A variação da concordância adolescente : eu sou porque nós é ou eu sou porque nós somos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eliane Vitorino de Moura Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000168665
Resumo: O adolescente, em uma etapa de vida marcada por processos de várias ordens, entre eles a questão identitária, ao utilizar a língua busca se impor, fixar-se como integrante e demarcar espaço dentro de um grupo, ou seja, utilizar a língua de uma forma ou de outra, torna-se um símbolo por meio do qual apresenta sua imagem ou seu valor social diante dos outros, com o intuito de torná-lo igual aos seus pares. Assim sendo, sua expressão linguística, a qual constitui um campo profícuo de pesquisa, já que ele terá que adequar sua expressão à variedade utilizada pelo grupo em que se insere ou quer se inserir, levou-nos a buscar uma análise mais aprofundada da forma de expressão adolescente, por meio da investigação do uso da língua, em especial a Concordância Verbal (CV). Analisando as redes sociais em que se introduz e quais as influências pertinentes para a questão identitária, buscamos testar as seguintes hipóteses: a) os adolescentes de classe baixa não usam a CV porque o grupo, ou as redes sociais, em que se inserem não a usam, ou seja, tal variação é utilizada para compactuar com seus pares e b) os adolescentes inseridos na classe privilegiada utilizam a CV para igualar-se ao seu grupo, já que é durante a adolescência que o indivíduo se coloca mais à mercê de um grupo. Com base nos pressupostos da Sociolinguística, realizamos nossas análises, por meio por meio das quais foi possível observar, entre outros dados relevantes, que a opção pela CV ou não-CV relaciona-se, sobretudo, com as redes de interação dos adolescentes, além de que os fatores extralinguísticos têm peso e são cruciais para a formação da identidade adolescente. Assim, com base nos resultados, esperamos poder colaborar para a inserção e valorização de estudos direcionados à variação linguística no meio escolar.
id UEL_f98f5d1ba892d64eb986078420c60955
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000168665
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA variação da concordância adolescente : eu sou porque nós é ou eu sou porque nós somos2011-12-05Joyce Elaine de Almeida Baronas . Stella Maria Bortoni Ricardo Vanderci Andrade AguileraEliane Vitorino de Moura OliveiraUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.URLBRO adolescente, em uma etapa de vida marcada por processos de várias ordens, entre eles a questão identitária, ao utilizar a língua busca se impor, fixar-se como integrante e demarcar espaço dentro de um grupo, ou seja, utilizar a língua de uma forma ou de outra, torna-se um símbolo por meio do qual apresenta sua imagem ou seu valor social diante dos outros, com o intuito de torná-lo igual aos seus pares. Assim sendo, sua expressão linguística, a qual constitui um campo profícuo de pesquisa, já que ele terá que adequar sua expressão à variedade utilizada pelo grupo em que se insere ou quer se inserir, levou-nos a buscar uma análise mais aprofundada da forma de expressão adolescente, por meio da investigação do uso da língua, em especial a Concordância Verbal (CV). Analisando as redes sociais em que se introduz e quais as influências pertinentes para a questão identitária, buscamos testar as seguintes hipóteses: a) os adolescentes de classe baixa não usam a CV porque o grupo, ou as redes sociais, em que se inserem não a usam, ou seja, tal variação é utilizada para compactuar com seus pares e b) os adolescentes inseridos na classe privilegiada utilizam a CV para igualar-se ao seu grupo, já que é durante a adolescência que o indivíduo se coloca mais à mercê de um grupo. Com base nos pressupostos da Sociolinguística, realizamos nossas análises, por meio por meio das quais foi possível observar, entre outros dados relevantes, que a opção pela CV ou não-CV relaciona-se, sobretudo, com as redes de interação dos adolescentes, além de que os fatores extralinguísticos têm peso e são cruciais para a formação da identidade adolescente. Assim, com base nos resultados, esperamos poder colaborar para a inserção e valorização de estudos direcionados à variação linguística no meio escolar.The teen, in a stage of life marked by processes of various orders, including the question of identity, using the language seeks to impose itself as an integral set and demarcate space within a group, ie using the language of a way or another, becomes a symbol through which presents its image or its social value to others, in order to make it equal to their peers. Thus, their linguistic expression, which is a fruitful field of research, since he will have to adapt their