Concepções alternativas de pessoas com deficiência visual sobre óptica : uma análise fenomenológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4421 |
Resumo: | This research sought to investigate the ideas and conceptions that students with visual impairments have when encouraged to answer questions on concepts and knowledge related to physical optics. For the research, three students with visual impairments at different levels of education were interviewed, participating later in an activity based on the use of tactile models. To identify the conceptions of these students, we seek the phenomenological method, proposed by Edmund Husserl, understanding the phenomena about the students were asked and abetted to submit explanations. The results derived from phenomenological analysis of the speeches of the three students, indicate the existence of some conceptions that resemble the common sense conceptions, like light propagates as waves, the perception of the occurrence of the vision process resembles the model known as "light bath", the interpretation of sunlight and artificial light as having different natures and the notion that are lenses that correct vision defects. |
id |
UEM-10_40f5f1ceeb2a84f20a53ff86522938b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4421 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções alternativas de pessoas com deficiência visual sobre óptica : uma análise fenomenológicaAlternative conceptions of visually impaired people about optics: a phenomenological analysisDeficiência visualÓpticaConcepções alternativasEducação especialFenomenologiaBrasil.Visual impairmentMisconceptionsPhenomenologyBrazil.Ciências Exatas e da TerraMatemáticaThis research sought to investigate the ideas and conceptions that students with visual impairments have when encouraged to answer questions on concepts and knowledge related to physical optics. For the research, three students with visual impairments at different levels of education were interviewed, participating later in an activity based on the use of tactile models. To identify the conceptions of these students, we seek the phenomenological method, proposed by Edmund Husserl, understanding the phenomena about the students were asked and abetted to submit explanations. The results derived from phenomenological analysis of the speeches of the three students, indicate the existence of some conceptions that resemble the common sense conceptions, like light propagates as waves, the perception of the occurrence of the vision process resembles the model known as "light bath", the interpretation of sunlight and artificial light as having different natures and the notion that are lenses that correct vision defects.A presente pesquisa buscou investigar as ideias e concepções que alunos com deficiência visual apresentam quando incitados a responder acerca de conceitos e conhecimentos físicos relacionados à óptica. Para a realização da pesquisa, três alunos com deficiência visual em diferentes níveis de escolaridade foram entrevistados, participando, posteriormente, de uma atividade fundamentada no uso de maquetes táteis. Para identificar as concepções desses alunos, buscamos no método fenomenológico, proposto por Edmund Husserl, a compreensão dos fenômenos acerca dos quais os alunos foram questionados e instigados a apresentarem explicações. Os resultados encontrados, derivados da análise fenomenológica das falas dos três alunos, nos indicam a existência de algumas concepções que se assemelham às concepções de senso comum, como a luz se propagar como as ondas, a percepção do processo de ocorrência da visão semelhante ao modelo conhecido como "banho de luz", a interpretação da luz solar e da luz artificial como tendo naturezas diferentes e a noção de que são as lentes que corrigem defeitos na visão.169 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaUEMMaringá, PRCentro de Ciências ExatasNeide M. M. KiouranisEder Pires de Camargo - UNESPGerson de Souza Mol - UnBMarcos Cesar Danhoni Neves - UEMMaria Aparecida Rodrigues - UEMSilva, Débora Ferreira da2018-04-23T19:21:43Z2018-04-23T19:21:43Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4421porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-10-18T20:11:08Zoai:localhost:1/4421Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:35.167989Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções alternativas de pessoas com deficiência visual sobre óptica : uma análise fenomenológica Alternative conceptions of visually impaired people about optics: a phenomenological analysis |
title |
Concepções alternativas de pessoas com deficiência visual sobre óptica : uma análise fenomenológica |
spellingShingle |
Concepções alternativas de pessoas com deficiência visual sobre óptica : uma análise fenomenológica Silva, Débora Ferreira da Deficiência visual Óptica Concepções alternativas Educação especial Fenomenologia Brasil. Visual impairment Misconceptions Phenomenology Brazil. Ciências Exatas e da Terra Matemática |
title_short |
Concepções alternativas de pessoas com deficiência visual sobre óptica : uma análise fenomenológica |
title_full |
Concepções alternativas de pessoas com deficiência visual sobre óptica : uma análise fenomenológica |
title_fullStr |
Concepções alternativas de pessoas com deficiência visual sobre óptica : uma análise fenomenológica |
title_full_unstemmed |
Concepções alternativas de pessoas com deficiência visual sobre óptica : uma análise fenomenológica |
title_sort |
Concepções alternativas de pessoas com deficiência visual sobre óptica : uma análise fenomenológica |
author |
Silva, Débora Ferreira da |
author_facet |
Silva, Débora Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neide M. M. Kiouranis Eder Pires de Camargo - UNESP Gerson de Souza Mol - UnB Marcos Cesar Danhoni Neves - UEM Maria Aparecida Rodrigues - UEM |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Débora Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência visual Óptica Concepções alternativas Educação especial Fenomenologia Brasil. Visual impairment Misconceptions Phenomenology Brazil. Ciências Exatas e da Terra Matemática |
topic |
Deficiência visual Óptica Concepções alternativas Educação especial Fenomenologia Brasil. Visual impairment Misconceptions Phenomenology Brazil. Ciências Exatas e da Terra Matemática |
description |
This research sought to investigate the ideas and conceptions that students with visual impairments have when encouraged to answer questions on concepts and knowledge related to physical optics. For the research, three students with visual impairments at different levels of education were interviewed, participating later in an activity based on the use of tactile models. To identify the conceptions of these students, we seek the phenomenological method, proposed by Edmund Husserl, understanding the phenomena about the students were asked and abetted to submit explanations. The results derived from phenomenological analysis of the speeches of the three students, indicate the existence of some conceptions that resemble the common sense conceptions, like light propagates as waves, the perception of the occurrence of the vision process resembles the model known as "light bath", the interpretation of sunlight and artificial light as having different natures and the notion that are lenses that correct vision defects. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2018-04-23T19:21:43Z 2018-04-23T19:21:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4421 |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática UEM Maringá, PR Centro de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática UEM Maringá, PR Centro de Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258672151724032 |