Sentidos de profissionais da psicologia sobre o acesso da população LGBT na atenção básica em saúde de Maringá - PR : quatro mitos perniciosos
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
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Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Murilo dos Santos Moscheta |
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Sentidos de profissionais da psicologia sobre o acesso da população LGBT na atenção básica em saúde de Maringá - PR : quatro mitos perniciososSistema único de saúdePsicologiaLGBT155.3Ciências HumanasPsicologiaOrientador: Prof. Dr. Murilo dos Santos MoschetaDissertação (mestrado em Psicologia)--Universidade Estadual de Maringá, 2017Resumo: O Sistema Único de Saúde visa promover o acesso a saúde a todas as pessoas, com equidade e sem distinção de raça, classe social e orientação sexual. A população de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) sofre com a exclusão e discriminação, violências que são reproduzidas em contextos de cuidado a saúde, demandando a implantação de políticas públicas específicas para garantir e qualificar o acesso. O presente trabalho teve como objetivo analisar os sentidos produzidos por profissionais da psicolgia que atuam em Unidades Básicas de Saúde de Maringá acerca do acesso a saúde para a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). Foram realizadas entrevistas com sete profissionais da psicologia Atenção Básica no município de Maringá-PR. As entrevistas foram audiogravadas e posteriormente transcritas e analisadas a partir do construcionismo social. A análise do discurso das profissionais foi organizada na discussão de quatro mitos com relação ao acesso. Mito da Igualdade, refere-se à crença da igualdade entre as pessoas, desconsiderando os determinantes sociais mais presentes na população LGBT, dificultando que o profissional proponha ações mais específicas para esta população. Mito da Formação Específica, discurso que refere necessidade de formação específica para o combate da discriminação, desconsiderando seu papel pessoal na reflexão de sua prática, bem como as demais políticas de saúde e outras resoluções da psicologia que já oferecem condições de orientar boas práticas; O Mito da figura caricatural, por sua vez, organiza a compreensão destes profissionais sobre as pessoas LGBT de um modo estreito, caricaturado e estereotipado que invisiviliza parte deste segmento LGBT bem como necessidades de saúde). Por fim, o Mito da Neutralidade, que se faz a partir das descrições de práticas distantes e técnicas, centradas no mundo mental do sujeito, não considerando o compromisso ético e político da psicologia. Desta forma, o acesso de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais só será efetivo e qualificado quando os profissionais problematizarem estes discursos e reconhecerem o papel da psicologia na construção de um SUS efetivamente equânimeAbstract: Brazil's Universal Health System aims at promoting health access to all people, equally and regardless of race, social class and sexual orientation. The gay, lesbian, bisexual, transvestite and transsexual population (LGBT) suffers from exclusion and discrimination, aspects of violence replicated in the health environment; this situation has promoted the creation of specific public policies to secure and improve such universal access to the health system. This paper aims at analyzing the meanings that psychology professionals in Maringá's Basic Health Units have about this population's access to health. Methodology: for this research, we did interviews with psychologists, followed by analysis guided by the social constructionism theory, based on the principle that we actively and collectively build the world as well as ourselves in our relationships. We organized the results and discussion in only one axis: Myths, with four analytical categories: Myth of Equality, whose speech is based on the belief of equality between people, disregarding the social determinants most present in this population, and originating impartial practices, similar to the correct and best ones; Myth of Especific Qualification, which points to the need of specific qualification to counteract discrimination - a qualification unavailable in their academic history, consequently disregarding their personal role in the reflection about their practice - as well as other health policies, resolutions and the psychology professional code, all of which already offer conditions to guide good practice; the Myth of the Caricatural Figure organizes the understanding of LGBT people in a narrow, caricatural and stereotyped way. Finally, the Myth of Neutrality derives from descriptions of distant practices and techniques centered in the person's mental world, and disregards the psychology ethical and political commitment. In this way, health access to gays, lesbians, bisexuals, transvestites and transsexuals will only be effective and qualified when psychology professionals discuss these discourses and recognize the role Psychology plays in building an effectively egalitarian Health SystemMoscheta, Murilo dos SantosAlves, Rozilda das NevesRasera, Emerson FernandoUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesDepartamento de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaLima, Cristiano Viana de2019-12-12T17:49:27Z2019-12-12T17:49:27Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis188 f. : il.application/pdfLIMA, Cristiano Viana de. Sentidos de profissionais da psicologia sobre o acesso da população LGBT na atenção básica em saúde de Maringá - PR: quatro mitos perniciosos. 2017. 188 f. Dissertação (mestrado em Psicologia)--Universidade Estadual de Maringá, 2017, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5687info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2019-12-12T17:52:38Zoai:localhost:1/5687Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:48.422066Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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