Diálogo entre reinações de narizinho e os contos maravilhosos : uma sequência básica de leitura do intertexto lobatiano em Cara de Coruja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Regina de Miranda Mukai
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7411
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Margarida da Silveira Corsi
id UEM-10_198c22be1125eaf56435c00d74d4c88a
oai_identifier_str oai:localhost:1/7411
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Diálogo entre reinações de narizinho e os contos maravilhosos : uma sequência básica de leitura do intertexto lobatiano em Cara de CorujaLiteratura infantojuvenilLeituraLetramento literário - Leitura809.89Orientadora: Prof.ª Dr.ª Margarida da Silveira CorsiDissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2018RESUMO: Esta pesquisa trouxe o resultado dos estudos realizados no PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras - Pós-graduação Stricto Sensu que partiu da seguinte pergunta: Como motivar a leitura e promover o letramento literário através da intertextualidade existente em "Cara de Coruja", episódio integrante da obra Reinações de Narizinho (1982), de Monteiro Lobato? Objetivou despertar o interesse dos alunos pela leitura, bem como promover o letramento literário dos alunos por meio da materialidade literária e da intertextualidade presentes no referido episódio. A investigação que propusemos foi de natureza qualitativa, de base interpretativista. Configurou-se um projeto interventivo, iniciado pelo diagnóstico com a turma, no final do ano letivo anterior, quando faziam parte do 6º ano. Após a interpretação dos textos lidos e análise intertextual, apresentamos uma sequência básica de leitura do texto literário aplicada ao EFII. Para atingirmos os objetivos almejados, seguimos os seguintes passos metodológicos: pesquisa bibliográfica; análise comparativa das obras embasada em teorias da intertextualidade; investigação do contexto; produção da sequência básica; aplicação desta sequência e análise da aplicação. O projeto proposto fundamentou-se no conceito da intertextualidade. Bakhtin (1997), Kristeva (2012) e Samoyault (2008) serviram de referência para o estudo do tema, bem como para os estudos sobre dialogismo, polifonia e o discurso do outro. O trabalho com a literatura na escola e com o letramento literário foi embasado em Candido (2002 e 2013), Soares (1998), Zappone (2001 e 2007) e Zilberman (2003). Para a sequência básica de leitura, os referenciais foram Cosson (2014), Micheletti (2006) e Corsi (2015). O presente estudo justificou-se pelo fato de Reinações de Narizinho (1931) ser a obra que carrega a responsabilidade de inaugurar a literatura infantil, não só no Brasil, como também em toda a América do Sul, inicialmente publicada como Narizinho Arrebitado (1921). Justificou-se ainda por apresentar, especificamente, no episódio "Cara de Coruja", o resgate do texto da tradição clássica e por meio da intertextualidade enredar o leitor numa viagem, em que encontra ecos dos contos de fadas, na literatura contemporânea: elementos potenciais para a motivação da leitura. Como resultado deste trabalho, constatamos que os alunos do 7º ano tornaram-se capazes de compartilhar suas leituras e suas releituras sobre as obras analisadas. Entendemos, ainda, que o trabalho escolar com a literatura não deve ocorrer de maneira intuitiva, ou muito menos servir de pretexto para o ensino da língua; mas que deve ser visto como conhecimento elaborado, que corrobora para a humanização dos alunos, e portanto, precisa ser organizado. Desse modo, os alunos foram capazes de construir seu próprio percurso como leitores, ao utilizar os conhecimentos adquiridos para interpretarem as obras lidas, impondo, cada vez, mais significado às suas leiturasABSTRACT: This research showed the result of the studies carried out in the PROFLETRAS - Professional Mastery in Letters – Post Graduation Stricto Sensu modality that came from the following question: How to motivate the reading and to promote the literary literacy through the intertextuality in "Cara de Coruja", integrant episode of the book Reinações de Narizinho (1982), by Monteiro Lobato? It aimed to awake the students' interest for the reading, as well as to promote their literary literacy through the literary materiality and intertextuality present in this episode The proposed inquiry was of the qualitative nature with interpretative basis. An intervention project, initiated by the diagnosis with the class, was set up at the end of the previous school year, when they were part of the 6th grade. After the interpretation of the texts read and intertextual analysis, we showed a basic reading sequence of the