As modificações curriculares do Curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá : mudanças no saber profissional do professor de matemática, 1971-1996

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Suélen Rita Andrade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5424
Resumo: Orientador: Profª. Drª. Lucieli Maria Trivizoli da Silva
id UEM-10_635cd4e5b1bf552cbb0f0ec8317f0ceb
oai_identifier_str oai:localhost:1/5424
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling As modificações curriculares do Curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá : mudanças no saber profissional do professor de matemática, 1971-1996Matemática - Curso - CurriculoMatemática - Curso - Universidade Estadual de MaringáDocentes - Formação profissional375.5Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Profª. Drª. Lucieli Maria Trivizoli da SilvaDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, 2019Resumo: A presente pesquisa qualitativa apresenta como temática os currículos de formação de professores de matemática na UEM, 1971-1996; e como no passar do tempo, teria sido alterada a formação do futuro professor de matemática. Neste sentido, definimos como problema de pesquisa: Que modificações curriculares ocorreram na estrutura curricular do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá desde o ano 1971 até o ano 1996, considerando a legislação vigente e o saber profissional do professor de matemática prescrito para esse curso. Como ferramentas teórico-metodológicas, realizamos um estudo exploratório-descritivo, de modo a compor o cenário de nosso trabalho por meio da pesquisa bibliográfica em fontes secundárias e pesquisa documental em fontes primárias e oficiais, especificamente arquivos físicos encontrados e organizados do Departamento de Matemática da UEM que se referem aos anos do recorte realizado para esta pesquisa, especificamente Atas, Resoluções, Diários de Classe e Programas de Disciplinas, além de Resoluções e Pareces do Conselho Federal de Educação publicados na Revista Documenta. Das análises, verificamos que o modelo curricular assumido pelo Curso de Matemática da Instituição UEM, desde a sua criação até o período que analisamos, traz consigo características comuns aos outros cursos de Licenciatura em Matemática, mantidos em outras instituições a nível nacional, características de um curso que mantém em seu currículo o aspecto 3+1, de caráter conteudista, em sua maioria de disciplinas de conteúdo matemático e uma parte mínima de disciplinas relacionadas à prática pedagógica, com quatro diferentes currículos e suas variações ao longo de 25 anos de existência do curso. No entanto, constatam-se movimentos de alteração curricular, no sentido de incluir rubricas próprias ao tratamento metodológico da matemática no ensino. Essas evidências nas modificações curriculares nos levam a considerar que tais mudanças ocorrem em direção à uma melhor caracterização do curso de Licenciatura em Matemática, tendo em vista a sua finalidade de formar professores. Assim sendo, novos saberes vão sendo incorporados ao currículo, com vistas à constituição mais precisa do saber profissional do professor de Matemática, diferente daquele do bacharel em MatemáticaAbstract: The present qualitative research presents as theme the curricula of mathematics teacher training in the UEM, 1971-1996; and how in the course of time the formation of the future mathematics teacher would have been altered. Thus, we defined as a research problem: What curricular changes ensued in the curricular structure of the Mathematics Course of the State University of Maringá from 1971 to 1996, considering the current legislation and professional knowledge of the mathematics teacher prescribed for that course. As theoretical-methodological tools, we carried out an exploratory-descriptive study, in order to compose the scenario of our work through bibliographic research in secondary sources and documentary research, in primary and official sources, specifically, physical archives found and organized by the Department of Mathematics of the UEM that refer to the years of the period considered for this research, specifically Minutes, Resolutions, Class Diaries and Discipline Programs, as well as Resolutions and Reviews of the Federal Council of Education published in the Documenta Journal. From the analyzes, we verified that the curricular model assumed by the Mathematics Course of the UEM Institution from its creation until the period we analyze brings with it characteristics common to other Mathematics Degree courses maintained in other institutions at national level, characteristics of a course that maintains in its curriculum the aspect 3+1, the nature content in its majority of disciplines of mathematical content and a minimum part of disciplines related to the pedagogical practice, with four different curricula and their variations throughout 25 years of existence of the course. However, there are movements of curricular change in the sense of including specific rubrics to the methodological treatment of mathematics in education. These evidences in the curricular modifications lead us to consider that such changes occur towards a better characterization of the degree course in Mathematics in view of its purpose of training teachers. Thus, new knowledge is being incorporated into the curriculum, in order to add more precise constitution of the professional knowledge of the Mathematics teacher, different from that of the bachelor in MathematicsSilva, Lucieli Maria Trivizoli daValente, Wagner Rodrigues, 1954-Fusinato, Polonia AltoéUniversidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMachado, Suélen Rita Andrade2019-08-27T13:01:29Z2019-08-27T13:01:29Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127 [28] f. : il.application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5424porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-27T13:04:43Zoai:localhost:1/5424Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:34.391680Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv As modificações curriculares do Curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá : mudanças no saber profissional do professor de matemática, 1971-1996
title As modificações curriculares do Curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá : mudanças no saber profissional do professor de matemática, 1971-1996
spellingShingle As modificações curriculares do Curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá : mudanças no saber profissional do professor de matemática, 1971-1996
Machado, Suélen Rita Andrade
Matemática - Curso - Curriculo
Matemática - Curso - Universidade Estadual de Maringá
Docentes - Formação profissional
375.5
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short As modificações curriculares do Curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá : mudanças no saber profissional do professor de matemática, 1971-1996
title_full As modificações curriculares do Curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá : mudanças no saber profissional do professor de matemática, 1971-1996
title_fullStr As modificações curriculares do Curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá : mudanças no saber profissional do professor de matemática, 1971-1996
title_full_unstemmed As modificações curriculares do Curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá : mudanças no saber profissional do professor de matemática, 1971-1996
title_sort As modificações curriculares do Curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá : mudanças no saber profissional do professor de matemática, 1971-1996
author Machado, Suélen Rita Andrade
author_facet Machado, Suélen Rita Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Lucieli Maria Trivizoli da
Valente, Wagner Rodrigues, 1954-
Fusinato, Polonia Altoé
Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Suélen Rita Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Curso - Curriculo
Matemática - Curso - Universidade Estadual de Maringá
Docentes - Formação profissional
375.5
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Matemática - Curso - Curriculo
Matemática - Curso - Universidade Estadual de Maringá
Docentes - Formação profissional
375.5
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientador: Profª. Drª. Lucieli Maria Trivizoli da Silva
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-27T13:01:29Z
2019-08-27T13:01:29Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5424
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 [28] f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258679622828032