Treinamento de pais : comportamentos para promover a aprendizagem de comportamentos cooperativos em crianças com TEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Victória Druzian
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8465
Resumo: Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento caracterizado por prejuízos na comunicação social e padrões comportamentais restritos e repetitivos A intervenção mais indicada para indivíduos com TEA é contínua, intensiva e de início precoce, em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), o que implica altos investimentos financeiros e dificulta o acesso de muitas famílias Estudos com treinamento de pais e cuidadores de crianças com TEA têm investigado a eficiência na inclusão desses como interventores, contudo, algumas limitações são encontradas nesses estudos, como a ausência de uma definição dos comportamentos que os pais ou cuidadores devem aprender nesses treinamentos Esta pesquisa foi organizada em dois estudos No Estudo 1, o objetivo foi caracterizar os estudos que realizaram treinamentos de pais ou cuidadores de crianças com TEA por meio de revisão sistemática de literatura Foram realizadas buscas em sete bases de dados e dois periódicos, sendo selecionados 46 estudos, que foram analisados segundo categorias previamente estabelecidas Os resultados indicaram que a maioria dos estudos objetiva avaliar um programa de treinamento, com pais de crianças com TEA, para ensiná-los a manejar condições ambientais a fim de ensinar operantes verbais ou reduzir comportamentos inadequados nessas crianças Os estudos que descrevem os comportamentos a serem ensinados aos pais ou cuidadores apresentam resultados que indicam maior eficácia do treinamento, comparados com estudos que não realizam essa descrição Contudo, a ausência de caracterização dos comportamentos ensinados pode estar relacionada com baixo índice de manutenção dos resultados No Estudo 2, o objetivo foi sistematizar, a partir de graus de abrangência, as classes de comportamentos a serem ensinadas a pais e cuidadores para que promovam a aprendizagem de comportamentos cooperativos em crianças com TEA O método foi adaptado da Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC) e as fontes de informação foram lidas a fim de identificar e derivar nomes de comportamentos ou componentes de comportamentos constituintes da classe geral “promover a aprendizagem de comportamentos cooperativos em crianças com TEA” Foi realizada a avaliação da linguagem utilizada para descrever os comportamentos e componentes de comportamentos e, posteriormente, estes dados foram decompostos em comportamentos-objetivo intermediários e sistematizados em um diagrama Como resultados, foram identificadas 312 classes de comportamentos componentes da classe geral “promover a aprendizagem de comportamentos cooperativos em crianças com TEA”, divididas em quatro subclasses gerais: (1) analisar os comportamentos da criança; (2) planejar a intervenção a ser realizada com a criança; (3) implementar a intervenção planejada com a criança; e (4) avaliar os efeitos da intervenção sobre o repertório comportamental da criança Embora as fontes de informação indiquem que os pais e cuidadores são predominantemente ensinados a implementar a intervenção, parece ser importante que eles sejam capazes também de desenvolver os comportamentos constituintes das demais subclasses gerais O treinamento de pais e cuidadores, contudo, não dispensa o acompanhamento de um analista do comportamento Os estudos, portanto, indicaram possíveis classes de comportamentos a serem ensinadas aos pais e cuidadores de crianças com TEA para que eles promovam a aprendizagem de comportamentos cooperativos nessas crianças
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(2) planejar a intervenção a ser realizada com a criança; (3) implementar a intervenção planejada com a criança; e (4) avaliar os efeitos da intervenção sobre o repertório comportamental da criança Embora as fontes de informação indiquem que os pais e cuidadores são predominantemente ensinados a implementar a intervenção, parece ser importante que eles sejam capazes também de desenvolver os comportamentos constituintes das demais subclasses gerais O treinamento de pais e cuidadores, contudo, não dispensa o acompanhamento de um analista do comportamento Os estudos, portanto, indicaram possíveis classes de comportamentos a serem ensinadas aos pais e cuidadores de crianças com TEA para que eles promovam a aprendizagem de comportamentos cooperativos nessas criançasDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a developmental disorder chacterized by impaired social communication and restricted and repetitive behavioral patterns The intervention most recommended is continuous, intensive and early, on Applied Behavior Analysis (ABA), which implies high investments and difficulty in access for many families Parents and caregivers of children with ASD training studies have investigated the efficiency in including these as interveners, however, some limitations are found in these studies, such as the absence of a definition of the behaviors that parents or caregivers should learn This research was organized in two studies In Study 1, the objective was to characterize the studies that investigated parents or caregivers of children with ASD training through a systematic literature review It was searched in seven databases and two journals and it were selected 46 studies, which were analyzed according to prepared categories The results indicated that most studies aim to evaluate a training program, with parents of children with ASD, to teach them how to manage environmental conditions in order to teach verbal operants or reduce inappropriate behavior in these children Studies that describe the behaviors to be taught to parents or caregivers show more effective results compared to studies that do not However, the lack of characterization of the behaviors may be related to a low rate of maintenance of the results In Study 2, the objective was to systematize, based on degrees of comprehensiveness, the behaviors classes to be taught to parents and caregivers to increase cooperative behaviors in children with ASD The method was adapted from the Programming of Conditions for the Development of Behaviors (PCDC) and the sources of information were read in order to identify and derive behaviors names or components of behaviors constituting the general class "increasing cooperative behaviors in children with ASD" It was evaluated the language used to describe the behaviors and components of behaviors and, subsequently, it was decomposed into intermediate objective behaviors and systematized in a diagram As a result, 312 behaviors classes were identified in the general class “increasing cooperative behaviors in children with ASD”, and it were divided into four general subclasses: (1) analyzing the child's behaviors; (2) planning the intervention to be implemented with the child; (3) implementing the planned intervention with the child; and (4) evaluating the effects of the intervention on the child's behavioral repertoire Although the sources of information indicate that parents and caregivers are predominantly taught to implement the intervention, it seems to be important that they are also able to develop the behaviors that constitute the other general subclasses The training of parents and caregivers, however, does not dispense with the monitoring of a behavior analyst The studies, therefore, indicated possible behaviors classes to be taught to parents and caregivers of children with ASD so that they increase cooperative behaviors in these childrenKienen, Nádia [Orientador]Almeida, João Henrique deLima, Mylena PintoMurari, Silvia Cristiane [Coorientadora]Lopes, Victória Druzian2024-05-01T11:33:51Z2024-05-01T11:33:51Z2020.0006.11.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8465porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:24Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8465Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:24Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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