literary text that was applied in the EFII. To achieve the desired objectives, we followed the next methodological steps: bibliographical research; comparative analysis of the works based in the intertextuality theory; context research; production of the basic sequence; application of this sequence and analysis of this application. The proposed project was based on the concept of the intertextuality. Mikhail Bakhtin (1997), Julia Kristeva (2012) and Tiphaine Samoyault (2008) were the references for the study of the subject, as well as for the studies about dialogism, polyphony and the other’s speech. Work with literature at school and with the literary literacy were based in Candido (2002 and 2013), Soares (1998), Zappone (2001 and 2007) and Zilberman (2003). For the basic reading sequence, the references were Cosson (2014), Micheletti (2006) and Corsi (2015). The present study it was not only justified for Reinações de Narizinho (1931) is the book that loads the responsibility to inaugurate the children’s literature, in Brazil, as well as in all the South America, initially published as Narizinho Arrebitado (1921). It was still justified for presenting, specifically, in the episode "Cara de Coruja", the rescue of the text from classical tradition and by the intertextuality tangles the reader in a trip where we find echoes of fairies stories in the contemporary literature: potential elements for the reading motivation. As result of this work, we verified that the students of the 7th grade were able to share their readings and their re-readings about the analyzed texts. We also understood that literature methodoly should not happen intuitively, or only as a pretext for teaching the language; but it must be an elaborate knowledge, which corroborates the students’ humanization, and therefore it needs to be organized. In this way, students will be able to build their own route as reader, when using the acquired knowledge to interpret the read texts, imposing, each time, more meaning to their readingsCorsi, Margarida da SilveiraMathias, Érika KelmerZappone, Mirian Hisae YaegashiUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRASReis, Regina de Miranda Mukai2024-03-04T23:43:12Z2024-03-04T23:43:12Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis156 p. : il. (algumas color.).application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7411porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-04T23:43:12Zoai:localhost:1/7411Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T15:00:27.305898Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogo entre reinações de narizinho e os contos maravilhosos : uma sequência básica de leitura do intertexto lobatiano em Cara de Coruja
title Diálogo entre reinações de narizinho e os contos maravilhosos : uma sequência básica de leitura do intertexto lobatiano em Cara de Coruja
spellingShingle Diálogo entre reinações de narizinho e os contos maravilhosos : uma sequência básica de leitura do intertexto lobatiano em Cara de Coruja
Reis, Regina de Miranda Mukai
Literatura infantojuvenil
Leitura
Letramento literário - Leitura
809.89
title_short Diálogo entre reinações de narizinho e os contos maravilhosos : uma sequência básica de leitura do intertexto lobatiano em Cara de Coruja
title_full Diálogo entre reinações de narizinho e os contos maravilhosos : uma sequência básica de leitura do intertexto lobatiano em Cara de Coruja
title_fullStr Diálogo entre reinações de narizinho e os contos maravilhosos : uma sequência básica de leitura do intertexto lobatiano em Cara de Coruja
title_full_unstemmed Diálogo entre reinações de narizinho e os contos maravilhosos : uma sequência básica de leitura do intertexto lobatiano em Cara de Coruja
title_sort Diálogo entre reinações de narizinho e os contos maravilhosos : uma sequência básica de leitura do intertexto lobatiano em Cara de Coruja
author Reis, Regina de Miranda Mukai
author_facet Reis, Regina de Miranda Mukai
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Corsi, Margarida da Silveira
Mathias, Érika Kelmer
Zappone, Mirian Hisae Yaegashi
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Regina de Miranda Mukai
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantojuvenil
Leitura
Letramento literário - Leitura
809.89
topic Literatura infantojuvenil
Leitura
Letramento literário - Leitura
809.89
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Margarida da Silveira Corsi
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2024-03-04T23:43:12Z
2024-03-04T23:43:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7411
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 156 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841448774008832