A experimentação investigativa : um estudo com licenciandos em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Paula Cavalcante
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7399
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Rodrigues
id UEM-10_3c7045ee74b6439aaca69ea719046788
oai_identifier_str oai:localhost:1/7399
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling A experimentação investigativa : um estudo com licenciandos em químicaEnsino por investigaçãoFormação docenteEnsino de química570.7Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida RodriguesCoorientador: Prof. Dr. Ourides Santin FilhoTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, 2018RESUMO: A experimentação no ensino de química é uma temática atual e tem recebido atenção de inúmeros pesquisadores, mais especificamente na graduação. A relevância de tais pesquisas é imprescindível, pois os resultados alcançados repercutem na reestruturação e melhoria da formação inicial destinada aos graduandos, bem como na formação continuada de professores de química. O caráter qualitativo presente nessa pesquisa evidencia um contexto que possibilita-nos investigar as representações de licenciandos em química sobre as características de laboratórios de pesquisa e de aspectos importantes da experimentação no ensino de química. Ainda possibilitará analisar as modificações ocorridas em tais representações ao serem problematizadas, no contexto de um curso de extensão em que se discutiu o papel da experimentação no ensino. Curso este desenvolvido com seis licenciandos do segundo ano do curso de química-licenciatura. A constituição dos dados apresentados na pesquisa é resultante de várias atividades elaboradas, propostas e desenvolvidas pelas pesquisadoras e participantes, como: visitas a laboratórios de pesquisa da universidade, produção de relatos, respostas a questionários, leitura e discussão de textos, comparação de roteiros experimentais tradicionais e de caráter investigativo. Os licenciandos elaboraram ainda propostas de atividades investigativas direcionadas ao ensino médio. A gravação de áudio foi o meio utilizado para registro de dados e a Análise Textual Discursiva (ATD) possibilitou sua interpretação. Com base nos resultados obtidos, podemos inferir que o curso de extensão contribuiu para a reflexão dos licenciandos sobre a experimentação investigativa e a efetividade dessa abordagem no processo ensino aprendizagemABSTRACT: The Experimentation in chemistry teaching is a current theme and has received the attention of innumerable researchers, more specifically at the undergraduate level. The relevance of such studies is indispensable because the results obtained reverberate in the restructuration and improvement of the initial training intended for undergraduates, as well as in the continuing education of chemistry teachers. The qualitative character of this study demonstrates a context that enables us to investigate the representations of chemistry undergraduates as regards characteristics of research laboratories and important aspects of experimentation in chemistry teaching. It also enables us to analyze the modifications that have occurred, in such representations, when being problematized in the context of an extension course in which the role of experimentation in teaching is discussed. This course was developed with six second-year undergraduates of a chemistry-teaching course. The research data is a result of various activities that were elaborated, proposed and developed by the researchers and participants, such as: visits to university research laboratories, production of reports, responses to questionnaires, reading and discussion of texts, and comparison of traditional experimental guidelines of an investigative nature. The undergraduates also elaborated proposals for inquiry-based activities in high school. Audio recording was used to record data and Discursive Textual Analysis (DTA) enabled its interpretation. Based on the results, we can infer that the extension course contributed to undergraduate reflections regards investigative experimentation and to the effectiveness of this approach in the teaching-learning processRodrigues, Maria AparecidaZanatta, Shalimar CalegariGauche, RicardoFusinato, Polonia AltoéJunior, Alváro LorenciniSantin Filho, OuridesUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMonteiro, Paula Cavalcante2024-03-01T12:31:52Z2024-03-01T12:31:52Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis165 p. : il.application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7399porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-01T12:31:52Zoai:localhost:1/7399Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T15:00:26.693870Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A experimentação investigativa : um estudo com licenciandos em química
title A experimentação investigativa : um estudo com licenciandos em química
spellingShingle A experimentação investigativa : um estudo com licenciandos em química
Monteiro, Paula Cavalcante
Ensino por investigação
Formação docente
Ensino de química
570.7
title_short A experimentação investigativa : um estudo com licenciandos em química
title_full A experimentação investigativa : um estudo com licenciandos em química
title_fullStr A experimentação investigativa : um estudo com licenciandos em química
title_full_unstemmed A experimentação investigativa : um estudo com licenciandos em química
title_sort A experimentação investigativa : um estudo com licenciandos em química
author Monteiro, Paula Cavalcante
author_facet Monteiro, Paula Cavalcante
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria Aparecida
Zanatta, Shalimar Calegari
Gauche, Ricardo
Fusinato, Polonia Altoé
Junior, Alváro Lorencini
Santin Filho, Ourides
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Paula Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino por investigação
Formação docente
Ensino de química
570.7
topic Ensino por investigação
Formação docente
Ensino de química
570.7
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Rodrigues
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2024-03-01T12:31:52Z
2024-03-01T12:31:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7399
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 165 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841448741502976