Black carbon e material particulado fino atmosférico em ambientes interno e externo. Emissões provenientes da combustão de misturas de diesel/biodiesel (B10 e B11)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/304 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo tem como objetivo quantificar os níveis de black carbon (BC), associados ao material particulado fino (MP1,0 e MP2,5) e sua variabilidade durante a combustão de misturas biodiesel/diesel (B10 e B11) utilizadas na região central de Londrina-PR. As amostragens foram realizadas em 2019 no interior de uma estação de ônibus semifechada (Terminal de Ônibus Urbano Central de Londrina - TCUL) e em ambiente externo (Museu Histórico de Londrina - MHL), simultaneamente. Conclui-se que os MP finos provenientes de combustão biodiesel/diesel B10 e B11 coletadas no TCUL, tanto para MP1,0 quanto para MP2,5, diminuíram em relação à B3, B5, B6, B7 e B8, mas quando comparado a B12, os valores de concentração voltam a subir, aumentando cerca de 33% (de B10 para B12) e 49% (de B11 para B12), isto para MP1,0. Já para MP2,5, a diferença é de cerca de 21% (de B10 para B12) e 37% (de B11 para B12). Nas medidas realizadas no MHL, ocorreu o mesmo padrão apresentado tanto para MP1,0 quanto para MP2,5, diferença entorno de 76% (MP1,0) e 64% (MP2,5) (de B10 para B12) e 81% (MP1,0) e 62% (MP2,5) (de B11 para B12). De forma geral, a concentração do MP fino diminui até B10 e B11 e volta a subir em B12, mas a razão MP1,0/MP2,5 aumentou, mostrando o incremento de MP1,0 na fração fina do MP. Quanto às análises de black carbon, pode-se concluir que foi determinado BC nas frações do material particulado fino tanto no TCUL quanto no MHL; de maneira geral, em comparação entre as amostragens, houve diminuição na razão BC1,0/MP1,0 e BC2,5/MP2,5. Abstract: This study aims to quantify the levels of black carbon (BC) associated with fine particulate matter (PM1.0 and PM2.5) and its variability during the combustion of biodiesel/diesel mixtures (B10 and B11) used in the central region from Londrina-PR. Samplings were carried out in 2019 inside a semi-closed bus station (Central Urban Bus Terminal in Londrina - TCUL) and in an outdoor environment (Historical Museum of Londrina - MHL), simultaneously. It is concluded that fine PM from biodiesel/diesel combustion B10 and B11 collected at TCUL, for both PM1.0 and PM2.5, decreased compared to B3, B5, B6, B7 and B8, but when compared to B12, the concentration values rise again, increasing by around 33% (from B10 to B12) and 49% (from B11 to B12), this for PM1.0. As for PM2.5, the difference is around 21% (from B10 to B12) and 37% (from B11 to B12). In the measurements performed in the MHL, there was the same pattern presented for both PM1.0 and PM2.5, difference around 76% (PM1.0) and 64% (PM2.5) (from B10 to B12) and 81% (PM1.0) and 62% (PM2.5) (from B11 to B12). In general, the concentration of fine PM decreases until B10 and B11 and rises again in B12, but the PM1.0/PM2.5 ratio increased, showing the increase of PM1.0 in the fine fraction of PM. As for the black carbon analyses, it can be concluded that BC was determined in the fractions of fine particulate matter in both TCUL and MHL; in general, when comparing the samples, there was a decrease in the BC1.0/PM1.0 and BC2.5/PM2.5 ratio. |
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Black carbon e material particulado fino atmosférico em ambientes interno e externo. Emissões provenientes da combustão de misturas de diesel/biodiesel (B10 e B11)Black carbon and atmospheric fine particulate material indoors and outdoors. Emissions from combustion of diesel/biodiesel blends (B10 and B11)CombustãoEmissões veicularesPoluentes atmosféricosBiocombustíveisResumo: O presente estudo tem como objetivo quantificar os níveis de black carbon (BC), associados ao material particulado fino (MP1,0 e MP2,5) e sua variabilidade durante a combustão de misturas biodiesel/diesel (B10 e B11) utilizadas na região central de Londrina-PR. As amostragens foram realizadas em 2019 no interior de uma estação de ônibus semifechada (Terminal de Ônibus Urbano Central de Londrina - TCUL) e em ambiente externo (Museu Histórico de Londrina - MHL), simultaneamente. Conclui-se que os MP finos provenientes de combustão biodiesel/diesel B10 e B11 coletadas no TCUL, tanto para MP1,0 quanto para MP2,5, diminuíram em relação à B3, B5, B6, B7 e B8, mas quando comparado a B12, os valores de concentração voltam a subir, aumentando cerca de 33% (de B10 para B12) e 49% (de B11 para B12), isto para MP1,0. Já para MP2,5, a diferença é de cerca de 21% (de B10 para B12) e 37% (de B11 para B12). Nas medidas realizadas no MHL, ocorreu o mesmo padrão apresentado tanto para MP1,0 quanto para MP2,5, diferença entorno de 76% (MP1,0) e 64% (MP2,5) (de B10 para B12) e 81% (MP1,0) e 62% (MP2,5) (de B11 para B12). De forma geral, a concentração do MP fino diminui até B10 e B11 e volta a subir em B12, mas a razão MP1,0/MP2,5 aumentou, mostrando o incremento de MP1,0 na fração fina do MP. Quanto às análises de black carbon, pode-se concluir que foi determinado BC nas frações do