Ensinar a ser cidadão : as abordagens dos docentes do Paraná na revista "A Escola" (1906/1910)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bogoni, Marcia Ferreira Pinto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5854
Resumo: Orientador: Prof.ª Dr.ª Elaine Rodrigues
id UEM-10_2b60e50407d87c8b8f9014e4964ff68a
oai_identifier_str oai:localhost:1/5854
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Ensinar a ser cidadão : as abordagens dos docentes do Paraná na revista "A Escola" (1906/1910)Educação - HistóriaImprensa pedagógica - Paraná (Estado) - 1906-1910Revista A Escola - Paraná (Estado) - 1906-1910Formação do cidadão370.98Orientador: Prof.ª Dr.ª Elaine RodriguesDissertação (mestrado em Educação)--Universidade Estadual de Maringá, 2018Resumo: A presente pesquisa objetiva investigar como a formação e o ensino do cidadão foram abordados na Revista "A Escola" (1906-1910). O impresso foi lançado no Estado do Paraná, em fevereiro de 1906, por iniciativa do Grêmio dos Professores Públicos do Paraná, com sede em Curitiba. Selecionamos o recorte temporal de 1906 a 1910, pois, nesse período, o periódico esteve em circulação, mantendo os mesmos membros, não só na diretoria do Grêmio dos Professores, mas também na redação da revista, o que nos remete a uma continuidade do projeto inicial da publicação do periódico. A problemática: com que intuito os professores paranaenses, da região de Curitiba, no inicio do século XX, ligados ao "Órgão do Grêmio dos Professores Públicos do Paraná", mobilizaram-se para a publicação de um periódico? Como abordaram o tema do civismo e qual representação de ensino defendiam? E ainda, como compreenderam a relevância do ensino de civismo nas escolas paranaenses? A pesquisa, tendo como fonte uma Revista, privilegiou os métodos de investigação com Imprensa Pedagógica. O objetivo geral foi verificar como o ensino e a formação dos cidadãos foram abordados na Revista "A Escola". Os objetivos específicos consistiram em verificar como os professores compreendiam a necessidade da Educação Moral e Cívica, bem como compreender a importância da reformulação do ensino público primário, que foi abordado pela revista, e observar as propostas apresentadas na revista para a melhoria do ensino no Paraná. Como metodologia, o caminho utilizado inicialmente foi de leitura e fichamento da fonte, este processo permitiu definir um recorte temporal e identificar o objeto de estudo, ou seja, o civismo. Identificado nosso objeto, prosseguimos com o trabalho, fazendo a descrição da fonte que ampliou o horizonte de nossa pesquisa. Foram identificadas novas problemáticas e, com isso, traçamos alguns eixos temáticos que se desdobraram em seções. A análise se insere no campo da História Cultural, um campo da historiografia que é trabalhado pelo grupo de estudos Heducultes, tendo como base os conceitos de Representação e Apropriação desenvolvidos por Roger Chartier. Os resultados da sistematização e do trabalho de investigação foram organizados em quatro seções. A primeira seção explorou a revista e as suas redes de sociabilidade, na sequência foi enfatizado como o tema civismo esteve presente nos discursos do periódico. Por último, foram abordadas as propostas apresentadas para as práticas escolaresAbstract: The present research aims to investigate how the formation and the education of the citizen were approached in the magazine "The School" (1906-1910). The form was launched in the State of Paraná in February 1906, at the initiative of the Curitiba Public Teachers' Guild. We selected the temporal cut from 1906 to 1910, since during that period the journal was in circulation, keeping the same members, not only in the board of the Teachers Guild, but also in the writing of the magazine, which refers to a continuity of the project the publication of the journal. The problem: with what purpose did the Paraná teachers, from the Curitiba region, at the beginning of the 20th century, linked to the "Organ of the Guild of Public Teachers of Paraná" mobilize for the publication of a periodical? How did they address the issue of civility and what teaching representation did they advocate? And yet, how did they understand the relevance of civic education in the schools of Paraná? The research, having as source a Magazine, privileged the methods of investigation with Pedagogical Press. The general objective was to verify how the education and training of citizens was approached in the magazine "The School". The specific objectives were to verify how teachers understood the need for Moral and Civic Education, as well as to understand the importance of the reformulation of primary public education, which was addressed by the journal, and to observe the proposals presented in the journal for the improvement of teaching in Paraná . As a methodology, the path used initially was to read and write the source, this process allowed to define a temporal cut and identify the object of study, that is, civism. Identified our object, we proceed with the work, making the description of the source that extended the horizon of our research. New problems were identified and, with this, we drew up some thematic axes that unfolded in sections. The analysis is part of the field of Cultural History, a field of historiography that is worked by the Heducultes study group, based on the concepts of Representation and Ownership developed by Roger Chartier. The results of systematization and research work were organized into four sections. The first section explored the journal and its sociability networks, following which emphasis was placed on how civicism was present in the journal's speeches. Finally, the proposals presented for school practices were addressedRodrigues, ElaineSarat, MagdaCosta, Célio JuvenalUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBogoni, Marcia Ferreira Pinto2020-06-04T18:08:12Z2020-06-04T18:08:12Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis116 f. : il.application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5854porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-04T18:08:12Zoai:localhost:1/5854Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:52.894840Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar a ser cidadão : as abordagens dos docentes do Paraná na revista "A Escola" (1906/1910)
title Ensinar a ser cidadão : as abordagens dos docentes do Paraná na revista "A Escola" (1906/1910)
spellingShingle Ensinar a ser cidadão : as abordagens dos docentes do Paraná na revista "A Escola" (1906/1910)
Bogoni, Marcia Ferreira Pinto
Educação - História
Imprensa pedagógica - Paraná (Estado) - 1906-1910
Revista A Escola - Paraná (Estado) - 1906-1910
Formação do cidadão
370.98
title_short Ensinar a ser cidadão : as abordagens dos docentes do Paraná na revista "A Escola" (1906/1910)
title_full Ensinar a ser cidadão : as abordagens dos docentes do Paraná na revista "A Escola" (1906/1910)
title_fullStr Ensinar a ser cidadão : as abordagens dos docentes do Paraná na revista "A Escola" (1906/1910)
title_full_unstemmed Ensinar a ser cidadão : as abordagens dos docentes do Paraná na revista "A Escola" (1906/1910)
title_sort Ensinar a ser cidadão : as abordagens dos docentes do Paraná na revista "A Escola" (1906/1910)
author Bogoni, Marcia Ferreira Pinto
author_facet Bogoni, Marcia Ferreira Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Elaine
Sarat, Magda
Costa, Célio Juvenal
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Bogoni, Marcia Ferreira Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - História
Imprensa pedagógica - Paraná (Estado) - 1906-1910
Revista A Escola - Paraná (Estado) - 1906-1910
Formação do cidadão
370.98
topic Educação - História
Imprensa pedagógica - Paraná (Estado) - 1906-1910
Revista A Escola - Paraná (Estado) - 1906-1910
Formação do cidadão
370.98
description Orientador: Prof.ª Dr.ª Elaine Rodrigues
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-06-04T18:08:12Z
2020-06-04T18:08:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5854
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 116 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841378147172352