O abandono da psicoterapia individual no serviço-escola de psicologia da UEL : contribuições psicanalíticas
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9992 |
Resumo: | Resumo: As longas filas de espera para atendimento e o abandono da psicoterapia individual são fenômenos recorrentes nos serviços de saúde mental e com todas as faixas etárias, principalmente em serviços-escola de Psicologia Objetiva-se descrever, entre adultos que estiveram em psicoterapia individual em 217 a 219 no serviço-escola de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina, os fatores associados ao abandono psicoterápico após a 12ª sessão de terapia Trata-se de um estudo qualitativo, com objetivos exploratórios e descritivos, mediante coleta de dados por meio de entrevistas semidirigidas, analisadas pelo método de análise de conteúdo A primeira fase da coleta de dados (n=3) teve como objetivo a caracterização da amostra, por meio das variáveis sociodemográficas e clínicas: gênero feminino (63,33%), faixa etária de 21 a 4 anos (6%), solteiros (46,67%), com ensino superior incompleto (26,66%), católicos (36,68%), pertencentes à comunidade externa à universidade (83,34%), de Londrina (8%), com renda de dois a cinco salários mínimos (5%), com presença de sintomas físicos (6%), não vinculados a tratamento médico (66,67%), em uso de medicação contínua (5%), com histórico anterior de psicoterapia (53,33%), em tratamento no serviço, em média, por 2 sessões, com um tempo médio de espera da sessão de triagem até o atendimento psicoterápico de cinco meses, atendidos pela abordagem teórica da psicanálise (6%), como queixa inicial de ansiedade (22,69%) Já a segunda fase contemplou as entrevistas semidirigidas realizadas com 11 participantes da amostra inicial Frente aos três grandes eixos temáticos apriorísticos, priorizou-se a análise do eixo Sobre o Abandono da Psicoterapia, divido em três categorias: Motivos do abandono da psicoterapia (tendo como subcategorias Relação com o terapeuta e suas atitudes; Indisponibilidade de horários e dificuldades de deslocamento; Troca de terapeuta; Insatisfação com os efeitos e resultados; Indisponibilidade subjetiva do paciente ao tratamento), Reações do terapeuta e Implicações institucionais (tendo como subcategorias Falta de Encaminhamento; Regras e Funcionamento da Clínica Psicológica; Atravessamentos da Gratuidade do Serviço) Além dos fatores associados ao abandono da psicoterapia individual, como a relação com o terapeuta e suas atitudes, a indisponibilidade de horários e dificuldade no deslocamento, as trocas de terapeuta, insatisfação com os efeitos e resultados da psicoterapia e a indisponibilidade subjetiva do paciente ao tratamento, outras questões podem estar em jogo, especificamente em uma análise psicanalítica dos dados, como as transferências (tendo a instituição e o supervisor clínico como objetos que atravessam a transferência entre paciente e terapeuta), a temporalidade dos atendimentos regrada pela instituição, fazendo concorrer o tempo lógico com o cronológico, a questão da supervisão clínica e a necessidade de um supervisor-analista, e a normatização curricular em relação à transmissão da Psicanálise, sendo necessário que esta seja possível apenas pela transferência de trabalho Espera-se que com os resultados trazidos e analisados ao longo desta pesquisa haja uma contribuição efetiva no serviço-escola de Psicologia, podendo propiciar reflexões institucionais com o intuito de qualificar a oferta de serviços, principalmente com relação à oferta da clínica psicanalítica |
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O abandono da psicoterapia individual no serviço-escola de psicologia da UEL : contribuições psicanalíticasPsicanálisePsicodiagnósticoPsicanálise infantilPsicoterapiaPsychoanalysisPsychodiagnosisChild psychoanalysisPsychotherapyResumo: As longas filas de espera para atendimento e o abandono da psicoterapia individual são fenômenos recorrentes nos serviços de saúde mental e com todas as faixas etárias, principalmente em serviços-escola de Psicologia Objetiva-se descrever, entre adultos que estiveram em psicoterapia individual em 217 a 219 no serviço-escola de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina, os fatores associados ao abandono psicoterápico após a 12ª sessão de terapia Trata-se de um estudo qualitativo, com objetivos exploratórios e descritivos, mediante coleta de dados por meio de entrevistas semidirigidas, analisadas pelo método de análise de conteúdo A primeira fase da coleta de dados (n=3) teve como objetivo a caracterização da amostra, por meio das variáveis sociodemográficas e clínicas: gênero feminino (63,33%), faixa etária de 21 a 4 anos (6%), solteiros (46,67%), com ensino superior incompleto (26,66%), católicos (36,68%), pertencentes à comunidade externa à universidade (83,34%), de Londrina (8%), com renda de dois a cinco salários mínimos (5%), com presença de sintomas físicos (6%), não vinculados a tratamento médico (66,67%), em uso de medicação contínua (5%), com histórico anterior de psicoterapia (53,33%), em tratamento no serviço, em média, por 2 sessões, com um tempo médio de espera da sessão de triagem até o atendimento psicoterápico de cinco meses, atendidos pela abordagem teórica da psicanálise (6%), como queixa inicial de ansiedade (22,69%) Já a segunda fase contemplou as entrevistas semidirigidas realizadas com 11 participantes da amostra inicial Frente aos três grandes eixos temáticos apriorísticos, priorizou-se a análise do eixo Sobre o Abandono da Psicoterapia, divido em três categorias: Motivos do abandono da psicoterapia (tendo como