Robustez mental e liderança sob a perspectiva da teoria do apego : um estudo com atletas do contexto mundial de voleibol de praia
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
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Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8189 |
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Robustez mental e liderança sob a perspectiva da teoria do apego : um estudo com atletas do contexto mundial de voleibol de praiaResiliência psicológicaRelação de apegoLiderançaEsporteVoleibol de praia796.8Ciências da SaúdeEducação FísicaOrientador: Prof.ª Dr.ª Lenamar FioreseTese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2021RESUMO: Esta tese objetivou analisar o relacionamento de apego treinador-atleta, o estilo de liderança percebido e a robustez mental dos atletas de voleibol de praia no contexto mundial. Para isso, quatro estudos foram realizados, organizados de forma independente, seguindo a estrutura de tese sob um modelo escandinavo. O primeiro artigo realizou uma revisão sistemática da literatura, para identificar as variáveis associadas ao relacionamento de apego intervenientes no desempenho, no qual 12 estudos atenderam ao critério de inclusão. Três temas emergiram com base nas variáveis identificadas nos estudos: aspectos pessoais, sociais e emocionais. Verificou- se que o relacionamento de apego seguro entre treinador e atleta esteve associado positivamente a estes aspectos, enquanto o apego inseguro foi positivo e fortemente associado a aspectos negativos dentro desses eixos temáticos. O segundo artigo objetivou examinar as propriedades psicométricas do Coach-Athlete Attachment Scale (CAAS) em treinadores e atletas brasileiros, de diferentes contextos esportivos, criando evidências de confiabilidade, validade de construto e validade externa. Foram sujeitos 814 treinadores e atletas, de ambos os sexos, de modalidades coletivas e individuais. A versão brasileira do CAAS apresentou ajuste psicométrico satisfatório, mantendo os 19 itens e três dimensões (apego seguro, ansioso e evitativo), mostrando invariância para treinadores e atletas, apresentando-se como uma escala válida para investigação no contexto esportivo. O terceiro artigo compreendeu o impacto do estilo de apego treinador-atleta, mediado pelo estilo de liderança do treinador, na robustez mental de atletas no contexto mundial do vôlei de praia. Foram sujeitos do estudo 65 atletas de vôlei de praia, participantes do World Tour 2018, das etapas realizadas na China, Estados Unidos e México. Os resultados evidenciaram que a relação de apego seguro pode trazer aumentos dos níveis de robustez mental atlética, enquanto, para os atletas com apego inseguro, o estilo autocrático de liderança demonstrou estar associado a aumento nos níveis de robustez mental. O quarto artigo teve como objetivo compreender, por meio de um desenho qualitativo, as (a) as percepções de atletas medalhistas olímpicos acerca das figuras significativas no decorrer da sua carreira atlética, (b) as associações entre os constructos de liderança e relacionamento de apego que permearam o relacionamento treinador-atleta e (c) o papel da figura do treinador no processo de construção da robustez mental atlética. Fizeram parte do estudo nove atletas brasileiros (três homens e quatro mulheres) medalhistas olímpicos de vôlei de praia, participantes dos Jogos Olímpicos entre 1996 e 2016. Para a análise dos dados, foram adotadas as orientações da Análise de Conteúdo, de Bardin (2011), que permitiu que temas emergissem a partir das narrativas, sendo eles: Trajetória Esportiva, Figuras Significativas ao longo da carreira atlética; Robustez Mental e Medalha Olímpica. Conclui-se que as relações de apego estabelecidas entre treinador e atleta no contexto esportivo adulto, quando seguras, associam-se a fatores pessoais, sociais e emocionais positivos, indicando incrementos à robustez mental. Por outro lado, relações de apego ansioso e evitativo, indicaram associar-se a aspectos pessoais, sociais e emocionais negativos, confirmando assim as hipóteses conceituais desta teseABSTRACT: This thesis aimed to analyze the coach-athlete attachment relationship, the perceived leadership style and the mental toughness of the beach volleyball athletes in the world context. For this, four studies were carried out, organized independently, following the thesis structure under a Scandinavian model. The first article was a systematic review, that aimed to identify the variables associated with the attachment relationship involved in performance, in which 12 studies met the inclusion criterion. Three themes emerged based on the variables identified in the studies: personal, social and emotional aspects. It was found that the secure attachment relationship between coach and athlete was positively associated with these aspects, while insecure attachment was positive and strongly associated with negative aspects within these thematic axes. The second article aimed to examine the psychometric properties of the Coach-Athlete Attachment Scale (CAAS) in Brazilian coaches and athletes, from different sports contexts, creating evidence of reliability, construct validity and external validity. 814 coaches and athletes, of both sexes, of team and individual sports were subjected. The Brazilian version of CAAS presented a satisfactory psychometric adjustment, maintaining the 19 items and three dimensions (safe, anxious and avoidant attachment), showing invariance for coaches and athletes, presenting itself as a valid scale for investigation in the sports context. The third article understood the impact of the coach-athlete attachment style, mediated by the coach's leadership style, on the athlete’s mental toughness in the world context of beach volleyball. The study subjects were 65 beach volleyball athletes participating in the World Tour 2018, from the stages held in China, United States and Mexico. The results showed that the secure attachment relationship can increase levels of athletic mental toughness, while for athletes with insecure attachment, the autocratic leadership style has been shown to be associated with increased levels of mental toughness. The fourth article aimed to understand, through a qualitative design, the (a) perceptions of Olympic medalist athletes about significant figures during their athletic career, the (b) associations between the constructs of leadership and attachment relationships that permeated the trainer-athlete relationship and (c) the role of the coach figure in the process of building athletic mental toughness. The study included nine Brazilian athletes (three men and four women) Olympic beach volleyball medalists, participants in the Olympic Games between 1996 and 2016. For the data analysis, the guidelines of Content Analysis by Bardin (2011) were adopted, which allowed themes to emerge from the narratives such as: Sports Trajectory, Significant Figures throughout the athletic career; Mental Robustness and Olympic Medal. It was concluded that the secure attachment relationships established between coach and athlete in the adult sports context, were associated with positive personal, social and emotional factors, indicating increases in mental toughness. On the other hand, anxious and avoidant attachment relationships indicated that they were negative associated with personal, social and emotional aspects, thus confirming the conceptual hypotheses of this thesis158 f. : il. (algumas color.).Universidade Estadual de MaringáUniversidade Estadual de LondrinaDepartamento de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELMaringá, PRCentro de Ciências da SaúdeFiorese, LenamarVissoci, João Ricardo NickenigStefanello, Joice Mara FaccoMachado, Afonso AntônioPimentel, Giuliano Gomes de AssisCaruzzo, Nayara Malheiros2024-12-04T17:38:48Z2024-12-04T17:38:48Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCARUZZO, Nayara Malheiros. Robustez mental e liderança sob a perspectiva da teoria do apego: um estudo com atletas do contexto mundial de voleibol de praia. 2021. 158 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2021, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8189ark:/35916/0013000000d78info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2024-12-09T11:53:12Zoai:localhost:1/8189Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-12-09T11:53:12Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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