Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis : uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreza Paterno da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6099
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Maurício Reinert do Nascimento
id UEM-10_38054000e20140b23d6863160b3a8289
oai_identifier_str oai:localhost:1/6099
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis : uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do BrasilMetodologias ativas de ensinoProblem based learning (PBL)Alunos de Ensino Superior657.07Ciências Socais AplicadasCiências ContábeisOrientador: Prof. Dr. Maurício Reinert do NascimentoCoorientador: Prof. Dr. Vitor Koki da Costa NogamiDissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: O atual contexto do mundo do trabalho exige que as instituições de ensino superior (IES) formem profissionais para além das técnicas, com competências como pensamento crítico, reflexivo, analítico e, principalmente, a habilidade de resolver problemas em qualquer situação. Neste cenário, surge a figura das metodologias ativas de ensino, dentre elas o Problem Based Learning (PBL). Assim, o estudo buscou analisar a implementação do PBL em disciplinas de métodos científicos nos cursos de Administração e Ciências Contábeis do campus de Maringá da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A abordagem utilizada para analisar tal implementação foi a Pesquisa Ação Participante (PAP), que segundo Thiollent (2011), trata-se de uma pesquisa social realizada em associação com uma ação, na qual os pesquisadores e participantes da situação estão envolvidos de forma participativa. O trabalho buscou realizar uma intervenção em sala de aula, em que a pesquisadora teve papel ativo e participativo durante todo o período de aplicação do PBL. Como metodologia essa pesquisa é qualitativa. Foi utilizada a técnica de focus group e entrevistas semiestruturadas como formas de coleta de dados e os mesmos foram analisados por meio da análise de conteúdo (Bardin, 2016). As análises foram feitas no Software de análise de dados qualitativos Atlas ti 8. Os resultados no curso de Administração evidenciam que o PBL auxiliou no desenvolvimento do trabalho em equipe, comunicação, proatividade, responsabilidade e resolução de problemas. O professor afirmou que as discussões promoveram um maior interesse nos alunos em relação ao aprendizado do tópico, mas, os resultados não atingiram o nível de profundidade esperado. Entretanto, ele continuará aplicando o PBL, inclusive em outros tópicos da disciplina, porém, com algumas modificações e melhorias. No curso de Ciências Contábeis, os achados apontam que o PBL contribuiu para o desenvolvimento de competências como o trabalho em equipe, discussão de ideias, autonomia e resolução de problemas. A professora afirmou que as discussões foram satisfatórias e o resultado final obtido foi condizente com o esperado, o que a incentivou a continuar utilizando o PBL. Ainda, foi possível identificar pontos de melhoria como a mudança nos problemas e uma explicação mais profunda sobre as funções, para a próxima aplicação do PBL na disciplina. Conclui-se que o PBL pode ser aplicado em disciplinas menos técnicas dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, em tópicos específicos, mais teóricos de disciplinas e não apenas em contextos mais práticos desses cursos.ABSTRACT: The contemporary context of the work world requires the higher education institutions (HEIs) to train professionals over and above techniques, with skills such as critical, reflective, and analytical thinking, and above all, the ability to solve problems in any situation. In this scenario, the figure of active teaching methodologies emerges, among them the Problem Based Learning (PBL). Therefore, the study sought to analyze the implementation of PBL in disciplines of scientific methods of the Faculty of Administration and Accounting of the Maringá campus of the State University of Maringá (UEM). The approach used to analyze such implementation was the Participant Action Research (PAP), which according to Thiollent (2011), is a social research conducted in association with an action, in which the researchers and participants in the situation are involved in a participatory manner. The paper intended to carry out an intervention in the classroom, in which the researcher had an active and participative role throughout the period of application of the PBL. As a methodology this research is qualitative. It was used the focus group technique and semi-structured interviews as forms of data collection and they were analyzed through content analysis (Bardin, 2016). The analysis were done with the Software for qualitative data analysis Atlas ti 8. The results for the Business School show that the PBL assisted in the development of teamwork, communication, proactivity, responsibility and problem solving. The teacher stated that the discussions promoted a greater interest in the students in relation to learning the topic, but the results did not reach the expected level of depth. Nevertheless, he will continue to apply the PBL, including to other topics in the course, but with some modifications and improvements. For the Accountancy, the findings indicate that the PBL has contributed to the development of skills such as teamwork, discussion of ideas, autonomy and problem solving. The teacher stated that the discussions were satisfactory and the final result was consistent with what was being expected, which encouraged the professor to continue using the PBL. Also, it was possible to identify improvement points as the change in the problems and a deeper explanation about the functions, for the next application of the PBL in the subject. The conclusion is that the PBL can be applied in less technical disciplines of Business School and Accountancy, in specific topics, more theoretical of subjects and not only in the more practical contexts of these courses.156 f. : il. color., figs., tabs.Universidade Estadual de MaringáDepartamento de Ciências ContábeisPrograma de Pós-Graduação em Ciências ContábeisMaringá, PRCentro de Ciências Socais AplicadasNascimento, Maurício Reinert doNogami, Vitor Koki da CostaCamacho, Reinaldo RodriguesFerreira, Marcelo MarchineSilva, Andreza Paterno da2021-02-05T14:48:25Z2021-02-05T14:48:25Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Andreza Paterno da. Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis: uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil. 2020. 156 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6099. Acesso em: 5 fev. 2021.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6099info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2021-02-05T14:57:43Zoai:localhost:1/6099Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:07.901050Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis : uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil
title Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis : uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil
spellingShingle Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis : uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil
Silva, Andreza Paterno da
Metodologias ativas de ensino
Problem based learning (PBL)
Alunos de Ensino Superior
657.07
Ciências Socais Aplicadas
Ciências Contábeis
title_short Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis : uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil
title_full Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis : uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil
title_fullStr Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis : uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil
title_full_unstemmed Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis : uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil
title_sort Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis : uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil
author Silva, Andreza Paterno da
author_facet Silva, Andreza Paterno da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Maurício Reinert do
Nogami, Vitor Koki da Costa
Camacho, Reinaldo Rodrigues
Ferreira, Marcelo Marchine
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andreza Paterno da
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas de ensino
Problem based learning (PBL)
Alunos de Ensino Superior
657.07
Ciências Socais Aplicadas
Ciências Contábeis
topic Metodologias ativas de ensino
Problem based learning (PBL)
Alunos de Ensino Superior
657.07
Ciências Socais Aplicadas
Ciências Contábeis
description Orientador: Prof. Dr. Maurício Reinert do Nascimento
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-02-05T14:48:25Z
2021-02-05T14:48:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Andreza Paterno da. Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis: uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil. 2020. 156 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6099. Acesso em: 5 fev. 2021.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6099
identifier_str_mv SILVA, Andreza Paterno da. Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis: uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil. 2020. 156 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6099. Acesso em: 5 fev. 2021.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Ciências Contábeis
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Maringá, PR
Centro de Ciências Socais Aplicadas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Ciências Contábeis
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Maringá, PR
Centro de Ciências Socais Aplicadas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841434670661632