subcategorias Relação com o terapeuta e suas atitudes; Indisponibilidade de horários e dificuldades de deslocamento; Troca de terapeuta; Insatisfação com os efeitos e resultados; Indisponibilidade subjetiva do paciente ao tratamento), Reações do terapeuta e Implicações institucionais (tendo como subcategorias Falta de Encaminhamento; Regras e Funcionamento da Clínica Psicológica; Atravessamentos da Gratuidade do Serviço) Além dos fatores associados ao abandono da psicoterapia individual, como a relação com o terapeuta e suas atitudes, a indisponibilidade de horários e dificuldade no deslocamento, as trocas de terapeuta, insatisfação com os efeitos e resultados da psicoterapia e a indisponibilidade subjetiva do paciente ao tratamento, outras questões podem estar em jogo, especificamente em uma análise psicanalítica dos dados, como as transferências (tendo a instituição e o supervisor clínico como objetos que atravessam a transferência entre paciente e terapeuta), a temporalidade dos atendimentos regrada pela instituição, fazendo concorrer o tempo lógico com o cronológico, a questão da supervisão clínica e a necessidade de um supervisor-analista, e a normatização curricular em relação à transmissão da Psicanálise, sendo necessário que esta seja possível apenas pela transferência de trabalho Espera-se que com os resultados trazidos e analisados ao longo desta pesquisa haja uma contribuição efetiva no serviço-escola de Psicologia, podendo propiciar reflexões institucionais com o intuito de qualificar a oferta de serviços, principalmente com relação à oferta da clínica psicanalíticaDissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em PsicologiaAbstract: Long waiting lines for care and the abandonment of individual psychotherapy are recurrent phenomena in mental health services and in all age groups, especially in Psychology service-schools The aim is to understand, among adults who were undergoing individual psychotherapy from 217 to 219 at the School of Psychology service of the State University of Londrina, the factors associated with psychotherapeutic abandonment after the 12th therapy session This is a qualitative study, with exploratory and descriptive goals, through data collection using semi-structured interviews, analyzed using the content analysis method The first phase of data collection (n=3) aimed to characterize the sample, using sociodemographic and clinical variables: female (6333%), age group from 21 to 4 years (6%), single (4667%), with incomplete higher education (2666%), catholics (3668%), belonging to the community external to the university (8334%), from Londrina (8%), with an income of two at five minimum wages (5%), with the presence of physical symptoms (6%), not linked to medical treatment (6667%), using continuous medication (5%), with a previous history of psychotherapy (5333%), undergoing treatment at the service, on average, for 2 sessions, with an average waiting time from the screening session to the psychotherapeutic care of five months, attended by the theoretical approach of psychoanalysis (6%), as an initial complaint of anxiety (2269%) In its turn, the second phase included semi-structured interviews carried out with 11 participants from the initial sample From the view of the three major aprioristic thematic topics, it was given priority to the analysis of the topic About Abandonment of Psychotherapy, divided into three categories: Reasons for abandoning psychotherapy (with the subcategories Relation with the therapist and their attitudes; Unavailability of schedules and difficulties in moving around; Change of therapist; Dissatisfaction with the effects and results; Subjective unavailability of the patient to treatment), Therapist reactions and institutional implications (with the subcategories Lack of Referral; Rules and Functioning of the Psychological Clinic; Crossings of Free Service) In addition to factors associated with the abandonment of individual psychotherapy, such as the relationship with the therapist and their attitudes, the unavailability of schedules and difficulty in commuting, therapist changes, dissatisfaction with the effects and results of psychotherapy and the patient's subjective unavailability to treatment, other issues may be at stake, specifically in a psychoanalytic analysis of the data, such as transferences (having the institution and the clinical supervisor as objects that cross the transference between patient and therapist), the temporality of care regulated by the institution, making the logical time with chronological time, the issue of clinical supervision and the need for a supervisor-analyst, and the curricular standardization in relation to the transmission of Psychoanalysis, being necessary that it be possible only through the transference of work It is expected that with the results brought and analyzed throughout this research, there will be an effective contribution to the psychology service-school, which may provide institutional reflections in order to qualify the offer of services, especially in relation to the offer of the psychoanalytic clinicSei, Maíra Bonafé [Orientador]Santos, Hernani Pereira doDionísio, Gustavo HenriqueOrtolan, Maria Lúcia Mantovanelli2024-05-01T12:13:12Z2024-05-01T12:13:12Z2021.0016.12.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9992porMestradoPsicologiaCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:24Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9992Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:24Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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