Em tempos de pandemia : os desafios dos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia em escolas estaduais de Maringá/Paraná no ano de 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Luciana Andrea Calvi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7061
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Lima
id UEM-10_0de9bf8edbfbf9159b75b3cb76d83816
oai_identifier_str oai:localhost:1/7061
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Em tempos de pandemia : os desafios dos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia em escolas estaduais de Maringá/Paraná no ano de 2020Geografia - EnsinoPandemiasTecnologia educacionalEnsino virtual910.07Ciências HumanasGeografiaOrientadora: Prof.ª Dr.ª Maria das Graças LimaDissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2022Como medida para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus - COVID-19, as escolas suspenderam suas atividades presenciais e lançaram mão de soluções baseadas em recursos digitais de aprendizagem inspiradas na modalidade "Educação a Distância" (EaD). Na rede pública do Estado do Paraná, esse quadro não foi diferente, o que possibilitou algumas reflexões e análises sobre os impactos das atividades escolares não presenciais durante este período, bem como a análise da implementação, interatividade e desafios do ensino virtual de Geografia. Neste sentido, o objetivo do trabalho se pautou em levantar informações sobre as condições tecnológicas das escolas, como foi o acesso e acompanhamento do Ensino Remoto Emergencial, as dificuldades encontradas durante o processo de aprendizagem, as técnicas empregadas, as formas de avaliação, a interação professor/aluno, a autonomia da metodologia a ser utilizada e as experiências em relação à aprendizagem nas aulas de Geografia. Buscando subsídios para nossas reflexões, elaboramos um questionário que foi aplicado por amostragem e respondido por 6 gestores, 35 professores de Geografia e 227 alunos (139 com acompanhamento de materiais impressos e 88 com acompanhamento por recursos digitais/on-line - ERE) de seis Escolas Públicas de Educação Básica do Estado do Paraná, no Município de Maringá, com diferentes perfis de comunidade escolar (social, econômico), localizações e público. Questões referentes à fundamentação teórico-metodológica foram revisadas a partir da produção bibliográfica já existente, mas a conjuntura educacional da pesquisa e a utilização com maior destaque da tecnologia nos levaram a aprofundar o conhecimento sobre a Nova Geografia, também denominada de "Geografia Quantitativa", ainda de pouco destaque no Brasil. As necessidades criadas pela pandemia, representadas pelo uso de tecnologias, trouxeram à tona a sua contribuição, dando respostas à ação dos professores de Geografia em sala de aula por meio de conhecimentos obtidos na formação acadêmica e referentes à utilização de programas, ferramentas, aplicativos e plataformas. As mudanças tecnológicas das últimas décadas, o processo de construção de um meio técnico-científico-informacional, os impactos deste universo tecnológico em casa, e o impacto da pandemia neste cenário foram os destaques desta pesquisaIn response to the worldwide public health emergency of the COVID-19 pandemic, schools suspended their regular activities and resorted to solutions based on digital learning resources inspired in the "Remote Learning" modality. Public schools from the State of Paraná were in the same situation, which led to some reflections and analyses on the impact that remote school activities had over this period, as well as the analysis of the implementation, interactivity and challenges faced in virtual Geography learning. In light of this, this work aimed at conducting a survey on the technological conditions of the schools, the students' access to Emergency Remote Learning and their ability to keep up, the difficulties they faced along the learning process, the techniques that have been employed, the methods of evaluation, teacher/student interactions, and the autonomy of the methodology that has been followed, as well as learning-related experiences in Geography classes. As a way to ground our reflections, we made a questionnaire which was applied on a sampling basis and answered by 6 school managers, 35 Geography teachers and 227 students (139 of which used printed material and 88 of which used digital/online resources) from six Public Schools of Basic Education from the State of Paraná, at the Municipality of Maringá. These schools differ socially and economically on their communities, location and public. The theoretical and methodological basis has been reviewed from the existing literature, but the educational context of this research and the increased usage of techonology led us to deepen our knowledge on New Geography, also known as "Quantitative Geography", which is still of little relevance in Brazil. The needs arising from the pandemic, represented by the usage of technologies, have highlighted the contribution of this branch of study, providing answers to Geography teachers in the classroom by means of the knowledge obtained from their own academic background and related to the use of computer programs, tools, applications and platforms. The technological changes of the last decades, the process of building a technical-scientific-informational environment, the impacts of this technological universe felt at home, and the impact the pandemic had in this picture were the emphasis of this research126 f. : il. (algumas color.).Universidade Estadual de MaringáDepartamento de GeografiaPrograma de Pós-Graduação em GeografiaMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesLima, Maria das Graças deFonseca, Ricardo LopesFerreira, Maria Eugênia Moreira CostaBrito, Luciana Andrea Calvi2023-02-22T19:16:49Z2023-02-22T19:16:49Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITO, Luciana Andrea Calvi. Em tempos de pandemia: os desafios dos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia em escolas estaduais de Maringá/Paraná no ano de 2020. 2022. 126 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7061info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2024-08-27T20:02:20Zoai:localhost:1/7061Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-08-27T20:02:20Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Em tempos de pandemia : os desafios dos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia em escolas estaduais de Maringá/Paraná no ano de 2020
title Em tempos de pandemia : os desafios dos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia em escolas estaduais de Maringá/Paraná no ano de 2020
spellingShingle Em tempos de pandemia : os desafios dos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia em escolas estaduais de Maringá/Paraná no ano de 2020
Brito, Luciana Andrea Calvi
Geografia - Ensino
Pandemias
Tecnologia educacional
Ensino virtual
910.07
Ciências Humanas
Geografia
title_short Em tempos de pandemia : os desafios dos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia em escolas estaduais de Maringá/Paraná no ano de 2020
title_full Em tempos de pandemia : os desafios dos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia em escolas estaduais de Maringá/Paraná no ano de 2020
title_fullStr Em tempos de pandemia : os desafios dos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia em escolas estaduais de Maringá/Paraná no ano de 2020
title_full_unstemmed Em tempos de pandemia : os desafios dos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia em escolas estaduais de Maringá/Paraná no ano de 2020
title_sort Em tempos de pandemia : os desafios dos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia em escolas estaduais de Maringá/Paraná no ano de 2020
author Brito, Luciana Andrea Calvi
author_facet Brito, Luciana Andrea Calvi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Maria das Graças de
Fonseca, Ricardo Lopes
Ferreira, Maria Eugênia Moreira Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Luciana Andrea Calvi
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Ensino
Pandemias
Tecnologia educacional
Ensino virtual
910.07
Ciências Humanas
Geografia
topic Geografia - Ensino
Pandemias
Tecnologia educacional
Ensino virtual
910.07
Ciências Humanas
Geografia
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Lima
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-02-22T19:16:49Z
2023-02-22T19:16:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITO, Luciana Andrea Calvi. Em tempos de pandemia: os desafios dos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia em escolas estaduais de Maringá/Paraná no ano de 2020. 2022. 126 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7061
identifier_str_mv BRITO, Luciana Andrea Calvi. Em tempos de pandemia: os desafios dos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia em escolas estaduais de Maringá/Paraná no ano de 2020. 2022. 126 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Geografia
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Geografia
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258625572929536