O ensino remoto, o processo de ensino aprendizagem e a infraestrutura para o trabalho com a tecnologia no ensino de geografia durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Matheus de Moura dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7243
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria das Graças de Lima
id UEM-10_2533bf3e0b80a82e980fc84796b962f1
oai_identifier_str oai:localhost:1/7243
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling O ensino remoto, o processo de ensino aprendizagem e a infraestrutura para o trabalho com a tecnologia no ensino de geografia durante a pandemiaGeografia - Ensino e aprendizagemEnsino remoto - Paraná (Estado)Ensino hibrido - Paraná (Estado)COVID-19Tecnologia educacional910.7Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria das Graças de LimaDissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2023RESUMO: A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças significativas para o ensino em todo o mundo, forçando escolas e professores a se adaptarem rapidamente ao ensino remoto. O processo de ensino-aprendizagem foi afetado em todos os níveis de educação, incluindo o ensino de geografia. O uso da tecnologia e a infraestrutura necessária para a realização do ensino remoto se tornaram essenciais para manter os alunos envolvidos e conectados com o conteúdo. Neste contexto, o ensino de geografia tem sido desafiado a encontrar maneiras criativas de ensinar conceitos geográficos e explorar as relações entre os fenômenos sociais e ambientais, utilizando recursos digitais e plataformas de ensino online. Essas ferramentas permitem aos alunos aprender de forma interativa e colaborativa, mesmo que de maneira remota. No entanto, é importante destacar que o ensino remoto requer uma infraestrutura adequada para que professores e alunos possam se conectar e colaborar. Isso inclui acesso à internet de alta velocidade, dispositivos digitais confiáveis e software de comunicação e colaboração. Além disso, os professores precisam ser treinados e capacitados para utilizar a tecnologia de maneira eficaz, promovendo um processo de ensino-aprendizagem de qualidade. Nesta dissertação, abordaremos como o ensino remoto tem afetado o processo de ensino-aprendizagem de geografia durante a pandemia e a importância da infraestrutura tecnológica para o sucesso dessa modalidade de ensino. A pandemia evidenciou os problemas que já existiam e que o problema de aprendizagem se dá não apenas em função da pandemia, ou mesmo dos alunos, uma vez que, não importa os recursos que estejam disponíveis na escola se o professor continua utilizando uma metodologia de ensino que pode não ser mais tão eficaz, para isso foi relizado levantamrnto de materiais bibliográficos acerca do assunto, além de entrevistas com professores do Município de MandaguariABSTRACT: The COVID-19 pandemic has brought significant changes to teaching around the world, forcing schools and teachers to quickly adapt to remote learning. The teaching-learning process was affected at all levels of education, including geography teaching. The use of technology and the necessary infrastructure to carry out remote teaching have become essential to keep students engaged and connected with the content. In this context, geography teaching has been challenged to find creative ways to teach geographic concepts and explore the relationships between social and environmental phenomena, using digital resources and online teaching platforms. These tools allow students to learn interactively and collaboratively, even remotely. However, it is important to highlight that remote teaching requires adequate infrastructure so that teachers and students can connect and collaborate. This includes high-speed internet access, reliable digital devices, and communication and collaboration software. In addition, teachers need to be trained and qualified to use technology effectively, promoting a quality teaching-learning process. In this dissertation, we will address how remote teaching has affected the geography teaching-learning process during the pandemic and the importance of technological infrastructure for the success of this teaching modality. We conclude that the pandemic highlighted the problems that already existed and that the learning problem is not only a function of the pandemic, or even of the students, since, no matter what resources are available at school, if the teacher continues to use a methodology of teaching that is no longer effectiveLima, Maria das Graças deAdão, Nilton Manoel LacerdaDonato, LarissaUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesDepartamento de GeografiaPrograma de Pós-Graduação em GeografiaReis, Matheus de Moura dos2023-09-25T19:46:53Z2023-09-25T19:46:53Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis175 f.application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7243porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-25T19:46:53Zoai:localhost:1/7243Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T15:00:09.536976Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino remoto, o processo de ensino aprendizagem e a infraestrutura para o trabalho com a tecnologia no ensino de geografia durante a pandemia
title O ensino remoto, o processo de ensino aprendizagem e a infraestrutura para o trabalho com a tecnologia no ensino de geografia durante a pandemia
spellingShingle O ensino remoto, o processo de ensino aprendizagem e a infraestrutura para o trabalho com a tecnologia no ensino de geografia durante a pandemia
Reis, Matheus de Moura dos
Geografia - Ensino e aprendizagem
Ensino remoto - Paraná (Estado)
Ensino hibrido - Paraná (Estado)
COVID-19
Tecnologia educacional
910.7
title_short O ensino remoto, o processo de ensino aprendizagem e a infraestrutura para o trabalho com a tecnologia no ensino de geografia durante a pandemia
title_full O ensino remoto, o processo de ensino aprendizagem e a infraestrutura para o trabalho com a tecnologia no ensino de geografia durante a pandemia
title_fullStr O ensino remoto, o processo de ensino aprendizagem e a infraestrutura para o trabalho com a tecnologia no ensino de geografia durante a pandemia
title_full_unstemmed O ensino remoto, o processo de ensino aprendizagem e a infraestrutura para o trabalho com a tecnologia no ensino de geografia durante a pandemia
title_sort O ensino remoto, o processo de ensino aprendizagem e a infraestrutura para o trabalho com a tecnologia no ensino de geografia durante a pandemia
author Reis, Matheus de Moura dos
author_facet Reis, Matheus de Moura dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Maria das Graças de
Adão, Nilton Manoel Lacerda
Donato, Larissa
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Geografia
Programa de Pós-Graduação em Geografia
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Matheus de Moura dos
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Ensino e aprendizagem
Ensino remoto - Paraná (Estado)
Ensino hibrido - Paraná (Estado)
COVID-19
Tecnologia educacional
910.7
topic Geografia - Ensino e aprendizagem
Ensino remoto - Paraná (Estado)
Ensino hibrido - Paraná (Estado)
COVID-19
Tecnologia educacional
910.7
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria das Graças de Lima
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-25T19:46:53Z
2023-09-25T19:46:53Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7243
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 175 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841446231212032