A política religiosa evangélica : lideranças protestantes e seu engajamento no processo eleitoral de 2010
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Publication Date: | 2015 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
Download full: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000202843 |
Summary: | Este trabalho busca entender a relação entre religião e política a partir da sociologia compreensiva weberiana e o processo eleitoral para presidente da República brasileira no ano de 2010, uma vez que se faz necessário a discussão das formas alternativas de mediação da relação entre sociedade civil e Estado, não baseadas apenas pelos condicionamentos econômicos. Destaca-se que os representantes religiosos evangélicos não são unicamente líderes do mundo "espiritual", porque demonstram sua força junto à população e reforça a sua posição de ator político na atual conjuntura, sendo assim, o objetivo desta pesquisa é compreender o discurso dos líderes religiosos evangélicos de Londrina PR e como suas ações e visões de mundo, segundo seus interesses particulares ou institucionais, corroboram para a conquista ou não de um representante político em determinado pleito. Tomaremos por base, o ocorrido nas eleições de 2010, em que houve um grande levantamento de religiosos (evangélicos e católicos) demonizando a postulante Dilma Rousseff ao pleito de presidente do Brasil por uma série de posicionamentos que, segundo eles, ferem os ensinamentos bíblicos. As principais questões em debate foram: ?a legalização do aborto? e a ?união civil entre homossexuais?, pontos amplamente discutidos e divulgados pela mídia. Motivados por estas questões, a eleição de 2010 ficou profundamente marcada por razões morais religiosas e acabaram por mudar o discurso dos candidatos no segundo turno das eleições. Na busca de compreender este fenômeno, foi realizada a pesquisa bibliográfica, documental e de campo que utilizou como estratégia a técnica de entrevista semiestruturada com representantes parlamentares cristãos e pastores, bem como analisou os discursos dos líderes religiosos (nacionais) expressos nos vídeos postados nas redes sociais (facebook, blogs e email) no período em questão. Como resultados finais, apresento a trajetória do PT - Partido dos Trabalhadores pela sucessão ao presidente Lula (2002/2010) procurando mostrar e interpretar a conquista do voto religioso, evidente a partir de 2002 com o apoio de denominações religiosas com forte poder midiático no Brasil, como por exemplo IURD e Assembléia de Deus. Nas eleições de 2010, parte dos políticos e religiosos temendo à aprovação de lei que regulariza a união civil entre homossexuais e a descriminalização do abordo, levantam-se contra o PT, divulgando vídeos e pregando nos púlpitos de todo o país que o PT era o "partido da morte". Nas eleições de 2010, com essa estratégia midiática dos grupos religiosos conservadores, houve a perda parcial do voto cristão ao Partido dos Trabalhadores. Com o risco de não ser eleita, a candidata Dilma Roussef no segundo turno mudou sua agenda e seu discurso tentando então reconquistar o voto religioso. Percebeu-se que as religiões e religiosidades não definem uma campanha, contudo elas se fazem presente e instrumentaliza a política. |
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Destaca-se que os representantes religiosos evangélicos não são unicamente líderes do mundo "espiritual", porque demonstram sua força junto à população e reforça a sua posição de ator político na atual conjuntura, sendo assim, o objetivo desta pesquisa é compreender o discurso dos líderes religiosos evangélicos de Londrina PR e como suas ações e visões de mundo, segundo seus interesses particulares ou institucionais, corroboram para a conquista ou não de um representante político em determinado pleito. Tomaremos por base, o ocorrido nas eleições de 2010, em que houve um grande levantamento de religiosos (evangélicos e católicos) demonizando a postulante Dilma Rousseff ao pleito de presidente do Brasil por uma série de posicionamentos que, segundo eles, ferem os ensinamentos bíblicos. As principais questões em debate foram: ?a legalização do aborto? e a ?união civil entre homossexuais?, pontos amplamente discutidos e divulgados pela mídia. Motivados por estas questões, a eleição de 2010 ficou profundamente marcada por razões morais religiosas e acabaram por mudar o discurso dos candidatos no segundo turno das eleições. Na busca de compreender este fenômeno, foi realizada a pesquisa bibliográfica, documental e de campo que utilizou como estratégia a técnica de entrevista semiestruturada com representantes parlamentares cristãos e pastores, bem como analisou os discursos dos líderes religiosos (nacionais) expressos nos vídeos postados nas redes sociais (facebook, blogs e email) no período em questão. Como resultados finais, apresento a trajetória do PT - Partido dos Trabalhadores pela sucessão ao presidente Lula (2002/2010) procurando mostrar e interpretar a conquista do voto religioso, evidente a partir de 2002 com o apoio de denominações religiosas com forte poder midiático no Brasil, como por exemplo IURD e Assembléia de Deus. Nas eleições de 2010, parte dos políticos e religiosos temendo à aprovação de lei que regulariza a união civil entre homossexuais e a descriminalização do abordo, levantam-se contra o PT, divulgando vídeos e pregando nos púlpitos de todo o país que o PT era o "partido da morte". Nas eleições de 2010, com essa estratégia midiática dos grupos religiosos conservadores, houve a perda parcial do voto cristão ao Partido dos Trabalhadores. Com o risco de não ser eleita, a candidata Dilma Roussef no segundo turno mudou sua agenda e seu discurso tentando então reconquistar o voto religioso. Percebeu-se que as religiões e religiosidades não definem uma campanha, contudo elas se fazem presente e instrumentaliza a política.This paper seeks to understand the relationship between religion and politics in Weber's comprehensive sociology and the election process for President of the Brazilian Republic in 2010, since it is necessary to discuss alternative ways of mediating the relationship between civil society and State and not based just by economic constraints. It is noteworthy that the evangelical religious representatives are not only world leaders "spiritual" because they show their strength with the population and strengthened its political actor position in the current situation, therefore, the objective of this research is to understand the speech of leaders evangelical religious Londrina PR and how their actions and worldviews, according to private or institutional interests, corroborate the achievement or otherwise of a political representative in a given election. We will take based on, what happened in the 2010 elections, in which there was a large collection of religious (Catholics and Protestants) demonizing the applicant Dilma Rousseff the president election in Brazil for a number of placements, according to them, hurt the biblical teachings. The main issues under discussion were "legal abortion" and "civil union between homosexuals," widely discussed points and disseminated by the media. Motivated by these issues, the 2010 election was deeply marked by religious moral reasons and eventually change the discourse of the candidates in the second round of elections. In seeking to understand this phenomenon, literature, documentary and field that used the strategy of semi-structured interview technique with Christian pastors and parliamentary representatives was carried out and analyzed the speeches of religious leaders (national) expressed in videos posted on the networks social (Facebook, blogs and email) in the period in question. As final results, I present the trajectory of the PT - Workers Party for the succession to President Lula (2002/2010) trying to show and interpret the conquest of religious vow, evident since 2002 with the support of religious denominations with strong media power in Brazil such as Universal Church and the Assembly of God. In the 2010 elections, some of the political and religious fearing the approval of the law that regulates civil unions between homosexuals and the decriminalization of on board, stand up against the PT, disseminating videos and preaching from the pulpits across the country that the PT was the "party of death". In the 2010 elections, with the media strategy of conservative religious groups, there was a partial loss of the Christian vote to the PT. At the risk of not being elected, the candidate Dilma Rousseff in the second round changed his agenda and his speech then trying to regain the religious vote. It was felt that religion and religiosity do not define a campaign, but they do this and exploits politics.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000202843porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:29:21Zoai:uel.br:vtls000202843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2017-12-08T19:57:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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