expression to the variety used by the group to which it belongs or wants to enter, led us to seek a deeper analysis of how expression teenager, by investigating the use of language, particularly verbal agreement (CV). Analyzing social networks that inputs and what influences relevant to the question of identity, we seek to test the following hypotheses: a) lower-class teenagers do not use the CV as the group, or social networks, which do not fall use, ie, such a variation is used to condone their peers and b) the privileged class in adolescents who use the CV to match up to your group, as it is during adolescence that the individual is placed at the mercy of a group . Based on the assumptions of Sociolinguistics, we conducted our analysis by means through which we observed, among other data relevant to the choice of CV or not CV related, especially with the interaction networks of adolescents, and extralinguistic factors that have strength and are crucial for the formation of adolescent identity. Thus, based on the results, we hope to contribute to the inclusion and appreciation of studies addressing the variation in language school.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000168665porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:31:15Zoai:uel.br:vtls000168665Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2012-06-18T14:55:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv A variação da concordância adolescente : eu sou porque nós é ou eu sou porque nós somos
title A variação da concordância adolescente : eu sou porque nós é ou eu sou porque nós somos
spellingShingle A variação da concordância adolescente : eu sou porque nós é ou eu sou porque nós somos
Eliane Vitorino de Moura Oliveira
title_short A variação da concordância adolescente : eu sou porque nós é ou eu sou porque nós somos
title_full A variação da concordância adolescente : eu sou porque nós é ou eu sou porque nós somos
title_fullStr A variação da concordância adolescente : eu sou porque nós é ou eu sou porque nós somos
title_full_unstemmed A variação da concordância adolescente : eu sou porque nós é ou eu sou porque nós somos
title_sort A variação da concordância adolescente : eu sou porque nós é ou eu sou porque nós somos
author Eliane Vitorino de Moura Oliveira
author_facet Eliane Vitorino de Moura Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Joyce Elaine de Almeida Baronas .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Stella Maria Bortoni Ricardo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vanderci Andrade Aguilera
dc.contributor.author.fl_str_mv Eliane Vitorino de Moura Oliveira
contributor_str_mv Joyce Elaine de Almeida Baronas .
Stella Maria Bortoni Ricardo
Vanderci Andrade Aguilera
description O adolescente, em uma etapa de vida marcada por processos de várias ordens, entre eles a questão identitária, ao utilizar a língua busca se impor, fixar-se como integrante e demarcar espaço dentro de um grupo, ou seja, utilizar a língua de uma forma ou de outra, torna-se um símbolo por meio do qual apresenta sua imagem ou seu valor social diante dos outros, com o intuito de torná-lo igual aos seus pares. Assim sendo, sua expressão linguística, a qual constitui um campo profícuo de pesquisa, já que ele terá que adequar sua expressão à variedade utilizada pelo grupo em que se insere ou quer se inserir, levou-nos a buscar uma análise mais aprofundada da forma de expressão adolescente, por meio da investigação do uso da língua, em especial a Concordância Verbal (CV). Analisando as redes sociais em que se introduz e quais as influências pertinentes para a questão identitária, buscamos testar as seguintes hipóteses: a) os adolescentes de classe baixa não usam a CV porque o grupo, ou as redes sociais, em que se inserem não a usam, ou seja, tal variação é utilizada para compactuar com seus pares e b) os adolescentes inseridos na classe privilegiada utilizam a CV para igualar-se ao seu grupo, já que é durante a adolescência que o indivíduo se coloca mais à mercê de um grupo. Com base nos pressupostos da Sociolinguística, realizamos nossas análises, por meio por meio das quais foi possível observar, entre outros dados relevantes, que a opção pela CV ou não-CV relaciona-se, sobretudo, com as redes de interação dos adolescentes, além de que os fatores extralinguísticos têm peso e são cruciais para a formação da identidade adolescente. Assim, com base nos resultados, esperamos poder colaborar para a inserção e valorização de estudos direcionados à variação linguística no meio escolar.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000168665
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000168665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990176318062592