Contribuições de metodologias ativas para o ensino de Física 3 em um curso de Engenharia Eletrônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ederson Carlos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6135
Resumo: Orientador: Prof.ª Dr.ª Polonia Altoé Fusinato
id UEM-10_053ddeb2fcd1062065c7e033309037d1
oai_identifier_str oai:localhost:1/6135
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Contribuições de metodologias ativas para o ensino de Física 3 em um curso de Engenharia EletrônicaFísica - Ensino médioMetodologias ativas de ensinoAprendizagem significativaEnsino de Engenharia530.07Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Prof.ª Dr.ª Polonia Altoé FusinatoCoorientador: Prof. Dr. Michel Corci BatistaTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021RESUMO: O ensino em Engenharia no Brasil ainda é, na sua maioria, desenvolvido de forma tradicional, e para superar esse modelo de ensino as metodologias ativas são vistas como estratégias de ensino que podem contribuir para uma mudança paradgmática e atender aos anseios formativos necessários para essa área do conhecimento. Visando desenvolver subsídios para superar esse problema, esta pesquisa teve como objetivo investigar a contribuição de diferentes metodologias ativas aplicadas em uma turma do curso de Engenharia Eletrônica, na disciplina de Física 3, para a formação inicial de engenheiros eletricistas. Em busca de subsídios, inicialmente realizamos um "estado do conhecimento" para identificar as contribuições das pesquisas que envolveram o ensino de Engenharia e o uso das metodologias ativas, e em seguida propusemos para a disciplina de Física 3 do 2º período do curso de Engenharia Eletrônica da UTFPR/CM um curso envolvendo diversas estratégias ativas, como Método do Caso, ABPr, Peer Instruction, Sala de Aula Invertida e ABPj. Este trabalho possui natureza qualitativa e, para a constituição dos dados, utilizamos questionários, diário de campo, mapas conceituais bem como todos os documentos produzidos pelos alunos durante a implementação da proposta. Os dados foram analisados por meio da teoria da Análise de Conteúdo, a fim de verificar os elementos teóricos da Aprendizagem Significativa, tais como: organização hierárquica, diferenciação progressiva e reconciliação integradora. Constatamos que a área de ensino de Engenharia possui um campo com um grande potencial para ser desenvolvido com o uso das metodologias ativas, também que o ensino de Física 3, quando desenvolvido por meio das estratégias ativas, faz com que o acadêmico se torne agente ativo junto com o professor na construção do conhecimento, de modo flexível e dinâmico, favorecendo o aprendizado, pois os dados coletados apresentam elementos que nos possibilitam inferir a ocorrência de indícios da Aprendizagem Significativa, o desenvolvimento das competências estabelecidas nas DCNs de graduação em Engenharia, além de reduzir as reprovações na disciplina de Física 3. Acreditamos que essa flexibilidade de trabalho pode enriquecer a prática pedagógica do professor que busca apresentar aulas diferenciadas e mais atrativas para seus alunos, propiciando o interesse e participação dos mesmos, superando a aprendizagem mecânica.ABSTRACT: Engineering education in Brazil is still mostly developed in a traditional way, and to overcome this teaching model, active methodologies are seen as strategies that could contribute to a paradigmatic change and meet the formative goals necessary for this area of knowledge. Aiming to develop means to overcome such problem, this research intends to investigate the contribution of different active methodologies applied in a class of Electronic Engineering course, in the discipline of Physics 3 to the initial training of electrical engineers. Seeking for subsidies, we initially carried out a "State of Knowledge" to identify the contributions of the research that involved the teaching of Engineering and the use of active methodologies, then we proposed for the Physics 3 subject, on the 2nd period of the Electronic Engineering course from UTFPR/CM classes involving several active strategies, such as Case Method, ABPr, Peer Instruction, Inverted Classroom and ABPj. Our work has a qualitative nature and, for the data constitution we employed questionnaires, field diaries, conceptual maps as well as all documents produced by the students during the implementation of the proposal. The data were analyzed using the theory of Content Analysis, in order to verify the theoretical elements of learning, such as: hierarchical organization, progressive differentiation and integrative reconciliation. We have verified that the field of Engineering teaching holds a vast development potential coupled with the employment of active methodologies, also that the teaching of Physhics 3, When developed by the means of the active methodologies, allows the academic to become an active agente along with the teacher in the construction of knowledge, flexibly and dynamically, enhancing learning. The collected data presents elements that allow us to infer the ocurrence of Significative Learning, the development of skills established in the DCNs of Engineering graduation and the drop on failing rates in the discipline of Physics 3. We believe that the flexibility of work could enhance the the teacher’s pedagogical practice who seeks to teach unique and more engaging classes to its students, stirring their curiosity and engagement, overcoming mechanical learning.194 f. : il. (algumas color.), figs., grafs., quadros.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasFusinato, Polonia AltoéBatista, Michel CorciSchiavon, Gilson JuniorFontes, Adriana da SilvaNeves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-Gomes, Luciano CarvalhaisGomes, Ederson Carlos2021-02-22T15:57:06Z2021-02-22T15:57:06Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGOMES, Ederson Carlos. Contribuições de metodologias ativas para o ensino de Física 3 em um curso de Engenharia Eletrônica. 2021. 194 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6135. Acesso em: 22 fev. 2021.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6135info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2021-02-22T16:02:51Zoai:localhost:1/6135Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:10.213696Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de metodologias ativas para o ensino de Física 3 em um curso de Engenharia Eletrônica
title Contribuições de metodologias ativas para o ensino de Física 3 em um curso de Engenharia Eletrônica
spellingShingle Contribuições de metodologias ativas para o ensino de Física 3 em um curso de Engenharia Eletrônica
Gomes, Ederson Carlos
Física - Ensino médio
Metodologias ativas de ensino
Aprendizagem significativa
Ensino de Engenharia
530.07
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Contribuições de metodologias ativas para o ensino de Física 3 em um curso de Engenharia Eletrônica
title_full Contribuições de metodologias ativas para o ensino de Física 3 em um curso de Engenharia Eletrônica
title_fullStr Contribuições de metodologias ativas para o ensino de Física 3 em um curso de Engenharia Eletrônica
title_full_unstemmed Contribuições de metodologias ativas para o ensino de Física 3 em um curso de Engenharia Eletrônica
title_sort Contribuições de metodologias ativas para o ensino de Física 3 em um curso de Engenharia Eletrônica
author Gomes, Ederson Carlos
author_facet Gomes, Ederson Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fusinato, Polonia Altoé
Batista, Michel Corci
Schiavon, Gilson Junior
Fontes, Adriana da Silva
Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-
Gomes, Luciano Carvalhais
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ederson Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Ensino médio
Metodologias ativas de ensino
Aprendizagem significativa
Ensino de Engenharia
530.07
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Física - Ensino médio
Metodologias ativas de ensino
Aprendizagem significativa
Ensino de Engenharia
530.07
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientador: Prof.ª Dr.ª Polonia Altoé Fusinato
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-22T15:57:06Z
2021-02-22T15:57:06Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Ederson Carlos. Contribuições de metodologias ativas para o ensino de Física 3 em um curso de Engenharia Eletrônica. 2021. 194 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6135. Acesso em: 22 fev. 2021.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6135
identifier_str_mv GOMES, Ederson Carlos. Contribuições de metodologias ativas para o ensino de Física 3 em um curso de Engenharia Eletrônica. 2021. 194 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6135. Acesso em: 22 fev. 2021.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797150080426311680