Formas mínimas : minificção e literatura brasileira contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Miguel Heitor Braga
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13459
Resumo: Resumo: O trabalho propõe o estudo de formas mínimas de ficção, observando as especificidades teóricas que delas emanam e a maneira como se consubstanciam em material variado na literatura brasileira contemporânea A existência delas por si só não é novidade, pois é algo que remonta às próprias origens da literatura e se configurou inicialmente sob a roupagem de epigramas, aforismos, provérbios, fábulas, entre muitas outras Na contemporaneidade, essas formas mínimas assumem termos como miniconto ou minificção, em diálogo direto com gêneros como o conto, a crônica e o poema Porém, como será visto, as ligações são muito mais amplas Para os intuitos gerais, optamos pela divisão do texto em duas partes A primeira parte é dividida em quatro capítulos e se preocupa em: compreender os olhares teóricos que vêm tomando forma nos últimos anos e tratam a minificção sob um viés particular; verificar a relação tensionada entre ficção e minificção; propor algumas categorias formais de minificção; perceber sua comunicação com os suportes atuais de transmissão, circulação e armazenamento de literatura A segunda parte é dividida em cinco capítulos Buscamos, nela: delinear a minificção no contexto literário brasileiro; explicar por que Dalton Trevisan é um minificcionista por excelência; demonstrar o impacto da obra Os cem menores contos brasileiros do século para a literatura de minificção no Brasil; investigar a importância de editoras e da paratextualidade para a construção de um campo literário de minificção; propor um roteiro de obras e autores brasileiros contemporâneos variados que praticaram a minificção Ao fim, esperamos ter demonstrado de que modo as feições de um discurso ficcional mínimo é relevante e rico para a teoria literária e para a literatura brasileira contemporâneas
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