Conhecimento e práticas da equipe de enfermagem na administração de antibióticos em recém-nascidos prematuros
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5755 |
Resumo: | Orientador: Prof.ª Dr.ª Ieda Harumi Higarashi |
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Conhecimento e práticas da equipe de enfermagem na administração de antibióticos em recém-nascidos prematurosEnfermagem neonatalAntibióticos - PrematurosEnfermagem em unidade de terapia intensiva610.7362Ciências da SaúdeEnfermagemOrientador: Prof.ª Dr.ª Ieda Harumi HigarashiDissertação (mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Maringá, 2017RESUMO: O avanço da tecnologia tem contribuído para o aumento da sobrevida de recém-nascidos cada vez mais prematuros, os quais possuem imunidade reduzida e são expostos a inúmeros procedimentos invasivos e não invasivos para a garantia da sua sobrevivência. A infecção no período neonatal possui incidência elevada e está relacionada a fatores intrínsecos e extrínsecos aos recém-nascidos. Além de apresentar um diagnóstico difícil, o tratamento deve ser instituído em tempo oportuno e de maneira eficaz. A primeira escolha de tratamento se faz por meio do uso de antibióticos e medidas que garantam suporte hemodinâmico ao bebê. A administração de antibióticos na unidade de terapia neonatal é uma atividade frequente e realizada, em sua totalidade, pela equipe de enfermagem. Para tanto, a equipe deve possuir uma serie de conhecimentos e habilidades que oportunizem uma administração de medicamentos segura e livre de danos. Dessa forma, o principal objetivo deste estudo foi analisar o conhecimento e as práticas da equipe de enfermagem na administração de antibióticos em recém-nascidos prematuros. Trata-se de um estudo descritivo e de abordagem qualitativa, realizado em duas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais, pertencentes a um hospital público e outro privado, situados no Sul do Brasil. A coleta dos dados ocorreu no período de fevereiro a julho de 2016, por meio de observação sistemática direta da administração de 109 doses de antibióticos pela equipe de enfermagem, somada à consulta em prontuários e à realização de entrevistas semiestruturadas com a equipe de enfermagem. Foram entrevistados 16 sujeitos que atuam em ambas as equipes. Os dados qualitativos oriundos das entrevistas foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo na Modalidade Direcionada. As categorias temáticas oriundas do processo de análise dos depoimentos foram:Conceituando a antibioticoterapia neonatal, seus avanços e implicações para a qualificação do cuidado de enfermagem,Avaliando o cuidado de enfermagem no contexto da administração de ATB: visão da equipe, Protocolo de enfermagem: buscando estratégias para a sistematização e qualificação dos cuidados em antibioticoterapia. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio de estatística descritiva. Os resultados mostraram que: No total, foram acompanhadas 109 administrações de doses de antibióticos, 61 em uma UTIN e 48 na outra. Deste total, observaram-se falhas importantes no que se diz respeito a manutenção do acesso venoso através da salinização antes e após a administração do medicamento, bem como erros de concentração, diluição e reconstituição dos medicamentos observados. Não obstante, apenas um evento adverso foi detectado durante o período de estudo.Conclui-se que: Os resultados encontrados ampliam a compreensão acerca dos conhecimentos e práticas da equipe de enfermagem sobre a administração de antibióticos em recém-nascidos prematuros, através do levantamento das percepções e observações da equipe, que possibilitam identificar fragilidades e potencialidades dos processos de trabalho. Estes subsídios, por sua vez, permitem a instrumentalização da equipe, por meio da identificação das origens de erros, e de modo a trabalhar com a prevenção e minimização destes, podendo tornar a administração de antibióticos em prematuros mais eficaz e seguraABSTRACT: The advancement of technology has contributed to an increase in the survival of more and more preterm newborns, who have reduced immunity and are exposed to innumerable invasive and non-invasive procedures to guarantee their survival. Infection in the neonatal period has a high incidence and is related to intrinsic and extrinsic factors in newborns. In addition to presenting a difficult diagnosis, treatment should be instituted in a timely and effective manner. The first choice of treatment is the use of antibiotics and measures to ensure hemodynamic support to the baby. The administration of antibiotics in the neonatal unit is a frequent activity and performed in its entirety by the nursing team. In order to do so, the team must possess a series of knowledge and skills that allow safe and harmless drug administration. Thus, the main objective of this study was to analyze the knowledge and practices of the nursing team in the administration of antibiotics in preterm newborns. This is a descriptive and qualitative study, carried out in two Neonatal Intensive Care Units, belonging to a public and private hospital, located in the South of Brazil. Data were collected from February to July 2016, through systematic direct observation of the administration of 109 doses of antibiotics by the nursing team, in addition to the consultation in medical records and semi-structured interviews with the nursing team. We interviewed 16 subjects who work in both teams. Qualitative data from the interviews were analyzed using the Content Analysis technique in Directed Mode. The thematic categories from the testimony analysis process were: Conceptualizing neonatal antibiotic therapy, its advances and implications for nursing care qualification, evaluating nursing care in the context of ATB administration: team vision, nursing protocol: seeking Strategies for the systematization and qualification of care in antibiotic therapy. Quantitative data analysis was performed using descriptive statistics. The results showed that: In total, 109 administrations of doses of antibiotics were followed, 61 in one NICU and 48 in the other. From this total, significant failures were observed regarding maintenance of venous access through salinization before and after administration of the drug, as well as errors in concentration, dilution and reconstitution of the drugs observed. However, only one adverse event was detected during the study period. It is concluded that: The results found broaden the understanding of the knowledge and practices of the nursing team about the administration of antibiotics in preterm newborns, through the perception of the perceptions and observations of the team, that allow to identify weaknesses and potentialities of the processes of job. These subsidies, in turn, allow the instrumentalization of the team, through the identification of the origins of errors, and in order to work with the prevention and minimization of these, and may make the administration of antibiotics in preterm infants more effective and safe86 f . : il. (algumas color.).Universidade Estadual de MaringáDepartamento de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemMaringá, PRCentro de Ciências da SaúdeHigarashi, Ieda HarumiTacla, Mauren Teresa Grubisich MendesPeloso, Sandra MarisaWernet, MônicaRadovanovic, Cremilde Aparecida TrindadeBaena, Juliane Ayres2020-09-16T15:14:40Z2020-09-16T15:14:40Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBAENA, Juliane Ayres. Conhecimento e práticas da equipe de enfermagem na administração de antibióticos em recém-nascidos prematuros. 2017. 86 f . Dissertação (mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Maringá, 2017, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5755info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2021-08-18T19:13:26Zoai:localhost:1/5755Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:55.257001Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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