material particulado fino tanto no TCUL quanto no MHL; de maneira geral, em comparação entre as amostragens, houve diminuição na razão BC1,0/MP1,0 e BC2,5/MP2,5. Abstract: This study aims to quantify the levels of black carbon (BC) associated with fine particulate matter (PM1.0 and PM2.5) and its variability during the combustion of biodiesel/diesel mixtures (B10 and B11) used in the central region from Londrina-PR. Samplings were carried out in 2019 inside a semi-closed bus station (Central Urban Bus Terminal in Londrina - TCUL) and in an outdoor environment (Historical Museum of Londrina - MHL), simultaneously. It is concluded that fine PM from biodiesel/diesel combustion B10 and B11 collected at TCUL, for both PM1.0 and PM2.5, decreased compared to B3, B5, B6, B7 and B8, but when compared to B12, the concentration values rise again, increasing by around 33% (from B10 to B12) and 49% (from B11 to B12), this for PM1.0. As for PM2.5, the difference is around 21% (from B10 to B12) and 37% (from B11 to B12). In the measurements performed in the MHL, there was the same pattern presented for both PM1.0 and PM2.5, difference around 76% (PM1.0) and 64% (PM2.5) (from B10 to B12) and 81% (PM1.0) and 62% (PM2.5) (from B11 to B12). In general, the concentration of fine PM decreases until B10 and B11 and rises again in B12, but the PM1.0/PM2.5 ratio increased, showing the increase of PM1.0 in the fine fraction of PM. As for the black carbon analyses, it can be concluded that BC was determined in the fractions of fine particulate matter in both TCUL and MHL; in general, when comparing the samples, there was a decrease in the BC1.0/PM1.0 and BC2.5/PM2.5 ratio.Universidade Estadual de LondrinaSolci, Maria CristinaÁvila, Márcio Turra deDall’Antonia, Luiz HenriquePimenta, Andressa Ferreira2024-04-02T17:13:54Z2024-04-02T17:13:54Z2021-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/304porLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/304Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Resumo: O presente estudo tem como objetivo quantificar os níveis de black carbon (BC), associados ao material particulado fino (MP1,0 e MP2,5) e sua variabilidade durante a combustão de misturas biodiesel/diesel (B10 e B11) utilizadas na região central de Londrina-PR. As amostragens foram realizadas em 2019 no interior de uma estação de ônibus semifechada (Terminal de Ônibus Urbano Central de Londrina - TCUL) e em ambiente externo (Museu Histórico de Londrina - MHL), simultaneamente. Conclui-se que os MP finos provenientes de combustão biodiesel/diesel B10 e B11 coletadas no TCUL, tanto para MP1,0 quanto para MP2,5, diminuíram em relação à B3, B5, B6, B7 e B8, mas quando comparado a B12, os valores de concentração voltam a subir, aumentando cerca de 33% (de B10 para B12) e 49% (de B11 para B12), isto para MP1,0. Já para MP2,5, a diferença é de cerca de 21% (de B10 para B12) e 37% (de B11 para B12). Nas medidas realizadas no MHL, ocorreu o mesmo padrão apresentado tanto para MP1,0 quanto para MP2,5, diferença entorno de 76% (MP1,0) e 64% (MP2,5) (de B10 para B12) e 81% (MP1,0) e 62% (MP2,5) (de B11 para B12). De forma geral, a concentração do MP fino diminui até B10 e B11 e volta a subir em B12, mas a razão MP1,0/MP2,5 aumentou, mostrando o incremento de MP1,0 na fração fina do MP. Quanto às análises de black carbon, pode-se concluir que foi determinado BC nas frações do material particulado fino tanto no TCUL quanto no MHL; de maneira geral, em comparação entre as amostragens, houve diminuição na razão BC1,0/MP1,0 e BC2,5/MP2,5. Abstract: This study aims to quantify the levels of black carbon (BC) associated with fine particulate matter (PM1.0 and PM2.5) and its variability during the combustion of biodiesel/diesel mixtures (B10 and B11) used in the central region from Londrina-PR. Samplings were carried out in 2019 inside a semi-closed bus station (Central Urban Bus Terminal in Londrina - TCUL) and in an outdoor environment (Historical Museum of Londrina - MHL), simultaneously. It is concluded that fine PM from biodiesel/diesel combustion B10 and B11 collected at TCUL, for both PM1.0 and PM2.5, decreased compared to B3, B5, B6, B7 and B8, but when compared to B12, the concentration values rise again, increasing by around 33% (from B10 to B12) and 49% (from B11 to B12), this for PM1.0. As for PM2.5, the difference is around 21% (from B10 to B12) and 37% (from B11 to B12). In the measurements performed in the MHL, there was the same pattern presented for both PM1.0 and PM2.5, difference around 76% (PM1.0) and 64% (PM2.5) (from B10 to B12) and 81% (PM1.0) and 62% (PM2.5) (from B11 to B12). In general, the concentration of fine PM decreases until B10 and B11 and rises again in B12, but the PM1.0/PM2.5 ratio increased, showing the increase of PM1.0 in the fine fraction of PM. As for the black carbon analyses, it can be concluded that BC was determined in the fractions of fine particulate matter in both TCUL and MHL; in general, when comparing the samples, there was a decrease in the BC1.0/PM1.0 and BC2.5/PM2.5 ratio. |
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