Avaliação : da formação inicial à realidade da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Retamal, Franklin Castillo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6893
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira.
id UEM-10_6fae61758d95a6ed6f1484428d0fe5e1
oai_identifier_str oai:localhost:1/6893
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Avaliação : da formação inicial à realidade da escolaEducação física - Formação inicialEducação Física - Atuação profissional796.07Ciências da SaúdeEducação FísicaOrientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira.Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020No ato educacional a avaliação se constitui como um conjunto de evidências que possibilita a obtenção de informações valiosas sobre o processo desenvolvido e o desempenho dos alunos em relação aos objetivos propostos. Esta tese teve como objetivo analisar como a formação inicial de um curso de pedagogia em Educação Física do Chile aborda o tema avaliação e o impacto no exercício profissional dos professores graduados nesta instituição. A investigação envolveu estudantes estagiários do último ano do curso, professores formadores e egressos. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se de um questionário com questões abertas e fechadas, entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise qualitativa, por meio da análise de conteúdo dos registros a partir de categorias de análise estabelecidas a priori, com o auxílio do software Nvivo10. As macro categorias de análise foram: conceito de avaliação, formação profissional e realidade escolar, cada uma delas subdivididas em subcategorias. Os resultados indicaram que existe concordância sobre o conceito de avaliação e o mesmo é desenvolvido nas aulas durante o curso de formação, contudo, distante do foco central da realidade escolar. Isso prejudica entendimentos e ações que possam ser replicadas e enriquecidas no cotidiano profissional. A formação está muito centrada em uma avaliação procedimental e vinculada à realidade do curso, ou seja, as estratégias empregadas não se aplicam e/ou se transferem para a escola. Não se atende as Diretrizes Nacionais Educacionais em ações pedagógicas que as discutam e as reflitam efetivamente para sua aplicação profissional. As experiências são realizadas entre os pares e não condizem com a vida cotidiana da escola e dos experimentos do estágio. A realidade escolar, apesar de ser enfocada em parte dos conteúdos formativos, ainda é bastante distante do que se vivencia nos estágios e na realidade escolar cotidiana. Por fim, entende-se que a formação em avaliação da EF no contexto escolar é um aspecto frágil e requer maior atenção, pois há dificuldade em enfrentar o processo de forma eficiente e eficaz, indicando que para aprender sobre avaliação e prática de ensino, a formação de professores deve ser situada e contextualizada, de modo a responder às demandas do sistema educativo. Conclui-se que o tema da avaliação tratado no processo formativo do professor de Educação Física da Universidad Católica del Maule não é concordante com a aplicação na realidade, pois a idealização da área não permite um desenvolvimento eficiente no contexto escolar.In the educational act, the evaluation constitutes a set of pieces of evidence that makes it possible to obtain valuable information about the developed process and the students' performance concerning the proposed objectives. This thesis aimed to analyze how the initial formation of a Physical Education pedagogy course in Chile addresses the theme of evaluation and the impact on the professional practice of teachers who graduated from this institution. The investigation involved intern student in their last year of physical education course, teacher trainers and graduates. As instruments of data collection, a questionnaire with open and closed questions, semi-structured interviews and focus groups were used. For data analysis, qualitative analysis was carried out, by analyzing the content of the records based on analysis categories established a priori, with the help of the NVivo10 software. The macro-categories of analysis were the concept of assessment, professional training and school reality, each subdivided into subcategories. Results indicated that there is agreement on the concept of evaluation and it is developed in class during the training course, however, far from the central focus of school reality. With this, the understandings and replicable actions, that enrich the professional routine, are harmed. The training, mainly centered on a procedural assessment, is linked to the reality of the course, that is, the strategies employed do not apply and/or are transferred to the school. The pedagogical actions and discussions of National Educational Guidelines are not taken into account for their effective professional application. The experiences are carried out among peers and do not match the daily life of the school and the experiments of the internship. The school reality, despite being focused on part of the training content, is still quite distant from what is experienced in the internships. Finally, it is understood that training in PE assessment in the school context is a fragile aspect. It requires more attention, as there is difficulty in facing the process in an efficiently and effectively manner. To learn about assessment and teaching practice, teacher training must be situated and contextualized to respond to the educational system demands. It is concluded that the subject of the evaluation dealt with in the formative process of the Physical Education teacher at Universidad Católica del Maule is not consistent with the application in reality, because the idealization of the area does not allow an efficient development in the school context.157 f. : il. color.Universidade Estadual de MaringáUniversidade Estadual de LondrinaDepartamento de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELMaringá, PRCentro de Ciências da SaúdeOliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959-Souza, Vânia de Fátima Matias deKravchychyn, ClaudioPimentel, Giuliano Gomes de AssisBarbosa-Rinaldi, Ieda ParraRetamal, Franklin Castillo2022-10-05T15:29:24Z2022-10-05T15:29:24Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRETAMAL, Franklin Castillo. Avaliação: da formação inicial à realidade da escola. 2020. 157 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6893info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2023-10-27T18:56:16Zoai:localhost:1/6893Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:49.999288Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação : da formação inicial à realidade da escola
title Avaliação : da formação inicial à realidade da escola
spellingShingle Avaliação : da formação inicial à realidade da escola
Retamal, Franklin Castillo
Educação física - Formação inicial
Educação Física - Atuação profissional
796.07
Ciências da Saúde
Educação Física
title_short Avaliação : da formação inicial à realidade da escola
title_full Avaliação : da formação inicial à realidade da escola
title_fullStr Avaliação : da formação inicial à realidade da escola
title_full_unstemmed Avaliação : da formação inicial à realidade da escola
title_sort Avaliação : da formação inicial à realidade da escola
author Retamal, Franklin Castillo
author_facet Retamal, Franklin Castillo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959-
Souza, Vânia de Fátima Matias de
Kravchychyn, Claudio
Pimentel, Giuliano Gomes de Assis
Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
dc.contributor.author.fl_str_mv Retamal, Franklin Castillo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Formação inicial
Educação Física - Atuação profissional
796.07
Ciências da Saúde
Educação Física
topic Educação física - Formação inicial
Educação Física - Atuação profissional
796.07
Ciências da Saúde
Educação Física
description Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-10-05T15:29:24Z
2022-10-05T15:29:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RETAMAL, Franklin Castillo. Avaliação: da formação inicial à realidade da escola. 2020. 157 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6893
identifier_str_mv RETAMAL, Franklin Castillo. Avaliação: da formação inicial à realidade da escola. 2020. 157 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Educação Física
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Maringá, PR
Centro de Ciências da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Educação Física
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Maringá, PR
Centro de Ciências da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841443027812352