Bem-estar do trabalhador docente em educação física da educação básica no final da carreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Germano, Angela Grande
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7286
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Jorge Both
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spelling Bem-estar do trabalhador docente em educação física da educação básica no final da carreiraEducação física - Formação docenteCarreira docenteEducação básicaAposentadoriaProfessor de educação física796.07Orientador: Prof. Dr. Jorge BothDissertação (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Londrina, 2018RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi analisar o bem-estar do trabalho docente de professores de educação física que atuam na educação básica e que estão próximos à fase de aposentadoria. Participaram do estudo 15 professores vinculados ao magistério público estadual do Paraná que atuam no município de Maringá, Paraná. Foi conduzida uma entrevista semiestrutura, buscando-se desvendar informações frente à satisfação no trabalho, estilo de vida, percepção de saúde e acometimento de doenças. Para a análise dos dados, foi empregada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram aspectos positivos entre os professores nos componentes "Oportunidade de crescimento e segurança", "Relevância social da vida no trabalho" e "Comportamento preventivo". Observou-se que os professores sempre estiveram em busca de cursos para aperfeiçoamento da carreira, a maioria realizando especialização. Os docentes relataram se sentir reconhecidos pelos projetos sociais que desenvolvem nas escolas. Esses professores têm cuidados diários em relação ao trânsito, não fumam nem ingerem grandes quantidades de bebida alcoólica, têm percepção de sua saúde e buscam por orientações médicas. Entretanto, aspectos negativos foram relatados frente aos componentes "Remuneração" e "Percepção de Saúde". Os professores destacam, nos aspectos negativos, que se sentem desvalorizados no trabalho, sem o apoio dos colegas e administração. Outro fator, também muito comentado, foi em relação à equiparação salarial, à sobrecarga de trabalho e ao pluriemprego. Na percepção da saúde, os professores destacam a depressão, problemas nas cordas vocais, obesidade e problemas físicos por desgaste ao longo da carreira. Conclui-se que a maioria dos professores de educação física que atuam na educação básica estadual, próximos à fase de aposentadoria, no município de Maringá, estava satisfeita com as oportunidades de crescimento e segurança, relevância social da vida no trabalho e comportamentos preventivos. Por outro lado, a maioria apresentou maior insatisfação em relação à remuneração, percepção da saúde e atividade física. As evidências encontradas sugerem a continuação dos estudos nessa área para esclarecer como esses desgastes físicos e psicológicos afetam as condições de vida no ambiente escolar e a vida pessoal dos professores em fase de aposentadoriaABSTRACT: The objective of this research was to analyze the welfare of the teaching staff of Physical Education teachers who work in Basic Education who are close to the retirement phase. Participated in the study 15 teachers linked to the state public teaching of Paraná that operate in the municipality of Maringá, Paraná. A semistructure interview was conducted in order to unveil information regarding job satisfaction, lifestyle, health perception and disease affection. To analyze the data, the technique of content analysis was used. The results showed positive aspects among the teachers in the components "Opportunity for growth and safety", "Social relevance of life at work" and "Preventive behavior". It was observed that teachers have always been looking for courses to improve their career, most of them doing specialization. Teachers reported feeling recognized by the social projects they develop in schools. They have daily cares for traffic, do not smoke or drink large quantities of alcohol, have a perception of their health and seek medical advice. However, negative aspects were reported in relation to the components "Remuneration" and "Health Perception". Teachers highlight the negative aspects that feel devalued at work, without peer support and management. Another factor also commented on wage equalization, work overload and pluri-employment. In health perception teachers emphasize depression, vocal cord problems, obesity and physical problems due to wastage during their careers. It is concluded that the majority of Physical Education teachers who work in the state basic education, near the retirement phase, in the municipality of Maringá were satisfied with the opportunities of growth and safety, social relevance of life at work and preventive behaviors. On the other hand, teachers showed greater dissatisfaction regarding remuneration, perception of health and physical activity. The evidences found suggest the continuation of the studies in this area to clarify how these physical and psychological damages affect the conditions of life in the school environment and in the personal life of the teachers in the phase of retirementBoth, JorgeAfonso, Mariângela da RosaBarbosa-Rinaldi, Ieda ParraUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências da SaúdeDepartamento de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELGermano, Angela Grande2023-12-05T12:41:13Z2023-12-05T12:41:13Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis77 p. : il.application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7286porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-05T12:41:13Zoai:localhost:1/7286Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T15:00:17.385345Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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