Problema de roteirização de veículos com janelas de atendimento, frotas heterogêneas e entregas fracionadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Marc Antonio Vieira de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13563
Resumo: Resumo: Este trabalho apresenta uma solução para o problema de roteirização de veículos com janelas de atendimento, frota de veículos heterogêneas e entregas fracionadas A construção de rotas baseia-se na heurística de economia utilizando inserção sequencial, inspirado em algoritmos clássicos, como o desenvolvido por Clarke e Wright em 1964 O diferencial do trabalho aborda quatro pontos, número finito de veículos com capacidades de transporte distintos, estratégia de primeiro ponto da rota, avaliação de benchmarks padrões e resultado visual para as rotas elaboradas A implementação elaborada, apresenta uma solução parcial de um sistema de roteirização de veículos para as extensões em análise, sem levar em conta as restrições de negócio das empresas e o percurso geoespacial da roteirização Procura-se demonstrar a eficiência da metodologia e algoritmos empregados em relação a ocupação média do veículo, distância total percorrida e a demanda total de cada grupo de teste A heurística de economia empregada faz uso de quatro algoritmos, Economia Combinada (EC), Oportunidade Otimista de Economia (OOE), Oportunidade Real de Economia (ORE) e Oportunidade Real de Economia com parâmetro modelador de rota (OREl) Como resultado, seis grupos de testes foram preparados para os algoritmos desenvolvidos Utilizando os critérios de eficiência para as rotas construídas, cada um desses testes apresenta o desempenho do melhor algoritmo em conjunto com sua solução gráfica baseada no antes e depois das rotas e uma discussão sobre os valores obtidos
id UEL_ff4a19526730a7022fb232618d03c39d
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13563
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Problema de roteirização de veículos com janelas de atendimento, frotas heterogêneas e entregas fracionadasPesquisa operacionalLogística empresarialProcessamento sequencial (Computação)Programação heurísticaOperational researchBusiness logisticHeuristic programmingSequantial processing (Computer science)Resumo: Este trabalho apresenta uma solução para o problema de roteirização de veículos com janelas de atendimento, frota de veículos heterogêneas e entregas fracionadas A construção de rotas baseia-se na heurística de economia utilizando inserção sequencial, inspirado em algoritmos clássicos, como o desenvolvido por Clarke e Wright em 1964 O diferencial do trabalho aborda quatro pontos, número finito de veículos com capacidades de transporte distintos, estratégia de primeiro ponto da rota, avaliação de benchmarks padrões e resultado visual para as rotas elaboradas A implementação elaborada, apresenta uma solução parcial de um sistema de roteirização de veículos para as extensões em análise, sem levar em conta as restrições de negócio das empresas e o percurso geoespacial da roteirização Procura-se demonstrar a eficiência da metodologia e algoritmos empregados em relação a ocupação média do veículo, distância total percorrida e a demanda total de cada grupo de teste A heurística de economia empregada faz uso de quatro algoritmos, Economia Combinada (EC), Oportunidade Otimista de Economia (OOE), Oportunidade Real de Economia (ORE) e Oportunidade Real de Economia com parâmetro modelador de rota (OREl) Como resultado, seis grupos de testes foram preparados para os algoritmos desenvolvidos Utilizando os critérios de eficiência para as rotas construídas, cada um desses testes apresenta o desempenho do melhor algoritmo em conjunto com sua solução gráfica baseada no antes e depois das rotas e uma discussão sobre os valores obtidosDissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoAbstract: This work presents a solution for the vehicle routing problem for time windows with multiple vehicle types and split deliveries The construction of routes is based on savings heuristics using the insertion sequence, which is inspired on classical algorithms, such as developed by Clarke and Wright in 1964 The novelty of this work addresses four aspects, finite number of vehicles with multiple size capacities, strategy of the first point of the route, the rating of standard benchmarks and visual results for the solved routes The software developed has implemented a partial solution to the vehicle routing problems and its extensions, without taking into account the constraints of corporate business and geospatial path information Sought to demonstrate the efficiency of employed techniques with the average occupancy relative to the vehicle, the total distance traveled and the total demand of each tested group The heuristics employed makes use of four algorithms, Combined Savings (CS), Optimistic Opportunity Savings (OOS), Realistic Opportunity Savings (ROS) and Realistic Opportunity Savings with a route shape parameter (ROSl) As a result, six test groups were prepared for the algorithms developed Using efficiency criteria for built up routes, each of this tests shows the best performance of the chosen algorithm together with its graphical results based on pre and post scenarios and a discussion of the obtained valuesBrancher, Jacques Duílio [Orientador]Romeiro, Neyva Maria LopesBarros, Rodolfo Miranda deProença Junior, Mário LemesQueiroz, Marc Antonio Vieira de2024-05-01T14:16:09Z2024-05-01T14:16:09Z2012.0011.04.