Percepção de peso corporal e condutas alimentares em professores da rede estadual de ensino de Londrina-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Vanessa Francisquini
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8366
Resumo: Resumo: Conhece-se a situação epidemiológica enfrentada mundialmente com relação ao aumento significativo do sobrepeso e obesidade em todas as camadas populacionais Além disso, diversas complicações de saúde têm sido evidenciadas entre professores e há pouca informação sobre as condutas alimentares e a influência da percepção de peso corporal especificamente nesse público Vista a importância social e escassez de trabalhos que estudem as características sociodemográficas, de saúde, de trabalho e principalmente, o perfil da percepção de peso corporal e condutas alimentares adotadas por essa população, objetivou-se analisar a relação entre percepção de peso corporal e condutas alimentares entre professores da rede estadual de ensino de Londrina-PR Realizou-se estudo transversal com todos os professores atuantes nas 2 escolas estaduais com maior número de professores de Londrina Informações foram coletadas por meio de entrevista individual através de questões sobre alimentação, aspectos sociodemográficos, condições de trabalho, perfil antropométrico e percepção de peso corporal Os dados foram analisados de forma descritiva e as associações estudadas mediante regressão de Poisson para estimação da Razão de Prevalência (RP) Foram incluídos nesta pesquisa um total de 92 professores sendo predominante: os de sexo feminino (67,8%); >41 anos (52,4%); casados (58,7%); brancos (74,6%) e com grau de instrução especialização (87,5%) No que se refere as características de trabalho e de saúde, observou-se que mais de 7% dos professores tem 2 vínculos ou mais, e mais de 8% trabalha 4 horas ou mais por semana Aproximadamente 3% dos professores apresentam diagnóstico médico de pelo menos uma DCNT e mais de 8% percebe sua saúde como boa, muito bou ou excelente Com relação a percepção de peso corporal, metade dos professores eutróficos (49,9%) se perceberam adequadamente Diferente dos com excesso de peso, onde a maioria (91,6%) apresentou uma percepção adequada do seu peso corporal Dos 441 professores classificados como eutróficos, mais de 4% superestimaram o peso corporal No que se refere as condutas alimentares, observou-se que o sexo, idade, renda, tempo como professor e número de vínculos foram os fatores que mais estiveram associados Por fim, não houve associação entre a percepção de peso corporal e condutas alimentares recomendadas ou não Concluiu-se que professores da Rede Estadual de Ensino de Londrina apresentam em sua maioria, condutas alimentares recomendadas E que embora seja um fator determinante para adoção de condutas adequadas em indivíduos com excesso de peso, a percepção de peso corporal não se mostrou associada a nenhuma conduta alimentar investigada Este achado fortalece a importância de que mais estudos continuem explorando a percepção de peso corporal nesse público, extrapolando a fim de se conhecer a satisfação e a autoestima com o corpo, de modo a conhecer até que ponto a imagem corporal pode influenciar os hábitos de vida dos docentes
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>41 anos (52,4%); casados (58,7%); brancos (74,6%) e com grau de instrução especialização (87,5%) No que se refere as características de trabalho e de saúde, observou-se que mais de 7% dos professores tem 2 vínculos ou mais, e mais de 8% trabalha 4 horas ou mais por semana Aproximadamente 3% dos professores apresentam diagnóstico médico de pelo menos uma DCNT e mais de 8% percebe sua saúde como boa, muito bou ou excelente Com relação a percepção de peso corporal, metade dos professores eutróficos (49,9%) se perceberam adequadamente Diferente dos com excesso de peso, onde a maioria (91,6%) apresentou uma percepção adequada do seu peso corporal Dos 441 professores classificados como eutróficos, mais de 4% superestimaram o peso corporal No que se refere as condutas alimentares, observou-se que o sexo, idade, renda, tempo como professor e número de vínculos foram os fatores que mais estiveram associados Por fim, não houve associação entre a percepção de peso corporal e condutas alimentares recomendadas ou não Concluiu-se que professores da Rede Estadual de Ensino de Londrina apresentam em sua maioria, condutas alimentares recomendadas E que embora seja um fator determinante para adoção de condutas adequadas em indivíduos com excesso de peso, a percepção de peso corporal não se mostrou associada a nenhuma conduta alimentar investigada Este achado fortalece a importância de que mais estudos continuem explorando a percepção de peso corporal nesse público, extrapolando a fim de se conhecer a satisfação e a autoestima com o corpo, de modo a conhecer até que ponto a imagem corporal pode influenciar os hábitos de vida dos docentesDissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaAbstract: The epidemiological situation is know worldwide when compared to the significant increase of overweight and obesity in all population layers Apart from that, various health complications have been evidenced among teachers and there is little information about dietary behaviors and the influence of body weight perception specifically on this audience Considering the social importance and scarcity of studies that study the sociodemographic, health, and work characteristics, and especially the profile of body weight perception and dietary behaviors adopted by this population, the objective was to analyze the relationship between body weight perception and conducts between the teachers of the state teaching system of Londrina-PR A cross-sectional study was carried out with all teachers working in the 2 state schools with the highest number of teachers in Londrina Information was collected through an individual interview that included questions on diet, sociodemographic aspects, working conditions, anthropometric profile and body weight perception The data were analyzed descriptively and the associations studied by Poisson regression to estimate the Prevalence Ratio (PR) A total of 92 teachers were included in this study: female (678%); > 41 years (524%); married (587%); whites (746%) and specialization degree (875%) Regarding work and health characteristics, it was observed that more than 7% of teachers have 2 or more links, and more than 8% work 4 hours or more Approximately 3% of teachers present a medical diagnosis of at least one NCD and over 8% perceive their health as good, very bou or excellent Regarding body weight perception, half of the eutrophic teachers (499%) were adequately perceived Differently from those with overweight, where the majority (916%) presented an adequate perception of their body weight Of the 441 teachers classified as eutrophic, more than 4% overestimated body weight With regard to eating habits, it was observed that sex, age, income, time as teacher and number of ties were the factors that were most associated Finally, there was no association between the perception of body weight and recommended or not It was concluded that teachers of the State Education Network of Londrina have, in their majority, recommended alimentary conduits And although it is a determinant factor for adopting adequate behaviors in overweight individuals, the perception of body weight was not associated with any investigated dietary conduct This finding strengthens the importance that more studies continue exploring the perception of body weight in this public, extrapolating in order to know the satisfaction and self-esteem with the body, in order to know to what extent the body image can influence the habits of life two teachersGonzález, Alberto Durán [Orientador]Mesas, Arthur EumannCarreira, Clísia MaraGonçalves, Vanessa Francisquini2024-05-01T11:33:19Z2024-05-01T11:33:19Z2018.0026.04.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8366porMestradoSaúde ColetivaCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8366Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:03Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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