Técnicas de Agrupamento : uma proposta de atividades para o ensino básico
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
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Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Martins |
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Técnicas de Agrupamento : uma proposta de atividades para o ensino básicoEstatística - Técnicas de agrupamentoEstatística - Medidas de dissimilaridadeEducação básica - Proposta de atividadesMétodo hierárquico (Matemática)519.5Orientador: Prof. Dr. Rodrigo MartinsDissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019Em qualquer decisão que tomamos em nosso cotidiano, sempre levamos em consideração uma grande quantidade de variáveis. Para tomarmos tais vereditos, nos baseamos geralmente na intuição, não identificamos quais as variáveis que afetaram a nossa decisão. Podemos associar esse fato ao treinamento que temos de analisar apenas uma variável. Com intuito de melhorar este aspecto, visamos apresentar neste trabalho, técnicas de análise de agrupamentos (cluster analysis), também conhecidas como técnicas de agrupamento que fazem parte da Análise Multivariada de dados, ramo da estatística que analisa dados com mais de uma variável. De modo geral, as técnicas de agrupamento consistem em separar objetos em grupos, baseando-se nas características que estes objetos possuem em comum, além de que essas técnicas podem ser utilizadas para classificar e analisar dados estatísticos que apresentam mais de uma variável. A justificativa para a escolha desse tema está na grande utilização destas técnicas em pesquisas de diversas áreas do conhecimento, embora, nas ementas do ensino de estatística no ensino básico, seja contemplado apenas o estudo de dados com uma variável. Desse modo, apresentamos neste trabalho as principais técnicas de agrupamento, bem como sua utilização e, em seguida, apresentamos algumas atividades que podem ser aplicadas no ensino básico.In any decision we take in our daily life, we always consider a great number of variables ou a lot of variables. In order to make a decision, we usually do it by intuition, and it is not identified which variables affected our decision. We can associate this fact to the training that we have to analyze just one variable. With the motif of improvin this aspect, our aim in this essay was present analysis techniques of grouping (cluster analysis), also known as grouping techniques that belong to the Multivariate Data Analysis, a Statistic's workstream which studies data with more than one variable. In a general vision, the Grouping Techniques consist in split objects in groups, basing in the characteristics that the objects have in common; these techniques can be used to classify and analyze statistics data which present more than one variable. The defense to this theme choice is the large use of these methods in researches of many knowledge areas, although the syllabus of statistics in elementary teaching contemplates just the data study with one variable. By these means, we present, in this essay, the main grouping techniques, as well as its application and, forthwith, some activities that can be executed in the elementary teaching.Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)Centro de Ciências ExatasNeves, Eduardo de AmorimMedeiros, Aline EdlâineAvila, Fabio Crivelli deUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMATSoares de Albuquerque, Aline Maria2022-02-21T14:24:55Z2022-02-21T14:24:55Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis63 f. : il., color.application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6411porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-03T19:16:09Zoai:localhost:1/6411Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:24.438338Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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