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13563porMestradoCiência da ComputaçãoCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:30Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13563Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:30Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Problema de roteirização de veículos com janelas de atendimento, frotas heterogêneas e entregas fracionadas
title Problema de roteirização de veículos com janelas de atendimento, frotas heterogêneas e entregas fracionadas
spellingShingle Problema de roteirização de veículos com janelas de atendimento, frotas heterogêneas e entregas fracionadas
Queiroz, Marc Antonio Vieira de
Pesquisa operacional
Logística empresarial
Processamento sequencial (Computação)
Programação heurística
Operational research
Business logistic
Heuristic programming
Sequantial processing (Computer science)
title_short Problema de roteirização de veículos com janelas de atendimento, frotas heterogêneas e entregas fracionadas
title_full Problema de roteirização de veículos com janelas de atendimento, frotas heterogêneas e entregas fracionadas
title_fullStr Problema de roteirização de veículos com janelas de atendimento, frotas heterogêneas e entregas fracionadas
title_full_unstemmed Problema de roteirização de veículos com janelas de atendimento, frotas heterogêneas e entregas fracionadas
title_sort Problema de roteirização de veículos com janelas de atendimento, frotas heterogêneas e entregas fracionadas
author Queiroz, Marc Antonio Vieira de
author_facet Queiroz, Marc Antonio Vieira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brancher, Jacques Duílio [Orientador]
Romeiro, Neyva Maria Lopes
Barros, Rodolfo Miranda de
Proença Junior, Mário Lemes
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Marc Antonio Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa operacional
Logística empresarial
Processamento sequencial (Computação)
Programação heurística
Operational research
Business logistic
Heuristic programming
Sequantial processing (Computer science)
topic Pesquisa operacional
Logística empresarial
Processamento sequencial (Computação)
Programação heurística
Operational research
Business logistic
Heuristic programming
Sequantial processing (Computer science)
description Resumo: Este trabalho apresenta uma solução para o problema de roteirização de veículos com janelas de atendimento, frota de veículos heterogêneas e entregas fracionadas A construção de rotas baseia-se na heurística de economia utilizando inserção sequencial, inspirado em algoritmos clássicos, como o desenvolvido por Clarke e Wright em 1964 O diferencial do trabalho aborda quatro pontos, número finito de veículos com capacidades de transporte distintos, estratégia de primeiro ponto da rota, avaliação de benchmarks padrões e resultado visual para as rotas elaboradas A implementação elaborada, apresenta uma solução parcial de um sistema de roteirização de veículos para as extensões em análise, sem levar em conta as restrições de negócio das empresas e o percurso geoespacial da roteirização Procura-se demonstrar a eficiência da metodologia e algoritmos empregados em relação a ocupação média do veículo, distância total percorrida e a demanda total de cada grupo de teste A heurística de economia empregada faz uso de quatro algoritmos, Economia Combinada (EC), Oportunidade Otimista de Economia (OOE), Oportunidade Real de Economia (ORE) e Oportunidade Real de Economia com parâmetro modelador de rota (OREl) Como resultado, seis grupos de testes foram preparados para os algoritmos desenvolvidos Utilizando os critérios de eficiência para as rotas construídas, cada um desses testes apresenta o desempenho do melhor algoritmo em conjunto com sua solução gráfica baseada no antes e depois das rotas e uma discussão sobre os valores obtidos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 11.04.2012
2012.00
2024-05-01T14:16:09Z
2024-05-01T14:16:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13563
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ciência da Computação
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823238159597568