O fenômeno da vida e o curso de ciências biológicas : paradigmas e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jéssica Laguilio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5922
Resumo: Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Júlia Corazza
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spelling O fenômeno da vida e o curso de ciências biológicas : paradigmas e perspectivasEpistemologia da biologiaFenômeno da vidaCiências - Teoria e filosofiaBiologia - Ensino superior570.1Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Prof.ª Dr.ª Maria Júlia CorazzaTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: As discussões no âmbito acadêmico sobre "O que é vida?" têm sido direcionadas mais para a compreensão da consolidação da ciência Biologia do que para a elucidação de sua definição, propriamente dita. Por isto, professores e pesquisadores do curso de Ciências Biológicas ao tentarem responder esta questão afirmam ser muito difícil, que até mesmo não possui solução. Mas, ao considerarmos o desenvolvimento do conhecimento biológico, podemos constatar que a Biologia possui subsídios que permitem conceituar vida. Diante desta premissa, esta tese teve o objetivo de investigar como o currículo do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá aborda o fenômeno vida na formação de professores para capacita-los a explanar "O que é vida?". Além disso, nesta pesquisa também foi investigado o que os professores pesquisadores das componentes curriculares do referido curso pensam sobre as abordagens desse fenômeno na formação inicial docente, visando resolver a problemática: a vida pode ser um conceito integrador, estruturante, para o curso de Ciências Biológicas no processo de formação inicial? Esta investigação se desenvolveu por meio de um estudo de caso, que se fundamentou nas características e peculiaridades do Projeto Pedagógico do curso de Ciências Biológicas (PPCB) da referida universidade, as quais foram analisadas mediante o documento homologado pela Pró-Reitora de Ensino. Além disto, fizeram parte deste caso os graduandos do último ano do curso de Licenciatura, dos quais foram extraídas as concepções sobre o fenômeno da vida e, também, professores das principais componentes curriculares que abordam este fenômeno no curso. Como grande parte dos dados se constituiu mediante as transcrições de entrevistas, questionários e interações discursivas, a principal estratégia de análise foi a textual discursiva. Foram elaboradas categorias a partir das unidades de significações extraídas dos discursos e, por fim, a construção de metatextos – que são explanações dos sentidos emergidos dessas categorias descritas nos capítulos 4 e 5, referentes às discussões dos resultados. Esses metatextos suscitam como o fenômeno da vida pode integrar o conhecimento biológico para a organização de um curso de formação inicial holística – isto é, centrada em um paradigma de pensamento biológico que considera relevante o estudo do todo em oposição ao recorrente estudo fragmentado e desarticulado. Em suma, encontramos pontos de convergência entre a tríade currículo-graduandos-professores. As análises do currículo se respaldam pelos discursos de graduandos e professores; as concepções de graduandos referenciam saberes docentes de professores entrevistados; professores entrevistados são sujeitos solitários, os quais não estabelecem trocas entre pares para o cumprimento dos objetivos de formação proposto pelo PPCB. Sendo assim, o caso do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá tem promovido a formação de conceitos e definições sobre vida, mas não reconhece este fenômeno como seu objeto de estudo e tão o pouco o vê como conceito estruturante. Mas, isto não quer dizer que a vida não seja relevante. Para o currículo e os sujeitos entrevistados o fenômeno vida tem potencial de integrar as diversas áreas de estudo para que a formação seja holística de fato por meio de temas abrangentes e específicos que perpassam as componentes curriculares.ABSTRACT: Academic discussions on "What is life?" have been directed more towards the understanding of the consolidation of Biology science than to the elucidation of its definition, properly speaking. For this reason, professors and researchers of the Biological Sciences course, when trying to answer this question, claim to be very difficult, that even has no solution. But, when considering the development of biological knowledge, we can see that Biology has subsidies that allow conceptualizing life. In view of this premise, this thesis aimed to investigate how the curriculum of the Biological Sciences course at the State University of Maringá addresses the phenomenon of life in teacher education to enable them to explain "What is life?". In addition, in this research it was also investigated what the research professors of the curricular components of the referred course think about the approaches of this phenomenon in the initial teacher education, aiming to solve the problem: life can be an integrating and structuring concept for the Science course Biological in the initial formation process? This investigation was developed through a case study, which was based on the characteristics and peculiarities of the Pedagogical Project of the Biological Sciences course (PPCB) of the referred university, which were analyzed through the document approved by the Dean of Education. In addition, undergraduate students from the last year of the Licentiate course were part of this case, from which the concepts about the phenomenon of life were extracted and, also, teachers of the main curricular components that address this phenomenon in the course. As a large part of the data was constituted by the transcriptions of interviews, questionnaires and discursive interactions, the main analysis strategy was the discursive text. Categories were elaborated from the units of meanings extracted from the speeches and, finally, the construction of metatexts - which are explanations of the meanings emerged from these categories described in chapters 4 and 5, referring to the discussions of the results. These metatexts raise how the phenomenon of life can integrate biological knowledge for the organization of an initial holistic training course - that is, centered on a paradigm of biological thinking that considers the study of the whole as relevant in opposition to the recurrent fragmented and disjointed study. In short, we find points of convergence between the curriculum-undergraduate-teacher triad. The analysis of the curriculum is supported by the speeches of students and teachers; undergraduate students' conceptions refer to teaching knowledge of interviewed teachers; interviewed teachers are lonely subjects, who do not establish exchanges between peers to fulfill the training objectives proposed by the PPCB. Thus, the case of the Biological Sciences course at the State University of Maringá has promoted the formation of concepts and definitions about life, but it does not recognize this phenomenon as its object of study and neither does it see it as a structuring concept. But, this does not mean that life is not relevant. For the curriculum and the subjects interviewed, the phenomenon of life has the potential to integrate the various areas of study so that the training is truly holistic through comprehensive and specific themes that permeate the curriculum components.150 f. : il. color., figs., tabs.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasCorazza, Maria JúliaDella Justina, Lourdes AparecidaSchneider, Eduarda MariaLorencini Júnior, ÁlvaroBatista, Michel CorciRodrigues, Jéssica Laguilio2020-10-15T15:28:53Z2020-10-15T15:28:53Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRODRIGUES, Jéssica Laguilio. O fenômeno da vida e o curso de ciências biológicas: paradigmas e perspectivas. 2020. 150 f. 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