese que se busca sustentar por meio do relato da pesquisa reveste-se de epistemologia interpretativista não apenas em razão de que os dados têm origem etnográfica, mas principalmente pelo fato de a orientadora pesquisadora ter sido membro da comunidade em que os dados foram gerados, o que lhe possibilitou posicionar-se nos pés das participantes e apreender os significados de suas experiências Como critérios de julgamento da qualidade da pesquisa, salientam-se o tratamento cuidadoso e didático dos dados e a triangulação da análise por instrumentos humanos visando à intersubjetividade necessária a estudos qualitativos Em termos de ética, a investigação prioriza o retorno dos resultados às participantes para fins de sua edição, corroboração ou refutação, bem como os estende a educadores de professores do contexto em que teve início a investigação e a pesquisadores atuantes nacionalmente no campo da educação de professores de inglês Tais resultados, em síntese, enunciam a tese de que a prática docente em fase de preparação inicial, enquanto componente de educação superior, é atividade responsável, responsiva, comprometida, situada (contextual), ativa, consciente, acompanhada pelo conhecimento pessoal, marcada por mínima dependência externa inicial, pelo constante desejo de sua (re)facção, pela vivência de ciclos reflexivos de tipos monofásico, bifásico e trifásico, que são alternativos ao proposto pela literatura profissional precedente no campo da pesquisa-ação Na prática, o ciclo pentafásico de reflexão-ação não se completa conforme teoricamente proposto; vivenciam-se ciclos reflexivos alternativos Portanto, são contribuições à educação inicial de professores, sínteses de ciclos reflexivos alternativos em prática de ensino de inglês e contra-evidências para retratos de educação inicial marcada por preocupações egoístas centradas em sobrevivência e necessidades didáticas docentes
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spelling Ciclos reflexivos alternativosLinguística aplicadaCogniçãoEnsino reflexivoApplied LinguisticsCognitionReflective teachingResumo: Esta pesquisa situa-se na área da Linguística Aplicada, no campo da educação de professores, e tem como foco cognições sobre experiências Tendo como contexto o curso de Letras de uma universidade estadual pública do noroeste do Paraná, especificamente a prática de ensino de inglês voltada à ação e reflexão, exploram-se dados gerados por duas participantes ao longo de sessões de orientação de estágio Adota-se a cognição como perspectiva teórica e unidade de análise, a qual é submetida ao método proposto pela Grounded Theory, bem como, analogamente, à Análise paradigmática e sintagmática desenvolvida para estudos da linguagem Esses métodos foram utilizados para elaboração de teoria sobre a caracterização de processos reflexivos vivenciados pelas participantes em sua prática de ensino A essa prática foi proposto o engajamento em ciclo pentafásico de ação-reflexão introduzido no campo teórico da educação de professores, internacionalmente, no início da década de 2 Assim, a teoria gerada sobre os dados consiste de afirmações em respostas a duas indagações: (1) Que fases do ciclo pentafásico de ação-reflexão, se alguma, estão presentes nos percursos relativos à prática de ensino das participantes? (2) Que focos estão presentes ao longo desses percursos? A tese que se busca sustentar por meio do relato da pesquisa reveste-se de epistemologia interpretativista não apenas em razão de que os dados têm origem etnográfica, mas principalmente pelo fato de a orientadora pesquisadora ter sido membro da comunidade em que os dados foram gerados, o que lhe possibilitou posicionar-se nos pés das participantes e apreender os significados de suas experiências Como critérios de julgamento da qualidade da pesquisa, salientam-se o tratamento cuidadoso e didático dos dados e a triangulação da análise por instrumentos humanos visando à intersubjetividade necessária a estudos qualitativos Em termos de ética, a investigação prioriza o retorno dos resultados às participantes para fins de sua edição, corroboração ou refutação, bem como os estende a educadores de professores do contexto em que teve início a investigação e a pesquisadores atuantes nacionalmente no campo da educação de professores de inglês Tais resultados, em síntese, enunciam a tese de que a prática docente em fase de preparação inicial, enquanto componente de educação superior, é atividade responsável, responsiva, comprometida, situada (contextual), ativa, consciente, acompanhada pelo conhecimento pessoal, marcada por mínima dependência externa inicial, pelo constante desejo de sua (re)facção, pela vivência de ciclos reflexivos de tipos monofásico, bifásico e trifásico, que são alternativos ao proposto pela literatura profissional precedente no campo da pesquisa-ação Na prática, o ciclo pentafásico de reflexão-ação não se completa conforme teoricamente proposto; vivenciam-se ciclos reflexivos alternativos Portanto, são contribuições à educação inicial de professores, sínteses de ciclos reflexivos alternativos em prática de ensino de inglês e contra-evidências para retratos de educação inicial marcada por preocupações egoístas centradas em sobrevivência e necessidades didáticas docentesTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LinguagemAbstract: This research is in the area of Applied Linguistics, in the field of teacher education, having as its focus cognitions about experiences Having as a context the Language course (Portuguese and English) of one state university located in the northwest of Parana, specifically the teaching practicum focused on action and reflection, this thesis exploits data generated by two participants along sessions of teaching practicum supervision It adopts the cognition as theoretical perspective and analysis unit, which is subjected to the method proposed by Grounded Theory, as well as, similarly, to the paradigmatic and syntagmatic Analysis developed for language studies Those methods were used for the elaboration of theory on the characterization of reflective processes experienced by the participants in their teaching practicum To that practice, the engagement in pentafásico cycle of action-reflection was proposed This cycle was introduced in the theoretical field of teacher education, internationally, at the beginning of the decade of 2 Thus, the theory generated about the data consists of assertions in response to two questions: (1) What phases of the pentafásico cycle of action-reflection, if any, are in the courses related to the participants´ teaching practicum? (2) What foci are in during those courses? The present thesis supports itself of interpretative epistemology, not only on the grounds that the data come from ethnographic perspective, but mainly due to the fact that the advisor -researcher has been member of the community in which the data were generated, which has enabled him to position himself on the feet of the participants and understood the meanings of their experiences As criteria for judging the quality of this research, it is emphasized the careful and didactic handling of the data and the triangulation analysis by human instruments aiming to intersubjectivity required to qualitative studies In terms of ethics, this research prioritizes the return of its results to the participants for purposes of its edition, corroboration or refutation, as well as it extends them to teachers educators from the context in which the research began and to active researchers in the national field of education of teachers of English Such results, in synthesis, enunciate the thesis that the teaching practicum in initial phase, as a component of higher education, is a responsible, responsive, committed, situated (contextual), active, conscious activity, and it is accompanied by personal knowledge, characterized by minimal initial external dependence, constant desire of (re) doing it, and by the experience of alternative reflective cycles of single-phase, two-phase and three-phase, which are alternative to the one proposed by the preceding literature in the field of action research In practice, the pentafásico cycle of action-reflection do not complete itself as proposed theoretically; it is experienced alternative reflective cycles Therefore, the contributions to the pre-service teachers’ education are synthesis of alternative reflective cycles in the English teaching practicum and opposing evidences to portrayals of initial education marked by selfish concerns centered on survival and educational needsReis, Simone [Orientador]Rocha, Cláudia RilsdorfFigueiredo, Débora de CarvalhoSilva, Kleber Aparecido daAndrade, Otávio Goes deCoradim, Josimayre Novelli2024-05-01T14:49:35Z2024-05-01T14:49:35Z2015.0017.06.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15469porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15469Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:44Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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