Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis : uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6099 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Maurício Reinert do Nascimento |
id |
UEM-10_38054000e20140b23d6863160b3a8289 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/6099 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis : uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do BrasilMetodologias ativas de ensinoProblem based learning (PBL)Alunos de Ensino Superior657.07Ciências Socais AplicadasCiências ContábeisOrientador: Prof. Dr. Maurício Reinert do NascimentoCoorientador: Prof. Dr. Vitor Koki da Costa NogamiDissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: O atual contexto do mundo do trabalho exige que as instituições de ensino superior (IES) formem profissionais para além das técnicas, com competências como pensamento crítico, reflexivo, analítico e, principalmente, a habilidade de resolver problemas em qualquer situação. Neste cenário, surge a figura das metodologias ativas de ensino, dentre elas o Problem Based Learning (PBL). Assim, o estudo buscou analisar a implementação do PBL em disciplinas de métodos científicos nos cursos de Administração e Ciências Contábeis do campus de Maringá da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A abordagem utilizada para analisar tal implementação foi a Pesquisa Ação Participante (PAP), que segundo Thiollent (2011), trata-se de uma pesquisa social realizada em associação com uma ação, na qual os pesquisadores e participantes da situação estão envolvidos de forma participativa. O trabalho buscou realizar uma intervenção em sala de aula, em que a pesquisadora teve papel ativo e participativo durante todo o período de aplicação do PBL. Como metodologia essa pesquisa é qualitativa. Foi utilizada a técnica de focus group e entrevistas semiestruturadas como formas de coleta de dados e os mesmos foram analisados por meio da análise de conteúdo (Bardin, 2016). As análises foram feitas no Software de análise de dados qualitativos Atlas ti 8. Os resultados no curso de Administração evidenciam que o PBL auxiliou no desenvolvimento do trabalho em equipe, comunicação, proatividade, responsabilidade e resolução de problemas. O professor afirmou que as discussões promoveram um maior interesse nos alunos em relação ao aprendizado do tópico, mas, os resultados não atingiram o nível de profundidade esperado. Entretanto, ele continuará aplicando o PBL, inclusive em outros tópicos da disciplina, porém, com algumas modificações e melhorias. No curso de Ciências Contábeis, os achados apontam que o PBL contribuiu para o desenvolvimento de competências como o trabalho em equipe, discussão de ideias, autonomia e resolução de problemas. A professora afirmou que as discussões foram satisfatórias e o resultado final obtido foi condizente com o esperado, o que a incentivou a continuar utilizando o PBL. Ainda, foi possível identificar pontos de melhoria como a mudança nos problemas e uma explicação mais profunda sobre as funções, para a próxima aplicação do PBL na disciplina. Conclui-se que o PBL pode ser aplicado em disciplinas menos técnicas dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, em tópicos específicos, mais teóricos de disciplinas e não apenas em contextos mais práticos desses cursos.ABSTRACT: The contemporary context of the work world requires the higher education institutions (HEIs) to train professionals over and above techniques, with skills such as critical, reflective, and analytical thinking, and above all, the ability to solve problems in any situation. In this scenario, the figure of active teaching methodologies emerges, among them the Problem Based Learning (PBL). Therefore, the study sought to analyze the implementation of PBL in disciplines of scientific methods of the Faculty of Administration and Accounting of the Maringá campus of the State University of Maringá (UEM). The approach used to analyze such implementation was the Participant Action Research (PAP), which according to Thiollent (2011), is a social research conducted in association with an action, in which the researchers and participants in the situation are involved in a participatory manner. The paper intended to carry out an intervention in the classroom, in which the researcher had an active and participative role throughout the period of application of the PBL. As a methodology this research is qualitative. It was used the focus group technique and semi-structured interviews as forms of data collection and they were analyzed through content analysis (Bardin, 2016). The analysis were done with the Software for qualitative data analysis Atlas ti 8. The results for the Business School show that the PBL assisted in the development of teamwork, communication, proactivity, responsibility and problem solving. The teacher stated that the discussions promoted a greater interest in the students in relation to learning the topic, but the results did not reach the expected level of depth. Nevertheless, he will continue to apply the PBL, including to other topics in the course, but with some modifications and improvements. For the Accountancy, the findings indicate that the PBL has contributed to the development of skills such as teamwork, discussion of ideas, autonomy and problem solving. The teacher stated that the discussions were satisfactory and the final result was consistent with what was being expected, which encouraged the professor to continue using the PBL. Also, it was possible to identify improvement points as the change in the problems and a deeper explanation about the functions, for the next application of the PBL in the subject. The conclusion is that the PBL can be applied in less technical disciplines of Business School and Accountancy, in specific topics, more theoretical of subjects and not only in the more practical contexts of these courses.156 f. : il. color., figs., tabs.Universidade Estadual de MaringáDepartamento de Ciências ContábeisPrograma de Pós-Graduação em Ciências ContábeisMaringá, PRCentro de Ciências Socais AplicadasNascimento, Maurício Reinert doNogami, Vitor Koki da CostaCamacho, Reinaldo RodriguesFerreira, Marcelo MarchineSilva, Andreza Paterno da2021-02-05T14:48:25Z2021-02-05T14:48:25Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Andreza Paterno da. Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis: uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil. 2020. 156 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6099. Acesso em: 5 fev. 2021.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6099info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2021-02-05T14:57:43Zoai:localhost:1/6099Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:07.901050Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis : uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil |
title |
Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis : uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil |
spellingShingle |
Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis : uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil Silva, Andreza Paterno da Metodologias ativas de ensino Problem based learning (PBL) Alunos de Ensino Superior 657.07 Ciências Socais Aplicadas Ciências Contábeis |
title_short |
Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis : uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil |
title_full |
Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis : uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil |
title_fullStr |
Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis : uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis : uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil |
title_sort |
Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis : uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil |
author |
Silva, Andreza Paterno da |
author_facet |
Silva, Andreza Paterno da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Maurício Reinert do Nogami, Vitor Koki da Costa Camacho, Reinaldo Rodrigues Ferreira, Marcelo Marchine |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andreza Paterno da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias ativas de ensino Problem based learning (PBL) Alunos de Ensino Superior 657.07 Ciências Socais Aplicadas Ciências Contábeis |
topic |
Metodologias ativas de ensino Problem based learning (PBL) Alunos de Ensino Superior 657.07 Ciências Socais Aplicadas Ciências Contábeis |
description |
Orientador: Prof. Dr. Maurício Reinert do Nascimento |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-02-05T14:48:25Z 2021-02-05T14:48:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Andreza Paterno da. Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis: uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil. 2020. 156 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6099. Acesso em: 5 fev. 2021. http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6099 |
identifier_str_mv |
SILVA, Andreza Paterno da. Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis: uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil. 2020. 156 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6099. Acesso em: 5 fev. 2021. |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Departamento de Ciências Contábeis Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis Maringá, PR Centro de Ciências Socais Aplicadas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Departamento de Ciências Contábeis Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis Maringá, PR Centro de Ciências Socais Aplicadas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801841434670661632 |