Blow-Up : o cinema expandido de Antonioni

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvadori, Theo Tanus
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15861
Resumo: Resumo: Blow-Up - Depois daquele beijo, de 1966, é o filme mais aclamado de Michelangelo Antonioni A atmosfera de mistério, indeterminação e inconclusão que caracterizam essa obra é motivo de diversos estudos, resenhas, ensaios e críticas O objetivo desta pesquisa é investigar essa obra de Antonioni pela perspectiva do cinema expandido de Gene Youngblood (197) – conceito de se fazer cinema que se afasta dos padrões estabelecidos de dramaticidade, enredo, linearidade, concatenação e gênero, abrindo ao filme mais sentidos relacionados à experiência sinestésica e à participação criadora do espectador Para isso, empregamos o método da pesquisa bibliográfica, da análise documental dos escritos e entrevistas do cineasta, além de análise fílmica Concluímos que, ao exigir do espectador a percepção dos elementos da estética do cinema sinestésico, no cinema expandido de Antonioni a experiência pessoal é prioritária no ato de assistir ao filme Por conseguinte, o espectador é posto dentro do filme como um participante criador junto ao cineasta
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