As NTIC na licenciatura em letras : trilhando caminhos para o letramento digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daiane Eloisa dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15442
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o conhecimento construído a respeito da formação inicial em Letras em relação à proposta de desenvolvimento de práticas de letramento digital pelos professores em formação, no período de 211 a 214, na Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Jacarezinho Buscamos, dessa maneira, construir uma contribuição acadêmica voltada a conhecer melhor o trabalho das licenciaturas em Letras, no que diz respeito às tecnologias digitais e à formação dos futuros professores A pesquisa em tela toma como aportes teóricos os estudos de Rojo (212), Lemke (21), Buzato (26; 21), Lankshear e Knobel (27); Coscarelli e Ribeiro (211), dentre outros, sobre novos letramentos e letramento digital Consideramos os pressupostos de Pretto (22), Barreto (24; 211), Freitas (29), Freire e Leffa (213), Paiva (212), Veiga e Viana (212), que problematizam o uso das tecnologias no contexto escolar e trazem contribuições valiosas para se pensar a formação tecnológica dos professores Discutimos também sobre os preceitos do letramento, nos apoiando em leituras de autores como Street (23, 21, 214) e Soares (22, 24, 21) Em Silva (22, 29) encontramos importantes postulações para refletirmos sobre a interação e a interatividade Embasados nos preceitos da Linguística Aplicada, tomamos alguns princípios metodológicos como: pesquisa de natureza qualitativa, preocupação com o idiossincrático, o particular e o situado (MOITA LOPES, 213), caráter inter/transdisciplinar buscando o diálogo com o conhecimento e as lógicas de outras disciplinas Nossa pesquisa configura-se como sendo um estudo de caso do tipo etnográfico O corpus do trabalho consiste em documentos institucionais, como projetos pedagógicos de curso; grades curriculares; planos de ensino; projetos de pesquisa e extensão; resumos das produções científicas da comunidade acadêmica, disponibilizadas em cursos e eventos ocorridos na instituição de ensino superior, correspondentes ao período delimitado Também, aplicamos questionário aos quartanistas dos cursos de Letras, e realizamos uma sessão de grupo focal, na universidade Tomamos, dessa forma, as falas dos participantes juntamente com as colocações de uma docente do colegiado de Letras, que foi entrevistada Os resultados evidenciam que a formação tecnológica do futuro professor de língua portuguesa ainda ocorre de maneira individualizada (PAIVA, 212) e que as NTIC não estão incorporadas na formação inicial
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spelling As NTIC na licenciatura em letras : trilhando caminhos para o letramento digitalLetramento digitalTecnologia e formação de professoresLetrasFormação de professoresTechnology and teacher trainingResumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o conhecimento construído a respeito da formação inicial em Letras em relação à proposta de desenvolvimento de práticas de letramento digital pelos professores em formação, no período de 211 a 214, na Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Jacarezinho Buscamos, dessa maneira, construir uma contribuição acadêmica voltada a conhecer melhor o trabalho das licenciaturas em Letras, no que diz respeito às tecnologias digitais e à formação dos futuros professores A pesquisa em tela toma como aportes teóricos os estudos de Rojo (212), Lemke (21), Buzato (26; 21), Lankshear e Knobel (27); Coscarelli e Ribeiro (211), dentre outros, sobre novos letramentos e letramento digital Consideramos os pressupostos de Pretto (22), Barreto (24; 211), Freitas (29), Freire e Leffa (213), Paiva (212), Veiga e Viana (212), que problematizam o uso das tecnologias no contexto escolar e trazem contribuições valiosas para se pensar a formação tecnológica dos professores Discutimos também sobre os preceitos do letramento, nos apoiando em leituras de autores como Street (23, 21, 214) e Soares (22, 24, 21) Em Silva (22, 29) encontramos importantes postulações para refletirmos sobre a interação e a interatividade Embasados nos preceitos da Linguística Aplicada, tomamos alguns princípios metodológicos como: pesquisa de natureza qualitativa, preocupação com o idiossincrático, o particular e o situado (MOITA LOPES, 213), caráter inter/transdisciplinar buscando o diálogo com o conhecimento e as lógicas de outras disciplinas Nossa pesquisa configura-se como sendo um estudo de caso do tipo etnográfico O corpus do trabalho consiste em documentos institucionais, como projetos pedagógicos de curso; grades curriculares; planos de ensino; projetos de pesquisa e extensão; resumos das produções científicas da comunidade acadêmica, disponibilizadas em cursos e eventos ocorridos na instituição de ensino superior, correspondentes ao período delimitado Também, aplicamos questionário aos quartanistas dos cursos de Letras, e realizamos uma sessão de grupo focal, na universidade Tomamos, dessa forma, as falas dos participantes juntamente com as colocações de uma docente do colegiado de Letras, que foi entrevistada Os resultados evidenciam que a formação tecnológica do futuro professor de língua portuguesa ainda ocorre de maneira individualizada (PAIVA, 212) e que as NTIC não estão incorporadas na formação inicialDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This study have goal of think over the knowledge built about the initial formation of Letters in relation to the proposed development of digital literacy practices by teachers in formation, in the period from 211 to 214, at State University of Northern Parana, campus Jacarezinho We seek in this way build an academic contribution aimed to better understand the work of the degrees in Literature, with regard to digital technologies and the formation of future teachers Research on screen takes as inputs the theoretical studies Rojo (212), Lemke (21), Buzato (26; 21), Lankshear and Knobel (27); Coscarelli and Ribeiro (211), among others, on new literacies and digital literacies We consider the assumptions Pretto (22), Barreto (24; 211), Freitas (29), Freire and Leffa (213), Paiva (212), Veiga and Viana (212); which problematize the use of technology in the school context and bring valuable contributions to thinking about the technological training of teachers Also discussed the precepts of literacy, supporting us on readings from authors such as Street (23, 21, 214) and Soares (22, 24, 21) Silva (22, 29) found significant nominations to reflect on the interaction and interactivity Founded on the principles of Applied Linguistics, methodologically, take some principles such as: qualitative research nature, concern for the idiosyncratic, the individual and the set (MOITA LOPES, 213), character inter / transdisciplinary seeking dialogue with the knowledge and logic other disciplines Our research is characterized as being a case study of ethnographic The corpus of work consists of institutional documents, such as educational projects underway; curriculum; teaching plans; research projects and extension; abstracts of scientific productions of the academic community, available in courses and events at the institution of higher education, corresponding to the period delimited Also, apply questionnaire to students of fourth grade, and conducted a focus group session, at the university We, therefore, by the participants along with the placement of a teaching letters collegiate, that was interviewed The results show that technological training of future teachers of Portuguese still occurs individually (PAIVA, 212) and the new technologies are not incorporated in the initial formationMafra, Núbio Delanne Ferraz [Orientador]Magalhães, Tânia GuedesRuiz, Eliana Maria Severino DonaioSantos, Daiane Eloisa dos2024-05-01T14:49:07Z2024-05-01T14:49:07Z2015.0017.04.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15442porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T02:05:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15442Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T02:05:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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